o-que-e-whitelabel
Empresas que fazem a diferença

O que é whitelabel? Personalize sua estratégia de impacto social!

Você sabe o que é whitelabel? Esta tecnologia, que possibilita às empresas adquirirem e personalizarem produtos pré-concebidos, é uma alternativa econômica e que traz agilidade aos processos. 

E se dissermos que, com a ajuda do whitelabel, a esolidar oferece para você um caminho prático e efetivo para dar a cara do seu negócio às suas ações de impacto social?

Pois é! Este é o tema do nosso artigo de hoje, no qual explicamos com detalhes o que é whitelabel, por que é vantajoso utilizar o recurso e como tornar seus projetos de impacto mais atrativos de forma simples em nossa plataforma. 

Boa leitura! 

Whitelabel: o que é? 

O conceito de whitelabel pode ser aplicado em diferentes contextos, mas sempre com a mesma premissa: o de um produto previamente concebido por uma empresa que é vendido a outra sem assinaturas ou marcas de identidade visual para que esta o personalize e comercialize com a “sua cara”.

A melhor forma de entender o que é whitelabel é utilizando exemplos. Pense em um cereal produzido por um produtor X. Este cereal é ensacado e vendido sem etiquetas ou assinaturas para uma marca de alimentos, que personaliza a embalagem e comercializa este produto como se fosse seu. 

Na área de tecnologia, acontece da mesma forma. Empresas adquirem produtos tecnológicos já desenvolvidos (como sites e páginas) em whitelabel. A partir daí, inserem, neles, seu logo, identidade visual, informações-chave sobre o propósito do negócio e outras personalizações. 

Dessa forma, economizam tempo e os recursos necessários para o desenvolvimento de um produto “do zero”, podendo direcionar seus esforços a etapas estratégicas de sua venda ou promoção.

Um pouco de história: o que significa white label?

Ao pé da letra, white label significa “etiqueta branca”. O surgimento da expressão remete a uma prática comum no mundo da música, quando gravadoras enviavam, em primeira mão, discos ainda não lançados a profissionais consolidados no mercado. 

Nesse sentido, a proposta era que estes incorporassem os hits a seus setlists e criassem um hype sobre o produto. Estes discos vinham em uma embalagem completamente branca, sem personalização.

Há também versões da história que dizem que, nestes casos, os profissionais que recebiam os discos com as gravações tinham “carta branca” para remixar as faixas, e então, tocá-las em festas e eventos. Por isso, as músicas enviadas neste formato ficaram conhecidas como “faixas brancas”, ou ‘white labels”, e o conceito logo se espalhou para outros segmentos.

Vantagens de usar a tecnologia whitelabel

Agora você já sabe o que é whitelabel e conhece até uma das histórias relacionadas à popularização do termo. Que tal entender, então, por que dizemos que utilizar uma solução whitelabel é mais vantajoso do que criar algo do zero? 

A seguir, pontuamos alguns dos benefícios da tecnologia, inspirados por este artigo da Forbes. 

1. É rápido e fácil de personalizar

As soluções em whitelabel oferecem estruturas pré-desenvolvidas, o que economiza tempo e esforços dos times internos para personalizar o produto. Afinal, não é necessário fazer longas pesquisas e investir algo para o desenvolvimento de uma página que já está pronta. 

Basta adicionar sua própria marca e identidade visual e voltar o foco aos negócios! 

2. Entrega aquilo que os clientes buscam

Com uma solução personalizada a partir de um whitelabel, sua empresa entrega aquilo que os clientes buscam de maneira rápida e efetiva. Lembre-se: em tempos de transformação digital, a agilidade é um requisito essencial para o engajamento dos públicos-alvo. 

Sendo assim, os meses ou anos dedicados à criação de uma solução do zero poderiam levar os clientes a buscar alternativas em outros lugares. 

3. Gera economia de tempo e dinheiro

Desenvolver uma solução do zero exige uma grande quantidade de recursos financeiros e de capital humano — sem falar no tempo. 

Embora uma solução personalizada possa soar como a melhor alternativa em um primeiro momento, sua empresa vai perceber que este esforço impacta diretamente na efetividade de outros processos internos, além, é claro, de refletir no orçamento. E tem mais! Ao utilizar de maneira estratégica os recursos de um whitelabel, você também vai conseguir um nível de personalização bastante interessante.

Em contrapartida, ao desenvolver uma solução do zero, será necessário considerar esforços de engenharia de produto, design, desenvolvimento, teste e marketing. Imagine o quão difícil seria viabilizar todos estes passos em um projeto de implantação emergencial? 

Quando o tempo é essencial e você precisa ser rápido, investir em uma solução existente pode ser mais econômico — e efetivo — no final.

Whitelabel para gerar impacto social: crie campanhas personalizadas e atrativas

Agora você sabe o que é whitelabel e como o recurso traz dinamismo para estratégias nas empresas. Então que tal voltar o olhar para a associação desta tecnologia com o aumento no potencial de geração de impacto pelo seu negócio?

Sabemos que, muitas vezes, a falta de tempo ou mesmo de capital humano direcionado pode impedir as empresas de realizarem ações de impacto social robustas. Mas e se te dissermos que é possível criar campanhas personalizadas e digitais, com potencial de alcance para além dos limites geográficos da organização?

Este é um dos diferenciais competitivos da plataforma da esolidar. Nossos white labels personalizáveis ajudam a multiplicar o potencial de alcance das campanhas e turbinar o engajamento. Além disso, permitem alta personalização das suas ações de impacto.

Com a tecnologia whitelabel, você desenvolve um espaço público e totalmente personalizado com a identidade visual da sua marca na esolidar. Assim, pode apresentar e convidar os demais stakeholders para participar das iniciativas de impacto social, como programas de aceleração, crowdfunding e leilões.

Conheça esta e outras funcionalidades disponíveis na esolidar acessando nossa página! 

O que você pode fazer com o whitelabel na esolidar? 

  • inserir logos da empresa, projetos e de seus parceiros;
  • personalizar o conteúdo da página; 
  • criar uma diagramação própria, com o uso de banners, imagens e vídeos;
  • inserir botões e chamadas para a ação conforme a necessidade da campanha;
  • centralizar todas as ações realizadas pela empresa em uma só página, categorizada em submenus (programa de aceleração, leilões solidários, crowdfundings etc), o que facilita a divulgação das campanhas.
  • Criar uma url personalizada com o endereço desejado. 
Exemplo de personalização com o whitelabel da esolidar.

Casos de uso do whitelabel na esolidar: inspire-se!

A melhor forma de entender o que é o whitelabel da esolidar e como ele possibilita a criação de campanhas de impacto social personalizadas e com identidade visual única é com exemplos. 

Por isso, aqui estão 3 deles. 

Observe que, em cada um dos exemplos, a apresentação do conteúdo seguiu as diretrizes de marca das empresas organizadoras, bem como o posicionamento dos botões de chamada para ação. 

  1. HPH
  2. Happiness  
  3. Be the Change 

Quer divulgar campanhas de impacto de forma prática e com a cara da sua empresa? 

Incorpore a tecnologia whitelabel às suas divulgações de impacto e direcione esforços da equipe para o que realmente importa: o engajamento dos funcionários e dos públicos de interesse na busca pelo sucesso das campanhas! Conheça as soluções oferecidas pela plataforma da esolidar para empresas e agende uma conversa com nosso time de especialistas para encontrar a melhor solução para você!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami