inclusão social webinar
Aprendizados

Inclusão social: 9 frases de impacto para refletir (e levar para a prática!)

No dia 13 de julho de 2022, a esolidar viveu um momento de grande aprendizado. O webinar “Inclusão Social nas Empresas: Desenvolvimento interno & relação com a comunidade” trouxe convidados com bagagens extremamente recheadas e, principalmente, inspiradoras. 

O resultado? Participantes e equipe deslumbrados com todo o aprendizado compartilhado! 

E para te ajudar a organizar as ideias ou para te inspirar a assistir a gravação completa agora mesmo, reunimos, neste artigo, 9 frases ditas ao longo da conversa e que inspiram a colocar a mudança em prol da inclusão social em prática agora mesmo! 

Sobre o Webinar Inclusão Social nas empresas: desenvolvimento interno e relação com a comunidade

Como levar a Inclusão Social para além do discurso? Como tangibilizar ações inclusivas nas empresas? Estas foram as perguntas de partida para o nosso webinar. 

O mês de julho — mês do orgulho LGBTQIAP+ — foi nossa inspiração para colocar a diversidade e a inclusão social em pauta, e reforçar a importância de discutir iniciativas afirmativas e equitativas durante todo o ano. 

A partir daí, reunimos dados e pesquisas que ajudam a obter um panorama da situação das empresas diante do tema, e nos deparamos com uma incoerência, no mínimo, curiosa: 

Segundo a GPTW, o engajamento da liderança é considerado o maior desafio em Inclusão Social e Diversidade. Apesar disso, apenas 16% das empresas listadas na B3, a bolsa de valores, têm metas de inclusão social para mulheres, pessoas não-brancas e com deficiência (PCD).

Por que será tão difícil levar a teoria para a prática? Quais as origens dessa divergência entre a tomada de consciência e aplicação dos princípios?

Em nosso webinar sobre Diversidade e Inclusão, nós entendemos os motivos. 

Novidades na moderação

O Webinar Diversidade e Inclusão nas empresas também trouxe novidades na moderação. Nossa head de marketing, Maristela Leão, ganhou a companhia de Iago Silva, designer de marca da esolidar. Juntos, eles conduziram a conversa e ampliaram ainda mais a perspectiva de abordagem do assunto. 

Demais, não é? 

Sobre os convidados

Já demos um spoiler na introdução deste artigo: o webinar contou com a participação de convidados incríveis, com uma trajetória fortemente conectada com a pauta da inclusão social. A seguir, contamos um pouco mais sobre a trajetória de cada um deles.

Marcelo Marciano

Especialista em Inovação e Transformação Digital, com 16 anos de experiência em multinacionais das áreas de tecnologia e consultoria estratégica, tem como propósito pessoal “resgatar o uso da tecnologia como meio para aprimorar e conferir dignidade à vida das pessoas”. 

 Atualmente ocupa o cargo executivo de Estratégia Digital Sênior na CI&T, onde é responsável por iniciativas de inovação para produtos e negócios digitais, bem como lidera as estratégias para a diversidade e inclusão de pessoas negras na empresa.

Hóttmar Loch

Atua há mais de 8 anos no mercado, com formação no Brasil e na Irlanda. É empreendedor social, com especialidade em Diversidade & Inclusão e tecnologia social.

Hóttmar é CEO e um dos fundadores da startup de impacto social Nohs Somos (nascida de um coletivo com mais de 150 pessoas LGBTQIAP+ em 2018). A Nohs Somos utiliza da tecnologia para proporcionar às pessoas LGBTQIAP+ o poder de escolha por lugares amigáveis e livres de preconceito no mercado. Além disso, a tecnologia também ajuda as empresas a mapear a inclusão na cadeia de valor.

Além da tecnologia, a Nohs Somos auxilia as organizações a melhorarem sua gestão inclusiva com a consultoria em D&I, com projetos desenvolvidos para empresas como Ambev, Whirlpool, Liberty Brasil, Lòreal, entre outras.

9 frases para refletir sobre inclusão social 

A seguir, você confere 9 frases que nos convidam à reflexão, e, sobretudo, à aplicação prática de iniciativas de inclusão social nas empresas e na sociedade em que vivemos. Para entender mais sobre o contexto dessa conversa e ampliar o seu entendimento sobre o tema, lembre-se: assista à gravação do webinar

  • “Se a gente compreende que a pauta de ESG está crescendo absurdamente, a gente compreende também que, se não tivermos, nas empresas, pessoas que conhecem essa problemática, não estaremos a absorvendo tão bem para o nosso negócio”  – Hóttmar Loch
  • “A empresa precisa pensar em interferir no tecido social visando reverter processos históricos de desigualdade como um movimento estratégico e inteligente. Se você não tiver equilíbrio com o seu ecossistema, você fica fora dele.” – Marcelo Marciano
  • “Quais são os indicadores de diversidade e inclusão interessantes quando os trazemos para a empresa? Os que representam a sociedade.” – Hóttmar Loch
  • “Precisamos conseguir empoderar lideranças específicas nas empresas para que a intencionalidade consiga não ser sufocada, porque o processo de reversão do que é estrutural dentro de uma empresa pode ser muito cruel” – Marcelo Marciano

E tem mais!

  • “Diversidade e inclusão não é papel só do RH, é um processo.” – Hóttmar Loch
  • “Falar sobre (a realidade da empresa) é muito importante, porque é sobre começar a naturalizar uma coisa que não está aqui. O que está naturalizado dentro da empresa? Que as pessoas negras não fazem parte da liderança. E que as mulheres não fazem parte da liderança. Que não tem uma pessoa gay liderando um time. Esse é o “natural”, no sentido de que você não precisa dizer. As pessoas não estão (nesses lugares), e ninguém se incomoda, até a gente começar a falar.” – Marcelo Marciano
  • “‘Não sei, sei que não sei e estudo para mudar’. Estudar sobre diversidade e inclusão abre muito a mente para aquilo que nem sabia que não sabia. E aqui mora um ponto sobre intencionalidade que se conecta com o negócio” – Hóttmar Loch 

“Não desista, mas não vá sozinho. O inimigo não é o outro, e sim essa estrutura onde nós estamos.” – Marcelo Marciano

“Cultura não é o que eu falo, é o que eu faço.” – Hóttmar Loch

Mais sobre diversidade e inclusão social 

Vai dizer que nosso artigo não te inspirou a ouvir o webinar sobre Inclusão Social por completo? Então aproveite o fim desta leitura e embarque em um verdadeiro “intensivão” sobre o tema! 

Conheça o trabalho da CLDS-4G, de Vila Verde, Portugal, como um instrumento de combate à exclusão social em uma entrevista exclusiva para a editoria Fala de Impacto!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami