Empresas que fazem a diferença

Caso TAP – Como fazer ações de Responsabilidade Social

As empresas já perceberam como é importante ser socialmente responsável e implementar práticas que demonstrem o seu compromisso com a comunidade, seja em questões de  preservação ambiental, melhoria de condições de vida ou em questões econômicas. 

Uma empresa com Responsabilidade Social não vai apenas beneficiar a sociedade, mas também colher frutos desses seus esforços, já que atualmente os consumidores não compram só bens e serviços, mas preocupam-se com o impacto gerado pelas empresas e preferem apostar nas que demonstram ter consciência social.

Como fazer ações de Responsabilidade Social 

Os consumidores esperam que as empresas não se limitem apenas a comunicar intenções, mas que as coloquem efetivamente em prática. 

A ideia de criar ações de responsabilidade social empresarial pode parecer intimidante, mas é mais fácil colocar um programa em prática do que se imagina. Aqui ficam algumas ideias de ações de responsabilidade social que podem começar já a implementar.

Condições éticas no Trabalho

A consciência social começa no interior da empresa. Comece por se certificar que oferece condições éticas no trabalho e valoriza os seus trabalhadores, promove oportunidades de crescimento profissional, uma compensação igualitária e justa pelos seus serviços, num espaço de trabalho saudável e seguro, onde todos são tratados com respeito e dignidade.

Ser mais Sustentável

O nosso planeta está no limite e cabe a nós alterarmos o futuro catastrófico que se aproxima se continuarmos neste caminho destrutivo. Ter consciência ambiental e tentar mudar o nosso impacto é muito importante e pode começar alterando pequenos gestos do dia a dia na empresa, como: diminuir o uso de papel, promover a reciclagem, alterar a iluminação para lâmpadas mais econômicas, encorajar a compartilhamento de carros no deslocamento para o trabalho e promover o uso de canecas individuais em vez de copos descartáveis.

É, também, importante repensar aspetos como a compra das matérias-primas, a forma como é feito o seu transporte, o embalamento dos produtos e a própria produção por forma a melhorar todas essas etapas e promover a redução do impacto ambiental da empresa.

Promover o Voluntariado Corporativo

Envolva as suas equipes em programas de voluntariado. Podem oferecer a sua ajuda em eventos de solidariedade ou a instituições com poucos recursos.

Se têm dificuldade em gerir horários para o voluntariado, uma boa prática é estabelecer um dia de voluntariado na empresa. Trabalhar em equipe para um bem comum gera engajamento, ajuda a criar uma ligação mais forte entre colegas e a sentirem-se mais realizados por ajudarem uma causa. 

O voluntariado pode, ainda, ser realizado online, oferecendo treinamentos, aulas ou consultoria em Marketing, Financeiro, Gestão ou outro assunto que a sua empresa domine e que possa ajudar organizações sociais, comunidades ou pessoas a terem mais ferramentas para os seus trabalhos. 

Fazer leilões solidários, doações e campanhas de crowdfunding

Com a era digital, nunca foi tão fácil criar ações de responsabilidade social. A empresa já não precisa estar fisicamente próxima de uma instituição para ajudar. Através de campanhas online é possível captar recursos para ajudar organizações sociais em qualquer parte do mundo.

Basta criarem leilões solidários online, campanhas de crowdfunding ou fazerem doações às organizações. A eSolidar oferece estas e outras ferramentas para o ajudar a implementar um programa de responsabilidade social. Pode pedir a sua demo aqui  https://business.esolidar.com/ 

As ações de Responsabilidade Social da TAP 

Uma das empresas que utiliza a eSolidar para ajudar organizações de sociais é a TAP Air Portugal.

Em 2016, a empresa  iniciou a renovação interior de toda a sua frota de aviões e decidiu dar um rumo diferente a este material, cujo destino certo seria a reciclagem. Com o intuito de apoiar organizações sem fins lucrativos, a TAP Air Portugal realizou vários leilões solidários ao longo dos anos na eSolidar. 

Os primeiros leilões iniciaram em Julho de 2016 e o valor arrecadado reverteu a favor da Associação Salvador. A missão desta associação é promover a integração de pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida. Com o montante captado foi possível apoiar o projeto de empregabilidade de pessoas com deficiência da associação.

A TAP decidiu, em seguida, ajudar com os seus leilões solidários a Cáritas Portuguesa. O valor arrecadado com este leilão possibilitou o apoio a várias famílias, com medicação, eletricidade, alimentação e apoio escolar, entre outros.

Ainda em 2016, a Associação dos Albergues Nocturnos de Lisboa beneficiou dos leilões solidários. Com o valor obtido adquiriu uma nova secadora de roupa para a lavanderia da associação que lava por semana mais de 120 lençóis, 120 toalhas, cobertores, colchas e outras roupas, no apoio à população sem moradia da cidade de Lisboa.

Em 2017, os leilões solidários da TAP apoiaram a CASA-Centro de Apoio ao Sem Abrigo no seu trabalho em prol da população sem moradia e famílias carentes de Lisboa. Com o montante obtido com o leilão foi possível garantir os primeiros seis meses de despesas de embalagens para a distribuição de comida, contribuindo para servir de forma digna, humana e higiênica a população de Lisboa apoiada pela CASA.

O valor arrecadado com mais uma rodada de leilões de materiais do interior de aeronaves ajudou as obras sociais da Sociedade de São Vicente de Paulo (lares de 3ª idade, centros de dia, casas de trabalho, salas de estudo, cantinas, lares para jovens, creches, infantários, jardins de infância, colónias de férias, etc.).

Outra associação que foi apoiada pelos leilões solidários da TAP Air Portugal foi a MIMAR, uma instituição de solidariedade social que criou um novo Centro de Acolhimento Temporário — CASA MIMAR — para crianças em perigo, dos 0 aos 6 anos, sem família natural conhecida ou que tenham sido por ela abandonadas ou retiradas por decisão judicial. 

Com a quantidade de material disponível para leilão, foi necessário fazer 2 rodadas, a 1.ª realizada em setembro de 2017 e a 2.ª em março de 2018. O total angariado foi utilizado para assegurar as inúmeras despesas correntes do centro de acolhimento temporário, que incluem a conta de eletricidade/água/gás,  fraldas, papas, soro fisiológico, chupetas, entre outros materiais necessários.

No fim de 2018, a TAP leiloou material aeronáutico para ajudar a UNICEF a apoiar as crianças de S.Tomé e Príncipe, combater a propagação da malária e equipar as comunidades com água e saneamento eficazes para proporcionarem melhores condições de higiene e saúde pública. 

Em 2019, a ajuda foi dedicada à AIPNE – Associação para a Integração de Pessoas com Necessidades Especiais, que pôde fazer adaptações nas suas novas instalações e, no mesmo ano, a Associação Balodiren foi apoiada por esta iniciativa no seu projeto de sensibilização, prevenção e combate contra mutilação genital feminina.

Na última iniciativa realizada pela TAP na eSolidar, em 2020, a START.SOCIAL conseguiu apoio para o seu projeto HOPE.STUDIO, que pretende valorizar os dons e talentos naturais das crianças e jovens dos 10 aos 25 anos, através da criação de um estúdio de música. 

Acompanhe os leilões promovidos pela TAP na eSolidar e veja todas as informações sobre os leilões solidários já realizados por esta empresa em  https://www.esolidar.com/b/tapresponsabilidadesocial

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami