5-dicas-para-melhorar-a-perceção-da-sua-marca
Empresas que fazem a diferença

5 dicas para melhorar a percepção da sua marca

Todas as empresas desejam ter uma marca forte, positiva e de confiança. Embora muitas apostem em ações de marketing para crescer, é importante estar atento na forma como o público percebe a sua marca. 

A imagem que a sua empresa quer projetar nem sempre está associada com a maneira que os consumidores veem a sua marca e os valores que lhes são atrelados. Este desalinhamento pode ter um grande impacto nas vendas e na receita gerada.

Quer saber como melhorar a percepção da sua marca? Siga as 5 dicas abaixo com estratégias fáceis de implementar.

O que é a percepção de marca?

A percepção de marca é a forma como o consumidor percebe a sua marca. Ela engloba tudo aquilo que o público experimenta ao estar em contato com a marca – cores, sons, aromas, formas, texturas, textos – e fatores como a qualidade, o preço, o atendimento ao cliente, o tratamento dos empregados, a responsabilidade social e a forma como promove a sua marca.

Todos os detalhes são avaliados de forma inconsciente, formando a memória afetiva e a opinião do consumidor em relação à marca, o que vai influenciar diretamente na sua decisão de compra. 

Por que é importante?

Um consumidor que tem uma boa experiência com uma marca e cria uma conexão emocional está mais disposto a gastar dinheiro nessa marca do que em outras concorrentes. Ele vai ser mais fiel aos seus produtos e promovê-la junto da sua rede de contatos, atraindo novos clientes. 

Isto é especialmente importante na era digital em que vivemos, já que uma percepção de marca negativa pode ser propagada rapidamente online e manchar a reputação da empresa de forma muito prejudicial e, por vezes, irremediável. 

Conseguir uma percepção de marca positiva é essencial para aumentar as suas vendas e determinar o sucesso da sua empresa. 

5 dicas para melhorar a perceção da sua marca

Agora que sabe como é importante ter uma boa percepção de marca, siga estas dicas e comece já a criar valor para os seus clientes.

  • Conheça bem o seu cliente

Comece por conhecer bem o seu cliente para entender o que espera com a aquisição dos seus bens ou serviços. 

Reúna dados demográficas como idade, sexo, estado civil, profissão, mas também informações sobre seus hobbies, como consomem informação, interagem entre si e, acima de tudo, porque escolhem a sua marca. 

Uma boa forma de captar estes dados é através de ferramentas de Customer Relationship Management (CRM), mas também é possível conseguir muitas informações valiosas através de pesquisas, reviews dos seus produtos ou serviços e no que é dito sobre a sua marca nas redes sociais. 

Com este conhecimento já pode delinear estratégias mais eficazes, conquistar novos clientes, personalizar o seu serviço de atendimento ou entrega e gerar confiança. 

Vejamos o exemplo da Dove que, há uns anos, mudou a forma como se apresentava depois de entender que os seus clientes queriam produtos para pessoas reais e se alinharam com esses valores, conseguindo uma percepção de marca muito positiva e um aumento significativo nas vendas. 

  • Ofereça uma proposta de valor único

Defina, muito bem, os valores da sua marca para conseguir manter uma comunicação coerente em diferentes canais e atrair clientes. 

Procure os elementos que diferenciam a sua marca da concorrência, que lhe deem uma proposta de valor único e tente manter os seus produtos relevantes para os seus clientes, inovando sempre que possível. 

Entenda que o valor não é o preço do produto, mas sim a forma como os produtos são vistos pelos clientes, ou seja, o valor é determinado pelo público e não pela empresa.  

  • Foque no relacionamento

Quem trabalha com o público sabe como é importante manter um bom relacionamento com os seus clientes. Clientes satisfeitos defendem ferozmente as marcas que adoram, mas clientes insatisfeitos tendem a compartilhar mais vezes as suas experiências negativas e podem danificar a percepção da marca. 

Defina ações que gerem confiança para a marca e consigam conquistar clientes fiéis que a defendam, caso seja necessário. Envie e-mails parabenizando o cliente em ocasiões especiais, promoções exclusivas ou descontos para próximas compras. 

Crie programas de fidelidade com vantagens próprias, invista em campanhas de marketing que criem memórias afetivas com a sua marca, construa relacionamentos genuínos com os seus clientes através das redes sociais e ofereça um serviço de apoio ao cliente personalizado através de um chat na sua página. 

Ao mostrar interesse pelos seus clientes está mostrando que a sua empresa se preocupa e melhorando a sua percepção de marca. 

  • Envolva-se com a comunidade

Quando uma empresa cria impacto positivo na sociedade, o seu esforço é reconhecido pelos clientes. Invista numa política de Responsabilidade Social focada e alinhada com os valores e propósito da sua empresa. 

Ao mostrar à comunidade que a sua empresa se preocupa e quer ajudar vai transmitir uma imagem positiva e de proximidade com o público e melhorar o bom nome e reputação da sua marca. 

Apoie causas sociais, promova a sustentabilidade ambiental ou promova eventos de captação de recursos para ajudar uma organização sem fins lucrativos. A eSolidar, por exemplo, disponibiliza para as empresas uma plataforma que ajuda a aumentar o seu impacto positivo, percepção de marca, reputação e envolvimento com a comunidade através da Responsabilidade Social.

Não se esqueça de promover e apresentar os resultados das suas ações nas redes sociais e blog para aumentar o reconhecimento positivo da sua marca junto dos consumidores.

  • Esteja atento ao feedback dos clientes

A sua empresa deve ter canais de comunicação que permitam que os seus clientes possam dar as suas opiniões. Embora seja sempre ótimo receber feedback positivo e elogios, as críticas negativas são uma oportunidade para melhorar os seus produtos e serviços e perceber o que está deixando os seus clientes insatisfeitos. Responda a estes comentários prontamente e mostre empenho em melhorar o que foi apontado negativamente.

Os clientes gostam de marcas que tem humildade para assumir os seus erros e se preocupam em melhorar a experiência de compra.
É fundamental investir numa estratégia para melhorar a percepção de marca se queremos atrair mais clientes e conseguir melhores resultados. A Responsabilidade Social, como vimos, é uma boa estratégia para conseguir isso. Aprenda também como fazer o posicionamento da sua marca por meio da Responsabilidade Social.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami