2020-02-11 funcionario-desengajado-turnover
Empresas que fazem a diferença

Quanto custa um funcionário desengajado e o turnover alto para a empresa

Muito se fala sobre a importância do engajamento de funcionários como uma estratégia para alavancar os resultados de uma empresa. Mas o outro lado da moeda — o desengajamento e suas consequências —  ainda é pouco discutido, apesar de seu impacto poderoso em diversas frentes de uma organização. 

Pensando nisso, convidamos você a pensar conosco sobre algumas questões: afinal, quanto custa um funcionário desengajado e o turnover alto para a empresa? Como podemos mensurar tais variáveis? O que esses resultados representam para a empresa? 

Descubra ao longo da leitura deste artigo! 

O que causa desengajamento de funcionários?

Antes de entrar no assunto central do artigo, o custo do desengajamento de funcionários, vamos recordar os principais causadores da falta de estímulo e do sentimento de não-pertencimento nos colaboradores das empresas.

As causas listadas abaixo foram pontuadas na pesquisa “A Força de Trabalho Brasileira sob a Ótica do Engajamento”, publicada pela americana Gallup, que traz um retrato importante da perspectiva dos colaboradores sobre os principais fatores de motivação (ou não) nas organizações em que trabalham. 

  • Relacionamento com a liderança: de acordo com os colaboradores, ter uma liderança aberta ao diálogo e capaz de gerar entusiasmo em relação ao futuro é um dos principais fatores que geram envolvimento com o trabalho. 
  • Desvalorização do funcionário: para os colaboradores desengajados, a empresa não foca em seus pontos fortes e tampouco proporciona um ambiente propício ao contínuo desenvolvimento profissional. 
  • Infraestrutura básica em defasagem: neste caso, os funcionários sentem que as companhias para as quais trabalham não oferecem os subsídios necessários para prestarem um serviço de qualidade. 
  • Incongruência entre valores pessoais e profissionais: para uma parcela dos colaboradores pouco engajados em suas empresas, há uma disparidade entre aquilo em que acreditam e os valores defendidos pela empresa para a qual trabalham. 

O que a falta de engajamento dos funcionários e o turnover representam para a sua empresa?

Quando falamos das dificuldades no engajamento de funcionários, é importante compreendermos o que, de fato, isso representa para a empresa. Os impactos do desengajamento e do turnover alto, muitas vezes, vão além da falta de motivação da equipe. 

  1. Custos elevados

Desligar um colaborador sempre implica em um custo elevado para a empresa. E não estamos falando somente das obrigações legais de rescisão, horas extras ou vencimentos. Há, também, os investimentos em integração e desenvolvimento do profissional, que são invariavelmente perdidos ou subaproveitados quando este deixa a empresa ou trabalha desengajado, contribuindo pouco com os objetivos do negócio. 

  1. Setores desestruturados ou com estruturas frágeis

Setores que enfrentam problemas de desengajamento e turnover tendem a se fragilizar. Afinal, pense nos desgaste dos colaboradores que integram uma área em constante reformulação, com frequentes mudanças e recomeços. O estado de espírito com que a equipe trabalha reflete muito da solidez da área. 

  1. Baixa produtividade

Este tópico está intimamente ligado ao anterior. Setores com alto nível de desengajamento e turnover desestabilizam a estrutura da equipe e prejudicam a entrega de resultados e a produtividade. É importante pensarmos que o problema pode se tornar uma verdadeira “bola de neve” entre os colaboradores, na medida em que a falta de motivação de determinados colaboradores vai contagiando os demais membros da equipe. 

  1. Instabilidade na imagem da empresa no mercado

Além dos impactos internos, altos índices de turnover também trazem consequências para o posicionamento de marca da empresa no mercado.

Com a incapacidade de reter seus colaboradores, o mercado passa a questionar a estabilidade do negócio e seus princípios de gestão, o que influencia até mesmo na reputação do serviço ou produto oferecido ao cliente. 

Quanto custa um funcionário desengajado e o turnover alto para a empresa? 

Além de representar inúmeros prejuízos para a empresa em termos de gestão e de reputação, o baixo engajamento de funcionários e o turnover alto significam, também, custos elevados. 

A Gallup afirma que o custo da substituição de um funcionário de nível pleno chega a 150% do seu salário anual! Já parou para pensar no quanto isso representa em termos de custos para uma empresa? 

Na pesquisa, também é revelado que o custo do baixo engajamento de funcionários no Brasil pode chegar a R$150 bilhões por ano

Por isso, é fundamental que as companhias identifiquem o quanto estão perdendo em dinheiro, e, a partir daí, estruturem e implementem soluções eficazes de motivação e retenção de talentos.

Como calcular o custo de funcionários não engajados X custo de turnover?

Para ajudar as empresas a calcularem o custo com baixo engajamento de funcionários e turnover, a eSolidar criou uma ferramenta didática e simplificada. 

Com a ajuda de nossa calculadora, as organizações inserem as informações sobre o número de colaboradores, a porcentagem de funcionários desengajados, o salário médio anual pago, a porcentagem de turnover e o orçamento total da organização por ano, e a ferramenta calcula o tamanho deste impacto nos custos da companhia. Se você tem interesse em conhecer o custo do baixo engajamento de funcionários e turnover em sua empresa, acesse a Calculadora da eSolidar!

slide-calculadora-horizontalPowered by Rock Convert
Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami