Industria da moda
Empresas que fazem a diferença

Indústria da moda e impacto positivo: como potencializar o poder de transformação do setor?

Indústria da moda e impacto positivo. Até alguns anos atrás, esta combinação soaria estranha aos ouvidos de muitos. Afinal, a indústria da moda esteve associada a muitos reflexos negativos causados pela produção têxtil e por seus modelos de negócios muitas vezes exploradores. 

Apesar disso, vivemos uma era de transformações. Com a mudança no comportamento do consumidor e a tomada de consciência sobre a responsabilidade do setor para o desenvolvimento sustentável, algumas empresas começaram a repensar sua estratégia de negócio.

Entretanto, ainda temos uma longa caminhada pela frente. De acordo com o portal B Corp, apenas 9 empresas brasileiras no setor “Apparel, footwear & accessories” (aparência, calçados e acessórios) são certificadas. 

Esta certificação reconhece a contribuição positiva das empresas nos aspectos de governança, trabalhadores, comunidades e engajamento. 

Se sua empresa ainda não reúne os requisitos para se tornar B Corp, não se preocupe. É necessário (e importante) construir, passo a passo, uma gestão orientada para a sustentabilidade. E este processo demanda tempo e maturidade. 

No artigo de hoje, vamos te ajudar a entender como a conexão entre a indústria da moda e o impacto social acontece. Além disso, vamos trazer dicas práticas para incorporar processos sustentáveis e transformadores na rotina da sua empresa. 

Uma guinada na indústria da moda: cresce o foco no impacto social 

Você sabia que as menções sobre “sustentabilidade” nas redes sociais cresceram 1/3 mais rápido do que o crescimento geral das redesl? Este dado, calculado no período de 2015 a 2018, faz parte do Pulse of the Fashion Industry, publicado em 2019. 

O estudo traz uma série de reflexões sobre os rumos da indústria da moda. O foco especial está no impacto positivo. Por isso, e para te ajudar a entender os principais gatilhos para uma mudança na forma de fazer e pensar negócios da moda, dividimos esta análise em dois pontos de vista: o do consumidor e o do meio ambiente. 

Consumidor exigente

O comportamento da geração Millennial impulsionou a reflexão de diferentes setores da indústria sobre a forma como deixam seu legado no mundo. 

No relatório citado anteriormente, uma pesquisa de intenção de compra revelou que mais de 33% dos entrevistados já deixaram suas marcas preferidas por motivos relacionados a práticas responsáveis. Além disso, mais de 50% dos entrevistados disseram que suas próximas decisões de compra já serão baseadas nestas práticas

É ou não é um forte sinal de que a indústria da moda precisa direcionar seu foco para o impacto gerado por suas ações?

Sustentabilidade global em evidência 

Com a criação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a preocupação com as condições de existência a nível global também ganhou evidência.

E a perspectiva relacionada à indústria da moda, infelizmente, é preocupante. O relatório anterior mostra que, até 2030, a população global deve consumir 102 milhões de toneladas de roupas por ano. Além disso, a previsão de uso da água e CO2 pela indústria é de crescimento: 50% e 60% de aumento, respectivamente. 

Se levarmos em conta que, atualmente, o planeta leva 1,5 ano para regenerar os recursos naturais consumidos em um ano, fica fácil entender porque a redução do impacto ambiental da indústria da moda é um imperativo para a nossa sobrevivência a longo prazo, não é? 

Indústria da moda e impacto positivo: caminhos para potencializar a transformação

Embora o cenário seja desafiador, é possível orientar a estratégia do setor da  moda para o impacto positivo. 

Aliás, felizmente, as alternativas são muitas! Sua empresa pode começar identificando aquelas cuja execução seja mais viável no curto prazo. A partir daí, evolui para transformações mais intensas e igualmente impactantes. 

A seguir, você conhece alguns dos movimentos que pode fazer para garantir seu legado de sustentabilidade e transformação social.

1. Rever o modelo de negócio e seu processo produtivo

Este é um dos princípios-chave levados em consideração por empresas que decidem aliar lucro e propósito. Quando falamos na indústria da moda, este aspecto ganha ainda mais relevância. Isso porque os processos de produção envolvidos no segmento são reconhecidamente nocivos ao ambiente em que vivemos. 

Neste sentido, que tal…

  • aumentar a rastreabilidade da sua cadeia de suprimentos, assegurando a origem da sua matéria-prima? (Essa transparência pode ser alcançada com a ajuda de tecnologias como a blockchain!)
  • implementar medidas e processos que contribuam para reduzir a emissão de gases de efeito estufa? 
  • criar programas de eficiência que monitorem e otimizem o uso de recursos naturais?
  • desenvolver novas fibras, mais inovadoras e responsáveis? 
  • explorar as potencialidades da moda circular?
  • rever a cadeia de valor do negócio e as relações com fornecedores? 

2. Atualizar as políticas de compliance da empresa

A atenção aos indivíduos envolvidos no processo produtivo também é uma forma de potencializar o impacto positivo da indústria da moda. 

Dessa forma, uma boa estratégia é revisar as políticas de compliance da empresa em busca de…

  • ambientes de trabalho mais respeitosos e seguros; 
  • melhores políticas salariais;
  • valorização da diversidade e da igualdade no ambiente de trabalho;
  • relacionamentos justos com fornecedores e parceiros.  

3. Transformar a cultura de doação em cultura de aceleração! 

Ao longo da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas do segmento da moda se posicionaram e contribuíram com ajudas emergenciais a comunidades e populações vulneráveis. 

Entretanto, é necessário buscar um caminho alternativo à cultura de doações para criar relacionamentos potentes e duradouros com as comunidades

Nossa proposta é apostar em programas de aceleração, que têm, como objetivo principal, compartilhar habilidades, desenvolver capacidades e assegurar a sustentabilidade de projetos e negócios da comunidade no médio e no longo prazo. 

Como a sua empresa da indústria da moda pode gerar impacto positivo com um Programa de Aceleração? A gente te explica! 

A essência do Programa de Aceleração de Impacto Social é a geração de benefícios mútuos e de relacionamentos perenes. Seu objetivo é impulsionar o amadurecimento de negócios, para que deixem a fase inicial e alcancem um maior nível de maturidade, multiplicando suas oportunidades no mercado. 

Ao impulsionar o desenvolvimento de iniciativas locais, as indústrias têm a oportunidade de:

  • trocar conhecimentos (você sabia que 8 em cada 10 empreendimentos sociais utilizam tecnologias inovadoras em sua gestão?);
  • especializar potenciais fornecedores;
  • contribuir para o desenvolvimento territorial sustentável
  • desenvolver mão de obra para trabalhar, futuramente, junto à empresa. 

“Mas um programa com impactos tão significativos demanda uma estrutura robusta para ser realizado, não é mesmo?” – você deve estar se perguntando. 

A resposta é não, e no próximo tópico nós te explicamos com detalhes o por que. 

Como a esolidar pode ajudar a sua empresa a implementar um programa de aceleração de impacto social de ponta a ponta? 

A plataforma da esolidar oferece, à sua empresa, todas as ferramentas necessárias para implementar um programa de aceleração de ponta a ponta. E tudo isso pode ser gerenciado por um único champion (usuário), sem a necessidade de equipes dedicadas ou orçamentos robustos. 

Com a esolidar, a aceleração de projetos acontece em 4 etapas: 

  1. Divulgação do programa: nossa plataforma oferece, para a sua empresa, uma página em white label inteiramente personalizável. Lá, você pode divulgar o programa para a sociedade e chamar a atenção de potenciais interessados. Para o público interno, a divulgação pode ser feita no Mural Social, ferramenta que estimula o diálogo entre o time e a construção coletiva de soluções de impacto. 
  2. Abertura do edital de convocação: é hora de convocar novos projetos! Os interessados podem se cadastrar utilizando a própria plataforma, e ficarão disponíveis para a triagem da empresa após o prazo de finalização da convocação. 
  3. Aceleração: projetos escolhidos? Começa a aceleração! Após conhecer as demandas de cada iniciativa, a empresa pode ativar o voluntariado de competências para encontrar, em sua equipe interna, pessoas com habilidades compatíveis com as necessidades do projeto. A partir daí, organiza-se fóruns, mentorias e cursos para o compartilhamento desses conhecimentos.
  4. Manutenção das iniciativas aceleradas: quer ajudar a garantir a sustentabilidade no curto/médio prazo para as iniciativas apoiadas? Você pode! Para isso, basta utilizar a plataforma esolidar para promover campanhas de arrecadação de recursos, como crowdfundings, leilões e ativação de marketplaces com produtos dos projetos acelerados. 

Inspiração: Delfim tecidos e o Projeto Costurando Sonhos 

A Delfim, empresa de confecção de tecidos, utilizou a plataforma esolidar para contornar os desafios impostos pela pandemia, dando oportunidade de desenvolvimento a um projeto social do mesmo segmento.

A empresa desenvolveu um tecido que inativa o coronavírus, e, em parceria com o projeto Costurando Sonhos Brasil, encontrou uma forma de ajudar a gerar impacto positivo.

Com o apoio da equipe comercial e de marketing da Delfim, foram realizadas formações,  por meio do voluntariado de competências, para capacitar costureiras em situação de vulnerabilidade. Com os conhecimentos absorvidos, as mulheres puderam produzir e vender máscaras utilizando o tecido especial anti-covid doado pela empresa. 

As máscaras produzidas no projeto passaram a ser vendidas no marketplace da esolidar, e o valor das vendas foi integralmente revertido para as costureiras.

É hora de ressignificar a indústria da moda: ative seu impacto positivo com o programa de aceleração! 

É hora de incorporar o impacto positivo à indústria da moda, e sua empresa pode começar agora mesmo. Entre em contato com o nosso time comercial para conhecer os disponíveis planos e encontrar a melhor solução para as suas ações!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami