2020-03-17 empresas-podem-gerar-impacto-positivo
Empresas que fazem a diferença

Como empresas podem gerar impacto positivo na sociedade

As organizações ocupam uma posição de muito destaque na pirâmide econômica e social do local onde estão inseridas. No entanto, em vez de utilizar de sua reputação para gerar impacto social, muitas empresas se perdem em uma avalanche de metas, números, lucros e resultados, se esquecendo de um de seus maiores poderes: o de transformar positivamente a sociedade.

Pensando nisso, nossa proposta para o artigo de hoje é uma reflexão: como a sua empresa pode gerar impacto social? É possível conciliar os objetivos mercadológicos e a atuação enquanto agente de mudança? 

Continue a leitura e vamos descobrir juntos! 

Empreendedorismo e impacto social: é possível conciliar? 

Estamos vivenciando uma guinada de pensamentos éticos e morais. Nos últimos anos, o comprometimento com causas ambientais e sociais entrou na pauta dos consumidores.

Eles passaram a questionar mais a origem e as condições de fabricação dos produtos e serviços adquiridos, bem como o posicionamento das marcas diante de questões de vulnerabilidade socioambiental. 

Nesse contexto, as empresas também tiveram que repensar o modo como empreendem. Será mesmo que a obtenção de lucros e resultados precisa andar em uma direção oposta ao impacto social? 

Felizmente, os fatos nos mostram que não. 

Aliados a tecnologias e a parcerias de sucesso, os novos negócios de empreendedorismo social são inspirações às empresas já consolidadas no mercado, e mostram que o mix de inovação, automatização e geração de valor tem tudo para dar certo. 

Como gerar impacto social? 

Uma das formas de gerar impacto social é, justamente, buscando parcerias com novas empresas. Elas apostam em soluções de inovação para proporcionar melhorias no ambiente em que estão inseridas (e além, já que, por se tratarem de iniciativas tecnológicas, muitas vezes ultrapassam as barreiras geográficas e podem ser amplamente utilizadas em escala global). 

Além disso, algumas outras práticas que estimulam a transformação positiva podem ser vistas logo abaixo, na lista que preparamos. 

Inserindo a Responsabilidade Social na filosofia da empresa

Muito se engana quem pensa que o impacto social só pode acontecer da porta da empresa para fora. Na verdade, para que aconteça efetivamente da porta para fora, precisa ser muito bem trabalhado internamente. 

Por isso, uma empresa que busca se posicionar como agente de impacto precisa inserir a Responsabilidade Social Empresarial em sua filosofia, trabalhando aspectos que vão desde o bem-estar de seus colaboradores até a adoção de valores e princípios éticos, justos, sustentáveis e que promovam o respeito ao próximo. 

Promovendo uma gestão acessível

Outra forma de gerar impacto social é por meio de uma gestão acessível. Pode parecer que não, mas a sociedade tem muito a contribuir com processos empresariais. 

Oferecer uma plataforma para que essas contribuições cheguem ao coração dos negócios é uma excelente forma de expandir horizontes, praticar uma administração mais horizontal e crescer em conjunto. 

Apoiando causas sociais de forma recorrente

Fazer boas ações estimula o engajamento dos colaboradores, ajuda a desenvolver projetos de relevância social e ainda melhora a reputação da empresa no ambiente em que atua.

Mas, para que isso se transforme em efetivo impacto, o apoio a causas sociais precisa ser recorrente. 

Uma boa forma de estruturar um cronograma de atuação junto à comunidade é por meio de um programa de voluntariado empresarial

Desenvolvendo uma cultura inclusiva

Empresas que apostam e valorizam a cultura da inclusão contribuem muito para a geração de efeitos positivos na sociedade. 

A inclusão deve estar presente em todas as etapas da gestão empresarial, começando nos processo seletivos, campanhas e programas de desenvolvimento internos e também na hora de escolher projetos sociais para apoiar. 

Comunidades e cidadãos empoderados e estimulados são importantes aliados na construção de relações socioambientais pautadas na valorização do todo. 

Criando uma rede de multiplicadores

Integrar a essência do impacto social ao DNA da empresa transforma a maneira como ela é vista por seus públicos de interesse. 

Uma vez cientes do posicionamento proativo à mudança das companhias, os fornecedores, os parceiros, a imprensa e os clientes que compactuam com tais ideias tornam-se verdadeiros multiplicadores dos pensamentos por elas defendidos.

Revendo a cadeia de valor do negócio

Quando falamos sobre incorporar o impacto social, estamos nos referindo a algo que mergulha nas profundezas das organizações e modifica estruturas de base, como é o caso da cadeia de valor.

Se uma organização deseja influenciar o ambiente a seu redor, deve repensar a forma como acontecem seus processos internos, desde o fornecimento da matéria-prima até a formatação final do produto oferecido ao cliente. 

Privilegiar produtores locais, desenvolver processos menos agressivos ao ambiente, pensar em formas sustentáveis de embalar e armazenar materiais são apenas alguns exemplos de revisão da cadeia de valor que podem contribuir positivamente na sociedade.

Como avaliar o impacto social gerado? 

Tão importante como pensar formas de executar o impacto social é entender de que forma ele pode ser avaliado, mensurado e aperfeiçoado, tendo em mente o objetivo final das ações: melhorar as condições de vida das pessoas que vivem nos ambientes influenciados pela empresa. 

Um bom termômetro de avaliação deste impacto é a percepção das comunidades e dos colaboradores. Por meio de duas perspectivas distintas (uma interna e outra externa), é possível balancear os resultados e efeitos da atuação da empresa.

Além disso, há também alguns recursos de gestão que podem ser muito úteis nestes casos, como a aplicação de pesquisas e questionários e o acompanhamento por indicadores. 

Gerar impacto social é uma das tendências de responsabilidade social, e deve ser meta para todas as corporações. Por isso, é importante pensar, desde já, em formas de incluir políticas de transformação social, cultural e ambiental na rotina da empresa. Que tal aproveitar o embalo da leitura para entender um pouco mais sobre como comunicar valores da empresa para gerar engajamento e impacto social?

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami