Como as empresas podem gerar impacto positivo na sociedade
As organizações ocupam uma posição de muito destaque na pirâmide económica e social do local onde estão inseridas. No entanto, em vez de utilizar a sua reputação para gerar impacto social, muitas empresas perdem-se em numa avalanche de metas, números, lucros e resultados, esquecendo um dos seus maiores poderes: o de transformar positivamente a sociedade.
Pensando nisso, a nossa proposta para o artigo de hoje é uma reflexão: como é que a sua empresa pode gerar impacto social? É possível conciliar os objetivos do mercado e a atuação enquanto agente de mudança?
Continue a leitura e vamos descobrir juntos!
É possível conciliar Empreendedorismo e impacto social?
Estamos a viver um conjunto de pensamentos éticos e morais. Nos últimos anos, o comprometimento com causas ambientais e sociais entrou na pauta dos consumidores.
Eles passaram a questionar mais a origem e as condições de fabricação dos produtos e serviços adquiridos, bem como o posicionamento das marcas diante questões de vulnerabilidade socioambiental.
Nesse contexto, as empresas também tiveram que repensar o modo como empreendem. Será mesmo que a obtenção de lucros e resultados precisa de andar numa direção oposta ao impacto social?
Felizmente, os factos mostram que não.
Aliados a tecnologias e a parcerias de sucesso, os novos negócios de empreendedorismo social são inspirações às empresas já consolidadas no mercado, mostrando que o mix de automatização, inovação e geração de impacto social tem tudo para dar certo. Pode aprofundar este assunto no nosso artigo Empreendedorismo Social: o que a sua empresa pode ganhar ao juntar-se a este movimento?
Como gerar impacto social?
Uma das formas de gerar impacto social é, justamente, procurando parcerias com novas empresas. Elas apostam em soluções de inovação para proporcionar melhorias no ambiente em que estão inseridas (e além disso, já que, por se tratarem de iniciativas tecnológicas, muitas vezes ultrapassam as barreiras geográficas e podem ser amplamente utilizadas em escala global).
Além disso, algumas outras práticas que estimulam a transformação positiva podem ser vistas logo abaixo, na lista que preparamos.
Inserindo a Responsabilidade Social na filosofia da empresa
Muito se engana quem pensa que o impacto social só pode acontecer da porta da empresa para fora. Na verdade, para que aconteça efetivamente da porta para fora, precisa de ser muito bem trabalhado internamente.
Por isso, uma empresa que procura posicionar-se como agente de impacto, precisa de inserir a Responsabilidade Social Corporativa na sua filosofia, trabalhando aspectos que vão desde o bem-estar de seus colaboradores até à adoção de valores e princípios éticos, justos, sustentáveis e que promovam o respeito ao próximo.
Promovendo uma gestão acessível
Outra forma de gerar impacto social é por dentro de uma gestão acessível. Pode parecer que não, mas a sociedade tem muito a contribuir com processos empresariais.
Oferecer uma plataforma para que essas contribuições cheguem ao coração dos negócios é uma excelente forma de expandir horizontes, praticar uma administração mais horizontal e crescer em conjunto.
Apoiando causas sociais de forma recorrente
Fazer boas ações estimula o envolvimento dos colaboradores, ajuda a desenvolver projetos de relevância social e gerar valor partilhado e ainda melhora a reputação da empresa no ambiente em que atua.
Mas, para que isso se transforme em efetivo impacto, o apoio a causas sociais precisa de ser recorrente e fundamentada em critérios de valor, focados nas agendas tendência de sustentabilidade como os ODS e ESG.
Uma boa forma de estruturar um cronograma de atuação junto à comunidade é por meio de um programa de voluntariado corporativo ou através de um Plano de Aceleração de Impacto Social.
Desenvolvendo uma cultura inclusiva
Empresas que apostam e valorizam a cultura da inclusão contribuem muito para a geração de efeitos positivos na sociedade e, internamente, ajudam a gerar engagement e reter talento. Convidamos a ver o nosso webinar: Como envolver e engajar os funcionários com a estratégia de Responsabilidade Social Empresarial para mais informações sobre estes benefícios.
A inclusão deve estar presente em todas as etapas da gestão empresarial, começando nos processo seletivos, campanhas e programas de desenvolvimento internos e também na hora de escolher projetos sociais para apoiar.
Comunidades e cidadãos empoderados e estimulados são importantes aliados na construção de relações socioambientais pautadas na valorização do todo.
Criando uma rede de multiplicadores
Integrar a essência do impacto social ao DNA da empresa e tornar-se numa empresa com propósito, transforma a maneira como ela é vista pelos seus públicos de interesse.
Uma vez cientes do posicionamento proativo à mudança das companhias, os fornecedores, os parceiros, a imprensa e os clientes que compactuam com tais ideias tornam-se verdadeiros multiplicadores dos pensamentos por elas defendidos.
Revendo a cadeia de valor do negócio
Quando falamos sobre incorporar o impacto social, estamos-nos referindo a algo que mergulha nas profundezas das organizações e modifica estruturas de base, como é o caso da cadeia de valor.
Se uma organização deseja influenciar o ambiente a seu redor, deve repensar a forma como acontecem os seus processos internos, desde o fornecimento da matéria-prima até à formatação final do produto oferecido ao cliente.
Privilegiar produtores locais, desenvolver processos menos agressivos ao ambiente, pensar em formas sustentáveis de embalar e armazenar materiais são apenas alguns exemplos de revisão da cadeia de valor que podem contribuir positivamente na sociedade.
Como avaliar o impacto social causado?
Tão importante como pensar formas de executar o impacto social é entender de que forma ele pode ser avaliado, mensurado e aperfeiçoado, tendo em mente o objetivo final das ações: melhorar as condições de vida das pessoas que vivem nos ambientes influenciados pela empresa.
Um bom método de avaliação deste impacto é a percepção das comunidades e dos colaboradores. Por meio de duas perspectivas distintas (uma interna e outra externa), é possível balancear os resultados e efeitos da atuação da empresa.
Além disso, há também alguns recursos de gestão que podem ser muito úteis nestes casos, como a aplicação de pesquisas e questionários e o acompanhamento por indicadores.
Gerar impacto social é uma das tendências de responsabilidade social, e deve ser a meta para todas as corporações. Por isso, é importante pensar, desde já, em formas de incluir políticas de transformação social, cultural e ambiental na rotina da empresa. Que tal aproveitar o embalo da leitura para entender um pouco mais sobre como comunicar valores da empresa para gerar envolvimento e impacto social?