Doação de tempo vs doação dinheiro
Empresas que fazem a diferença

Doação de tempo x Doação de dinheiro: entenda a diferença entre os dois

Se você tem dúvidas sobre as diferenças entre os tipos de doação, em especial, doação de tempo e doação de dinheiro, chegou a hora de esclarecer tudo de uma vez por todas. Muitas vezes, este desconhecimento é o motivo que leva muitas empresas a não desenvolverem mais esforços solidários ou de responsabilidade social. 

Em um momento em que a maioria dos trabalhadores no mercado são da geração Millennial que, segundo um estudo da ManPower, vê o propósito no local de trabalho como uma prioridade, não ter uma forte estratégia de Responsabilidade Social, com diversos tipos de doação e ajuda é prejudicial para qualquer empresa.

Mas não se preocupe! Hoje, vamos entender estes dois tipos de doações e esclarecer como a sua empresa pode usá-los para melhorar a sua estratégia e se tornar agente de transformação de realidades.

Tipos de doação: conceituando doação de tempo e doação de dinheiro

Vamos, então começar por identificar os conceitos destes dois tipos de doações e alguns exemplos que nos ajudem a compreender como funcionam na prática. 

Doação de tempo: ajudar por meio de voluntariado

Doação de tempo diz respeito à disponibilidade de pessoas da sua empresa para realizarem ações solidárias, ou seja, fazerem voluntariado empresarial. Dessa forma, ajudam uma causa, comunidade ou organização social.

Esta é uma forma privilegiada de colocar a mão na massa e ter contato com realidades e pessoas diferentes do seu dia a dia, oferecer carinho e empatia e ver, in loco, o impacto das suas ações.

O voluntariado pode ser realizado de várias maneiras, como:

  • ações pontuais como a limpeza de um espaço verde;
  • ajuda à construção ou remodelação de habitações;
  • ações regulares como a entrega ou confecção de refeições para desabrigados;
  • transmissão de conhecimentos;
  • ajuda legal pro-bono a uma organização social. 

Doação de dinheiro: ajudar através de transferência monetária

Já a doação de dinheiro acontece quando a sua empresa faz uma doação monetária a uma causa ou organização social. Seu objetivo pode ser ajudar com alguma necessidade do momento ou mesmo com os seus custos de manutenção. 

Estas doações são fundamentais para o funcionamento das instituições, e podem ser realizadas de forma pontual. Alguns exemplos possíveis são a ocasião do Natal ou do aniversário da empresa. Também é possível incluir a doação de dinheiro de forma recorrente na empresa, dando, por exemplo, uma percentagem dos lucros mensais da companhia a uma organização social.

Doação de tempo ou doação de dinheiro: qual a melhor opção?

Agora que vimos os conceitos destes dois tipos de doações, você deve estar se perguntando sobre qual será a melhor opção. 

Na verdade, tudo depende da sua estratégia de Responsabilidade Social e do que faz mais sentido para a sua empresa. 

Talvez você não tenha possibilidade de disponibilizar alguns dias ou horas aos seus colaboradores para fazerem voluntariado (fábricas que funcionam 24h por dia, por exemplo) e a doação de dinheiro seja a opção mais viável para conseguir ajudar. 

Da mesma forma, talvez não consiga ter, neste momento, disponibilidade monetária para doar a uma organização social, mas tem a possibilidade de oferecer alguns dos seus serviços, através de voluntariado, mesmo que online e de forma remota. 

O ideal será sempre combinar os dois tipos de doação e oferecer tanto uma ajuda monetária como de voluntariado para gerar o máximo de impacto positivo com as suas ações. 

Checklist para escolher o melhor tipo de doação

Veja, agora, este checklist com algumas questões que deve ponderar ao escolher a melhor opção destes tipos de doações para a estratégia da sua empresa:

  • Quais as principais necessidades da organização social que deseja ajudar? Há uma maior carência de ajudas de voluntariado ou tem mais urgência em conseguir dinheiro para financiar um projeto?
  • A causa que escolheu para ajudar está alinhada com os valores da sua empresa e os interesses dos seus colaboradores? Não se esqueça que quanto mais investida estiver a sua equipa nessa causa, mais motivação vai ter para ajudar nas suas iniciativas. Da mesma forma, mais benefícios vai trazer para o ambiente de trabalho da sua empresa.
  • Existem benefícios ou incentivos do governo que favoreçam alguns destes tipos de doação?
  • A empresa tem disponibilidade para alocar colaboradores para gerir o programa de voluntariado com a organização social?
  • Vão utilizar plataformas de tecnologia que facilitam o processo de doação e de voluntariado?

Tecnologia: novas formas de usar os dois tipos de doações

Nunca foi tão fácil doar tempo ou dinheiro. De igual maneira, nunca existiram tantas opções para fazê-lo! Com a ajuda da tecnologia, atualmente é possível escolher várias formas de fazer doações monetárias, como:

  • campanhas de crowdfunding: neste tipo de doação, tanto a administração quanto os colaboradores doam uma quantia para ajudar um determinado projeto ou causa. Quando atingem o valor definido como meta, doam o dinheiro à organização social.
  • vouchers solidários: aqui, a empresa pode oferecer vouchers aos seus funcionários para doarem às suas causas preferidas
  • multiplicação de doações: a empresa doa uma porcentagem pré-definida por cada doação feita por um funcionário. 
  • leilões solidários: a empresa leiloa um objeto especial ou uma experiência cobiçada e o valor arrecadado é doado a uma instituição.

Em termos de doação de tempo, há duas novas formas cada vez mais populares:

  • voluntariado de competências: neste caso, os colaboradores capacitam pessoas por meio de mentorias, workshops e formações, compartilhando seus conhecimentos com crianças, jovens ou adultos que podem se favorecer desse know-how. Da mesma forma, é possível  trabalhar diretamente com os funcionários da organização social e os ensinar alguma competência necessária ao bom funcionamento da instituição, como noções de contabilidade, marketing social, criação de websites, etc. 
  • programas de aceleração de impacto social: são um formato mais específico que a sua empresa pode realizar para capacitar e oferecer mais oportunidades às comunidades do entorno ou a grupos minoritários com a partilha dos seus conhecimentos. A doação de tempo é feita  através do voluntariado de competências, mas em um formato mais integrado, que gera valor compartilhado e funciona como um ecossistema de ajuda que promove uma economia local com benefícios para todos.

Como pode ver, estes dois tipos de doações têm várias maneiras de serem colocados em prática. No final das contas, as vantagens são muito expressivas e iguais em ambos os casos. Elas vão desde atrair e reter talento da geração com mais força no mercado laboral até melhorar o engagemento dos seus funcionários e gerar impacto social positivo. Dessa forma, a sua empresa (e o mundo) saem sempre a ganhar.

Para lhe darmos uma ajuda extra nesta tarefa, queremos convidá-lo a assistir ao nosso webinar gratuito e exclusivo sobre Voluntariado de Competências. Uma oportunidade fantástica para aprender a fazer de forma eficiente este tipo de doação de tempo. Aproveite!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami