Empresas que fazem a diferença

Porque as empresas precisam fazer impacto social

Já ouvimos muito sobre impacto social, um termo que é cada vez mais usado no contexto empresarial. Em um mundo em que as causas sociais e ambientais ganham importância, não é de estranhar que estas preocupações sejam também absorvidas e aplicadas pelas empresas nos seus negócios. 

Neste artigo vamos explicar o que é impacto social e quais são as razões para as empresas investirem neste tipo de ação.

O que é impacto social

Podemos definir impacto social como os efeitos a longo prazo de uma mudança positiva e significativa sobre um desafio social. 

No ambiente empresarial, o impacto social é a forma como as ações da organização afetam positivamente seus stakeholders. Quando as empresas geram impacto social, unem trabalho com propósito e criam formas de transformar a realidade da comunidade em que estão inseridas, sendo um elemento ativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Porque é importante as empresas gerarem impacto social 

Atualmente, os consumidores são mais conscientes das suas ações e preferem consumir produtos de marcas que incorporam soluções de impacto social positivo nos seus modelos de negócio. 

Um estudo recente da Zeno concluiu que 83% dos consumidores acham que as empresas só devem ter lucros se também produzirem impacto positivo. Em outro estudo da Cone, 90% dos Millennials deixariam de comprar um produto que habitualmente compram por outro de qualidade e preço semelhantes, se fosse de uma marca socialmente responsável. Já 51% dos consumidores globais pagariam mais por produtos e serviços de empresas comprometidas em gerar impacto social e ambiental positivo. 

Gerar impacto social não é só atraente para os consumidores, mas também para quem procura emprego. Trabalhar numa empresa socialmente responsável que oferece o seu tempo, conhecimento e, muitas vezes, até dinheiro para gerar mudança social positiva no mundo, vai ajudar também na captação de novos colaboradores e na retenção de talentos. 

Exemplos de empresas que geram impacto social

Natura

Um dos exemplos mais emblemáticos é o da gigante brasileira de cosméticos Natura. Há alguns anos, esta empresa adotou uma estratégia mais proativa na busca pela sustentabilidade e definiu uma gestão integrada dos aspectos financeiro, social e ambiental na cultura organizacional.

A Natura contribui positivamente para o desenvolvimento humano e social da sua rede de relações e fomenta ações de educação e empreendedorismo, através de plataformas colaborativas.

Os seus produtos e linhas são pioneiros em inovação e tecnologias sustentáveis. A produção e distribuição deles tem como foco o desenvolvimento local e a geração de impacto socioambiental positivo.

Podemos ver essa preocupação, por exemplo, na linha de produtos com a utilização de extratos de plantas da Amazônia. Esta matéria-prima é recolhida por trabalhadores das comunidades locais, promovendo, assim, a sustentabilidade social, econômica e ambiental da região.

Patagonia

Outro exemplo de sucesso é o da empresa de roupa americana Patagonia, uma das primeiras

empresas do mundo a utilizar apenas algodão orgânico e poliéster reciclado como matérias-primas. 

O consumo consciente é uma das principais preocupações desta empresa que produz os seus produtos com garantia vitalícia e que, em 2016, doou 100% das suas vendas da Black Friday (cerca de 10 milhões de dólares) a causas ambientais. 

A causa ambiental é um dos focos desta empresa que desde 1985 investe 1% do total das suas vendas em programas de reflorestamento e medidas para melhorar o planeta. Este é um valor relevante, tendo em conta que em 2018 a empresa foi avaliada em mil milhões de dólares, o que mostra que é possível uma empresa ser bem sucedida nos seus negócios e gerar lucro, enquanto também faz impacto socioambiental. 

10 razões para a sua empresa gerar impacto social

Veja a nossa lista com 10 razões para gerar impacto social:

  1. Aumenta o envolvimento dos colaboradores com a empresa e, consequentemente, retém e atrai talentos

No estudo da Cone, vemos que 74% dos funcionários dizem que o seu trabalho é mais gratificante quando têm oportunidades de causar um impacto positivo e 51% afirma que não trabalharia para uma empresa que não tem fortes compromissos sociais e ambientais.

Funcionários felizes e satisfeitos não mudam tanto de emprego e um estudo da Babson College indica até que a responsabilidade social diminui a rotatividade dos funcionários em 50%. 

  1. Desenvolve um ambiente de cooperação dentro e fora do negócio

Quando uma empresa está envolvida em melhorar o mundo, o ambiente de cooperação acontece dentro e fora do negócio. De acordo com uma pesquisa da Edelman, 82% dos funcionários de uma empresa que defende uma causa social recomendariam a empresa como empregadora. Numa outra pesquisa da mesma entidade, 75% acreditam que uma empresa pode implementar medidas específicas que aumentem os seus lucros e, ao mesmo tempo, melhorem as condições econômicas e sociais da comunidade em que opera.

  1. Cria nos stakeholders um sentimento de pertencimento à empresa 

Trabalhar em conjunto por um bem maior, cria um sentimento de pertencimento à empresa em todos os elementos envolvidos, sejam funcionários, fornecedores, vendedores ou até consumidores e ajuda na imagem positiva na sociedade.

  1. Melhora o posicionamento e reconhecimento de marca (branding)

Uma empresa ou marca associada a ações que geram impacto social são vistas de forma mais positiva, como comprova o estudo da Cone, em que 92% dos consumidores afirmam ter uma imagem mais positiva de uma empresa quando esta apoia uma questão social ou ambiental.

  1. Aumenta a vantagem competitiva da empresa (tendo em conta que o público está cada vez mais exigente)

O impacto positivo não proporciona apenas um melhoramento de imagem da empresa, mas resultados efetivos em termos competitivos. 

Segundo a Cone, 78% dos consumidores recomendam empresas com propósito e num estudo da Interbrand, chegou-se à conclusão que marcas que procuram melhorar a nossa qualidade de vida superam o desempenho do mercado de ações em 120%. 

  1. Estimula a movimentação da economia local, gerando novos mercados consumidores

Quando geramos impacto na vida das pessoas através de projetos e iniciativas, oferecemos oportunidades de crescimento à comunidade e proporcionamos mais meios para terem uma vida melhor. 

Uma pesquisa da Global Impact Grid refere até que os esforços para promover a Responsabilidade Social Corporativa e implementar seus princípios de gestão são vitais para a economia. 

  1. Dá a possibilidade de investir em inovação e desenvolvimento sustentável

A inovação social gera valor social. Investir em inovação e desenvolvimento sustentável vai permitir alcançar modelos, estratégias e tecnologia para aumentar o impacto gerado.

  1. Dá a possibilidade de retorno dos investimentos em forma de parcerias e benefícios sociais

Gerar impacto social proporciona uma boa reputação para empresa e vai beneficiá-la na hora de encontrar novos parceiros e benefícios para os seus colaboradores. 

  1. Permite não ser refém da cultura de doação e ajuda o que rodeia a empresa  a crescer e desenvolver-se

As iniciativas que geram impacto permitem criar uma economia sustentável e não apenas doar para uma causa. Esta integração da empresa com um propósito cria valor a curto e longo prazo, segundo 75% dos Executivos que responderam a uma pesquisa da EY

  1. Dá a possibilidade de receber investimentos e/ou aumentar o valor da empresa no mercado financeiro

Uma empresa com impacto social é mais apelativa para os investidores. Existem, também,fundos e títulos sociais que as empresas podem pedir para receber financiamento para os seus projetos inovadores que geram impacto social. 

Porque gerar impacto social utilizando a plataforma eSolidar Business

Atualmente, já não basta às empresas apenas contribuir para suprir uma necessidade do momento com doações. Mais do que nunca é importante trabalhar em questões estruturais e ajudar a criar uma economia sustentável, através do desenvolvimento de projetos e parcerias duradouras que, com a ajuda da empresa, possam crescer fortes e tornarem-se independentes, gerando valor para todos. 

Com a eSolidar Business  esse processo torna-se muito mais fácil e simples já que tem acesso a todas as ferramentas necessárias, numa só plataforma.

Comece hoje a construir a sua própria comunidade solidária com os seus funcionários, clientes e parceiros na plataforma eSolidar e faça a gestão dos seus projetos e iniciativas, envolvendo todos nas ações para produzir recursos, conseguir arrecadar recursos, acelerar o desenvolvimento dos projetos e gerar valor, desenvolvendo a economia da comunidade que a rodeia. 

Para perceber como estas e outras ferramentas funcionam e como esta solução o pode ajudar, agende uma demo com a nossa equipe em https://demo.esolidar.com

Ainda não está convencido? Inscreva-se na nossa newsletter na box ao lado e fique por dentro da nossa programação de webinars e demais conteúdos para aprender e se envolver mais com esse universo do impacto social.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami