
Compensação de carbono: esolidar fortalece compromisso com ESG
Sua empresa já trabalha a compensação de carbono? Na esolidar, a boa prática rendeu uma certificação pela Moss, reforçando o compromisso da empresa com os critérios ESG (neste caso, em especial, o E, de Environmental, ou Ambiental).
No artigo de hoje, falamos um pouco sobre esta e outras práticas que podem — e devem — ser adotadas por organizações que ouviram o chamado para a ação e querem aliar lucro e propósito por meio da geração de valor compartilhado.
O que é compensação de carbono?
A compensação de carbono é uma prática adotada por organizações que desejam equilibrar sua emissão de carbono inevitável. Isso porque, ainda que incorporem novas práticas à rotina, algumas empresas não conseguem zerar a emissão de ao menos uma parcela deste nocivo gás.
A compensação de carbono no Brasil acontece graças a um “mercado voluntário de carbono”. Este mercado atua conectando quem gera créditos de carbono (após reduzir suas emissões) e quem deseja fazer a compensação de sua emissão inevitável ou residual.
Vamos a um exemplo? Suponhamos que a empresa X entenda a nova demanda dos consumidores e do mercado por negócios ambientalmente conscientes. Dessa forma, ela busca caminhos para compensar sua emissão de carbono.
Uma dessas saídas é comprar permissões para essas toneladas emitidas de outra empresa regulada pelo sistema que tenha um saldo negativo em emissão de carbono. São os chamados créditos de carbono.
Créditos de carbono: moeda do futuro
Um crédito de carbono é um certificado que atesta o compromisso ambiental de uma empresa, ou projeto, evitando a emissão de 1 tonelada de CO2 em um período pré-determinado.
Os créditos de carbono são auditados por instituições internacionais e registrados na Verra, a plataforma de registro global que garante que os créditos realmente correspondem a menos carbono na atmosfera.
Esolidar e a compensação de carbono
Reforçando nosso compromisso com os critérios de ESG e a sustentabilidade, nos associamos à Moss, Fintech Ambiental de grande expressividade no país, e nos tornamos oficialmente uma empresa Carbon Friendly, neutralizando 6 créditos de carbono.
O que o selo Carbon Friendly representa?
De acordo com a Moss, o selo Carbon Friendly, atribuído à nossa organização, pode ser concedido a uma empresa que compense pelo menos um dos escopos de seu inventário de GEE — ou parcialmente suas emissões.
É uma autocertificação e se refere ao compromisso e ao engajamento de uma empresa para criar um planeta melhor. Ou seja, o selo Carbon Friendly atesta o compromisso e o engajamento de uma empresa para criar um planeta melhor.
E do ESG: como driblar desafios e promover a sustentabilidade?
Quando falamos em sustentabilidade ambiental e colocamos nosso país em perspectiva, percebemos que ainda há um longo caminho a trilhar.
Para você ter uma ideia, a meta (ou NDC) do Brasil no Acordo de Paris é reduzir as emissões de gás carbônico em 37% em relação às emissões de 2005. A data limite para isso é 2025, com indicativo de reduzir em 43% as emissões até 2030.
Nesse sentido, um dos principais caminhos para alcançar este número seria o Desmatamento Ilegal Zero. Uma breve pesquisa nos jornais nos mostra o quão distantes ainda estamos deste patamar.
Apesar das perspectivas desafiadoras, as empresas — cada vez mais atentas às necessidades das gerações Millennials e Z, conectadas com questões ambientais e sociais — devem adotar caminhos para solucionar, ainda que em partes, os principais problemas relacionados ao meio ambiente.
Aqui estão alguns destes caminhos:
- Redução na emissão de gases de efeito estufa;
- Uso eficiente de água;
- Gestão de resíduos;
- Monitoramento do consumo de energia elétrica;
- Adoção de matéria-prima sustentável ou reciclável para embalagens;
- Revisão de processos produtivos do setor alimentício;
- Substituição de estruturas físicas de trabalho por escritórios virtuais ou híbridos;
- Revisão da cadeia de fornecimento;
- Otimização do transporte de produtos;
- Realização de projetos junto à comunidade do entorno.
O leque de atitudes que podem ajudar a sua empresa a se tornar protagonista no E de ESG é extensa — e a compensação de carbono é apenas uma dessas possibilidades. Com a esolidar, sua empresa também pode caminhar rumo a uma jornada de sustentabilidade e impacto positivo.
Gere impacto com a esolidar
Nossa plataforma ajuda as empresas a gerenciarem suas ações de impacto social de ponta a ponta. Nossas ferramentas possibilitam o engajamento do time interno, a conexão com projetos da comunidade com fit com o negócio e a realização de iniciativas completas, como o Programa de Aceleração de Impacto Social, do planejamento à mensuração de resultados.
Já imaginou ver a sua empresa apadrinhando e acelerando projetos de impacto ambiental e se aproximando cada vez mais da sintonia com o ESG? Então dê o primeiro passo e conheça todos os recursos disponíveis na esolidar! Basta agendar uma conversa com o nosso time comercial.

