Cases de sucesso em voluntariado empresarial
Conhecer histórias de quem inova e faz o possível para transformar realidades é muito inspirador, não acha? Por isso, depois de ler um pouco sobre a parte teórica do voluntariado empresarial , é hora de conhecer alguns casos de empresas com atuação no Brasil que colocam a mão na massa e são verdadeiros exemplos de voluntariado empresarial!
- Heineken
A multinacional Heineken, produtora de cervejas, possui um histórico de preocupação com o impacto social que passa por diversas áreas: de ações de sustentabilidade, focadas em plantio de mudas a reciclagem de latas vazias da bebida comercializada por eles.
Além de investirem firme em estratégias de comunicação para fazer o posicionamento da marca por meio da responsabilidade social, a Heineken também desenvolve sua cultura interna por meio de ações de voluntariado.
Um dos exemplos é o programa Heineken Cidadania, integrado à política global de sustentabilidade da corporação, que promove a realização de palestras de conscientização sobre o consumo responsável do álcool, e realiza exames de saúde, como glicemia, pressão arterial e teste de HIV.
Além deste, a cervejaria promove anualmente o Dia do Voluntariado Heineken, que realiza ações por todo o mundo, deixando sua marca positiva nos locais em que está instalada.
Em 2019, uma das ações realizadas pelo Grupo Heineken Brasil foi o plantio de 300 mudas na Represa do Itaim, em Itu, e doação de mais 700 para o município. A bela iniciativa, é claro, contou com a participação do time de voluntários da empresa.
- ESPM
Ciente de seu importante papel enquanto agente de transformação de realidades, a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, criou o projeto ESPM Social.
A iniciativa, fundada em 2001, permite que os alunos da faculdade atuem como voluntários em projetos envolvendo consultoria de marketing, comunicação e gestão para ONGs e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
O projeto é pioneiro no Brasil, e já atendeu mais de 200 ONGs e OSCIPs desde a sua fundação. Seu objetivo é fornecer uma consultoria que possibilite às organizações sociais mais visibilidade e melhor desempenho por meio de sugestões de planejamento de negócios e marketing para ONGs.
A ESPM Social se apresenta como uma Agência Experimental de Voluntariado Universitário, e possui frentes de atuação nas áreas de Audiovisual, Criação, Mídias Sociais e Projetos, Gestão de Conteúdo e Sustentabilidade nos processos da ESPM.
- Ambev
O carro-chefe do voluntariado da Ambev é o programa VOA de transformação social. Por meio dele, os colaboradores da empresa atuam junto a ONGs, oferecendo mentoria e compartilhando conhecimentos na área de gestão para alavancar o impacto social das organizações que atuam nas áreas de desenvolvimento, educação e apoio a crianças e jovens.
O time de voluntários do VOA realiza mentorias e auxilia as organizações nos processos de implementação de ferramentas de gestão, estimulando a troca de experiências e a criação de um vínculo real entre os colaboradores e as organizações sociais.
Atualmente, o VOA trabalha com 115 ONGs e já impactou mais de 5 milhões de pessoas indiretamente.
- Johnson & Johnson
Destaque em seu relatório de sustentabilidade, o voluntariado é uma das práticas mais estimuladas na Johnson & Johnson.
A empresa enfatiza a busca pela consolidação de uma cultura diversificada e apoiada no respeito, na inclusão e na participação.
Entre os projetos desenvolvidos está a Maratona de Aceleração Social, um programa de trabalho voluntário no qual os colaboradores contribuem com seus conhecimentos e habilidades para ajudar a solucionar desafios na gestão de Organizações Sociais em São Paulo e São José dos Campos.
Na edição de 2018, 15 organizações foram selecionadas para o programa e contaram com o suporte direto de 107 colaboradores da empresa.
- Carrefour
Entre os exemplos de voluntariado empresarial está o programa Voluntário Carrefour: Transformando o dia a dia da comunidade, criado em 2001, que reúne grupos de colaboradores que trabalham em conjunto com organizações sociais, buscando trazer benefícios às comunidades do entorno dos lugares onde a empresa se insere.
Como uma forma de estimular o engajamento e o desenvolvimento dos projetos, o Carrefour dá a seus colaboradores 4 horas mensais de trabalho para atuar em ações corporativas voltadas para causas sociais, e subsidia transporte e o material de orientação para o desenvolvimento do plano de trabalho voluntário.
Ao longo dos anos de existência do Programa Voluntário, mais de 1280 funcionários se cadastraram, foram realizadas 2 mil saídas voluntárias, com benefício direto a mais de 700 organizações sociais e mais de 7 mil horas de trabalho foram dedicadas ao apoio às instituições.
- Starbucks
O perfil cosmopolita e internacional da cadeia de cafeterias Starbucks é o local perfeito para o desenvolvimento de ações voluntárias diversificadas. Pensando nisso, a multinacional criou uma série de programas que estimulam a prestação de serviços comunitários e contribuições por parte de seus colaboradores e clientes, sob o guarda-chuva do Programa de Serviço Comunitário da Starbucks.
O Programa incentiva ações de voluntariado e apoia projetos que unam colaboradores e clientes da empresa em nome de um objetivo comum: resolver problemas que afetam diretamente às comunidades nas quais a empresa está inserida.
A iniciativa teve seu início em 2010, e, dentre os serviços oferecidos estão: orientações escolares a estudantes, aperfeiçoamento de trilhas de caminhada e realização de limpezas em parques em associação com ONGs locais.
- C&A
Na C&A, o programa de voluntariado está ligado ao Instituto C&A, que existe desde 1991 e já envolve mais de 45% do corpo de colaboradores da empresa. Por meio do programa, a empresa busca fortalecer as comunidades nas quais atua, em parceria com organizações locais que ofereçam educação para crianças, foco em sustentabilidade ou que atuem no segmento da moda.
Todos os colaboradores têm o direito de participação nas ações de voluntariado da C&A, bem como das formações e workshops promovidos pelo Instituto. O programa está presente em todo o país, nos locais onde há unidades da C&A instalada.
O programa de voluntariado é uma forma de gerar valor para a empresa (do ponto de vista externo, com a promoção e visibilidade da marca, e interno, com maior engajamento e satisfação dos colaboradores), para os funcionários (que se sentem motivados e verdadeiramente tocados pelo propósito do negócio, além de terem uma oportunidade para desenvolverem diversas habilidades) e para a comunidade, que ganha suporte e incentivo para alavancar seus projetos.
Neste sentido, conhecer alguns exemplos de voluntariado empresarial pode ajudar sua empresa a encontrar a melhor forma de estruturar um programa e de começar a fazer a diferença no mundo. Para saber mais sobre Responsabilidade Social Empresarial, formas de fazer, principais fundamentos e benefícios da prática, baixe nosso e-book sobre o tema e torne sua empresa uma transformadora de realidades!