RESPONSABILIDADE-SOCIAL-PARA-OSCS
ONGs que mudam o mundo

Responsabilidade Social para OSCs: dicas para fazer o bem em todas as frentes

É possível fazer Responsabilidade Social para OSCs mesmo dedicando esforços externos a uma causa? Definitivamente, a resposta é sim! 

É inquestionável que as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) desempenham, diariamente, um papel importante na ajuda a várias causas socioambientais. Mas, assim como fazem as empresas, as OSCs também devem adotar práticas mais ecológicas, sustentáveis e socialmente conscientes. Dessa maneira, fazem o bem não apenas às suas causas, mas em todas as frentes em que atuam. 

Desenvolver a responsabilidade social na sua ONG é uma oportunidade para ampliar o alcance das suas atividades e praticar os valores e conceitos que sua equipe promove diariamente. 

Neste artigo, revelamos todos os motivos pelos quais as OSCs devem ser socialmente mais responsáveis. Além disso, damos dicas para iniciativas que podem ser desenvolvidas e apresentamos o exemplo do projeto Caminhamos Juntos, de Portugal, que une várias organizações em um grande movimento de responsabilidade social. 

Por que fazer responsabilidade social para OSCs?

Já explicamos como é importante que o terceiro setor não só desempenhe os seus objetivos e missões com responsabilidade social, mas incorporem esses valores em suas operações diárias. 

Trabalhar para servir a sociedade não invalida a inclusão de formas mais sustentáveis de funcionamento na rotina. Este, aliás, é um caminho para a prática do bem de maneira generalizada, em todas as suas formas de agir.  

Na realidade, existem várias razões para começar a incluir as iniciativas de responsabilidade social na sua organização. Listamos um conjunto de benefícios com a introdução destas práticas:

  • Ganhar maior confiança do público e stakeholders;
  • Ser mais transparente e tornar-se mais atrativo para financiamentos;
  • Alinhar os valores da OSC a todas as suas práticas;
  • Motivar os colaboradores e voluntários; 
  • Criar uma maior união entre os colaboradores; 
  • Atrair mais voluntários para as iniciativas;
  • Conseguir mais talentos para a equipe;
  • Fazer networking e criar sinergias com outras entidades que possam ser proveitosas para ambas as partes;
  • Gerar mais recomendações positivas de conhecidos (word of mouth), uma das formas mais poderosas de promover confiança. Segundo a Nielsen, 92% das pessoas acreditam mais nas sugestões de amigos e familiares do que em publicidade;
  • Ganhar vantagem competitiva de outras OSCs que se aplicam às mesmas fontes de financiamento;
  • Tornar-se mais influente no meio (mais poder para lutar por leis que favoreçam o setor e a sua causa junto do governo e influenciar comportamentos mais responsáveis por parte de empresas).

Como fazer responsabilidade social para OSCs?

Agora que sabe porque deve fazer responsabilidade social na sua OSC, talvez se questione sobre por onde deve começar. 

Para te ajudar, criamos uma lista com 5 passos que vão auxiliar a desenvolver a sua estratégia de responsabilidade social para ONGs: 

Passo 1- Defina metas de Responsabilidade Social

Seja estratégico, estabelecendo metas específicas e que façam sentido para a sua OSC. Estas metas podem ser referentes a questões internas ou externas e devem ser apresentadas à administração para aprovação e posterior implementação.
É importante que estas metas sejam realizáveis de acordo com a disponibilidade de tempo e a capacidade da organização social. 

Exemplos de metas: reduzir consumo de papel; digitalizar todos os documentos; oferecer um pacote de benefícios aos colaboradores da OSC; etc.

Passo 2- Entenda o que é necessário para cumprir as metas

Este é o momento de entender o que é necessário para tornar essas metas realidade. Liste todos os recursos humanos e financeiros necessários para cada passo, defina os responsáveis por cada etapa, os períodos temporais em que vão ser implementados, explique como todo o processo se vai desenrolar. Enfim, nesta etapa, deve-se colocar toda a estratégia de responsabilidade social no papel e criar a receita que a OSC vai seguir para atingir as metas planejadas no passo anterior. 

Exemplos de questões que devem ser respondidas: Quanto vai custar cada iniciativa? De onde vem o dinheiro para pagar essas iniciativas? Vem do orçamento da OSC? De uma parceria com uma empresa ou da ajuda de um doador? Quem vai gerir as iniciativas? Que datas são importantes para a sua realização?

Passo 3- Crie um cronograma das ações

Crie um cronograma com todas as ações necessárias e as datas a serem cumpridas. Este documento vai possibilitar que todos estejam alinhados com o que é necessário fazer e quando deve ser feito. É uma ferramenta visual muito útil para entender os momentos de cada etapa e quando as metas serão cumpridas. 

Exemplos de dados que deve colocar: data de início de implementação e data limite em que a meta deve ser atingida; dias de iniciativas em equipe; campanhas que serão realizadas, etc.

Passo 4 – Estabeleça critérios de medição e comunicação de resultados

Para conseguir entender se as metas foram atingidas com sucesso e se a sua estratégia de Responsabilidade Social está alinhada com as necessidades e desejos da sua OSC, é importante definir como você  vai avaliar e medir o sucesso das iniciativas. 

Da mesma forma, sua equipe também deve estabelecer como vai comunicar esses resultados aos doadores, parceiros, ao público…ou seja, a todos os stakeholders. Permitir que seus públicos de interesse conheçam o que a organização tem feito para fazer o bem em todas as frentes é um método importante para ser mais transparente e conseguir mais confiança junto da sociedade. 

Exemplos de formas de comunicar os resultados: em um relatório anual sobre o tema; em uma comunicação da administração enviada por email; através de um infográfico com o resumo de todas as informações relevantes; em posts nas redes sociais ou blog da OSC, etc.

Passo 5 – Implemente o seu plano de Responsabilidade Social

Agora que todo o planejamento estratégico já foi estabelecido, é o momento de colocar o plano em prática e realizar as iniciativas de Responsabilidade Social para a OSC. Siga as datas indicadas no cronograma para que todos os prazos sejam cumpridos e meça os resultados ao longo do processo. Quando o plano tiver sido cumprido, comunique os resultados das suas ações. 

Tipos de iniciativas de responsabilidade social para implementar

A sua OSC pode realizar iniciativas de responsabilidade social de várias maneiras. Pode, por exemplo, escolher ter datas específicas no ano para realizar uma atividade com todos os colaboradores, criar uma parceria com outras organizações sociais ou oferecer dias para os seus colaboradores realizarem voluntariado.

Isto significa que podem fazer ações específicas para ajudar a comunidade (como uma OSC que arrecada alimentos para populações vulneráveis fazer campanhas ocasionais para recolher, também, alimentação animal para abrigos locais).

A verdade é que nem todas as organizações sociais desenvolvem trabalhos que lhes permitam ajudar de forma orgânica outras causas. Existe, ainda, algum estigma associado à ideia de ajudar outras missões que não a sua. Mas isso não deve impossibilitar a implementação de práticas de responsabilidade social na ONG. 

Para ser socialmente responsável, sua OSC deve:

  • focar no funcionamento da própria instituição;
  • tentar implementar medidas que a tornem mais sustentável, transparente, inclusiva, ética e preocupada com o bem-estar dos seus colaboradores. 

Para ajudar nesta tarefa, você e sua equipe podem criar a sua estratégia de responsabilidade social seguindo os indicadores de ESG (Ambientais, Sociais e de Governança); um conjunto de critérios de conduta usados pelas empresas para implementarem boas práticas nos seus negócios.

Os critérios ESG são, também, uma ótima forma de obter mais transparência e construir a imagem de uma instituição como sendo uma opção viável para receber investimentos. Leia mais sobre este assunto e saiba como pode aplicar estes critérios na sua OSC em nosso artigo  ESG para ONGs

Exemplos de Iniciativas internas  

As iniciativas internas podem incluir:

  • Preocupação com diversidade e inclusão;
  • Bem-estar dos colaboradores;
  • Compensação salarial equitativa;
  • Maior transparência sobre ações, gastos e resultados;
  • Reciclagem e práticas para reduzir o consumo de energias fósseis;
  • Oferecer dias de voluntariado;
  • Etc.

Exemplos de Iniciativas externas

Se apostar em atividades ocasionais externas, pode criar:

O exemplo da Caminhamos Juntos

Uma das formas mais poderosas de criar iniciativas de Responsabilidade Social para OSCs é através de parcerias com outras organizações sociais. Se incluir empresas e a comunidade envolvente na equação, sua campanha terá todos os requisitos para ser um sucesso, já que poderá maximizar a divulgação da iniciativa e obter os resultados pretendidos.

Um bom exemplo dessa prática, é o projeto Caminhamos Juntos, uma iniciativa Portuguesa que une quatro organizações que desenvolvem trabalhos na área social — Bogalha, Cáritas Arquidiocesana de Braga, Cruz Vermelha Portuguesa Braga e Cerci Braga — para juntas conseguirem arrecadar recursos para suprir as necessidades dos seus projetos e oferecer melhores condições aos seus assistidos.

Nesta iniciativa, elementos das quatro OSCs vão juntas para percorrer a pé o caminho entre a Sé Catedral de Braga e a Catedral de Santiago de Compostela. Por meio de uma campanha de crowdfunding realizada na plataforma esolidar, qualquer pessoa ou empresa pode “adquirir quilômetros”, doando um valor. No fim, os quilômetros comprados serão contabilizados. O valor arrecadado atenderá às instituições participantes para as necessidades que identificaram.

Instituições apoiadas

  • Bogalha: compra de um novo veículo para assegurar o apoio às necessidades das cerca de 70 famílias assistidas pelo Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL). A van que utilizam vai deixar de poder transportar crianças a partir de dezembro de 2021, por obrigações legais.
  • Cerci Braga: compra de um ônibus para realizar o transporte diário Braga/Navarra (ida e volta) dos 30 adultos com deficiência intelectual do CAO/CACI. O veículo que utilizam atualmente não garante a segurança nem o conforto dos utentes da organização.
  • Cáritas de Braga: vales de apoio alimentar  (5€, 10€, 20€ ou 50€) para famílias vulneráveis. Cada agregado familiar vai receber um valor total de vales atribuídos segundo a avaliação da sua situação sócio econômica.
  • Cruz Vermelha Portuguesa de Braga: compra de eletrodomésticos para as residências de acolhimento: 1 fogão elétrico, 2 fornos, 2 exaustores, 1 cilindro para aquecimento de águas, 2 micro-ondas, 2 frigoríficos e 2 máquinas de lavar roupa.

É importante dizer, também, que a doação mais generosa realizada por uma empresa na campanha de crowdfunding será recompensada com 50% de desconto na contratação da plataforma esolidar.

Com este prêmio, a empresa terá acesso a todas as ferramentas para desenvolver e gerir ações de impacto social, tornando-se agente de transformação de realidades!
Saiba mais sobre a campanha Caminhamos Juntos, inspire-se e inscreva a sua OSC na plataforma esolidar. É hora de começar a criar as suas iniciativas de responsabilidade social ou arrecadar recursos para a sua causa por meio de campanhas de crowdfunding, leilões solidários ou lojas solidárias!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami