webinar-esg-fintechs-nubank
Aprendizados

4 posicionamentos do Nubank no Webinar ESG em Fintechs: pura inspiração!

Imagine poder ouvir, de um dos bancos mais valiosos da América Latina, sua experiência com a agenda ESG? Imagine também poder receber conselhos sobre como começar e como encarar os desafios ligados à estratégia de forma integrada à rotina? Nosso webinar ESG em Fintechs: o caso Nubank, tornou esta oportunidade real! 

Recorde de público e de inscrições, o encontro contou com a presença da Diretora Global de ESG do Nubank, Christiane Cannavero, trazendo insights e perspectivas do roxinho sobre a agenda. 

Para te inspirar com alguns momentos de destaque do encontro, reunimos 4 posicionamentos do Nubank (e um bônus), trazidos por Chris no encontro. Vamos mostrar como a geração de impacto pode ser incorporada na sua empresa hoje mesmo. 

E se você perdeu esta conversa enriquecedora, não se preocupe! A gravação do papo ainda está disponível gratuitamente. Basta preencher o formulário e acessar. 

Aproveite! 

Antes de seguir em frente: leia sobre a relação entre fintechs e ESG em nosso artigo sobre o tema! 

1. A agenda ESG deve ser vivida no dia a dia

No Nubank, as ações de ESG e impacto social estão reunidas sob a chancela do Nu Impacto. Esta vertente do trabalho na fintech tem, como orientadores, 4 pilares-chave, responsáveis por conduzir uma estratégia que leve à trasnformação positiva, duradora e significativa na vida das pessoas.

O primeiro deles diz respeito à integração do ESG em toda e qualquer decisão de qualquer pessoa no Nubank (independente do cargo ocupado ou do nível hierárquico). 

Chris reconhece que, para funcionar, a estratégia ESG precisa ser incluída em cada pensamento rotineiro. Pensar o ESG em “blocos”, segundo ela, não é o melhor caminho para tornar uma empresa orientada para princípios Ambientais, Sociais e de Governança. 

Guarde na memória: 

“São nas escolhas e nas decisões que a gente cria impacto, que a gente muda o sistema, discute os temas e avança com as agendas.” –  Chris Canavero

“Todo dia, quando vão trabalhar, as pessoas precisam pensar se a aquilo que fazem está alinhado às questões ESG” – Chris Canavero

2. Valor Compartilhado na essência

O segundo pilar de orientação da estratégia Nubank, apresentado no Webinar ESG em Fintechs foi a construção de uma cultura de geração de valor compartilhado. 

Este é um tema muito abordado nos conteúdos da esolidar. Você já deve ter lido nosso artigo sobre Valor Compartilhado e Impacto Social, certo? E já ouviu o episódio do nosso podcast, conversas de impacto, abordando o assunto? 

A verdade é que, quanto mais atores forem beneficiados em um processo, maior é o impacto social causado pela ação. No caso da relação empresa-comunidade, o pensamento de transformação positiva deve passar pela construção de projetos e programas que tragam efeitos benéficos e sustentáveis à sociedade, mas que também reflitam positivamente nos processos operacionais e estratégicos do negócio. 

Guarde na memória: 

“Quando a gente consegue gerar valor para o Nubank, para nossos fornecedores, clientes , funcionários, investidores e a sociedade, todo mundo ganha. Temos essa coisa de olhar transversalmente o tema, e tomar decisões baseadas na ideia de Valor Compartilhado.” – Chris Canavero

3. Foco no S de Social 

Entre as conquistas do Nubank com foco no S (Social) de ESG, está o acesso à bancarização de maneira descomplicada. Foram mais de R$24 bilhões em tarifas consideradas abusivas poupados pelos detentores de contas na fintech. 

Além disso, o Nubank trabalha constantemente para levar informação aos brasileiros, com plataformas focadas em educação financeira para auxiliar a tomada de decisão no que tange sua organização orçamentária. 

E tem mais! O S de social no Nubank também passa pela preocupação em construir uma equipe interna diversa (hoje, 56% das lideranças são ocupadas por pessoas de grupos sub-representados), com metas relacionadas à igualdade de gênero e raça. 

Guarde na memória: 

“O S de Social do Nubank é muito grande. Temos muitos projetos de impacto social, iniciativas rodando. O S é o coração da empresa, e os impactos das ações do Social são prioritários na nossa agenda” – Chris Canavero

4. Governança: princípio basilar

Ao longo do Webinar ESG em Fintechs, a diretora de ESG do Nubank diz que, na instituição, a ordem das letras deveria ser “GES”, mostrando o quão relevante é o aspecto da Governança corporativa na condução de todos os demais pilares

Em seu portal de impacto, o roxinho mostra que tem políticas robustas relacionadas à privacidade, compliance, segurança, contratos, relatórios financeiros (transparência), dados abertos, créditos e mais. 

Bônus: ESG não é o destino, é o caminho

Nosso webinar ESG em Fintechs despertou o olhar de todos os participantes para a necessidade de enxergar o ESG como um caminho constante e infindável. 

Nesta trajetória de transformação profunda e duradoura, o aprendizado é contínuo e a busca por tendências, informações e tecnologias para impacto social que auxiliem no alcance dos objetivos da empresa deve acontecer todos os dias. Como bem disse Chris Canavero, ao longo da conversa, (em ESG) “todo dia é o dia 1”. 

Guarde na memória: 

“A corrida do ESG é uma corrida sem fim. Quando estamos perto da linha de chegada, ela move pra frente. E é assim que temos que pensar” – Chris Canavero 

Mais consistência e coerência para as suas estratégias ESG: conte com a ajuda da esolidar

Se o webinar ESG em Fintechs: o caso Nubank inspirou a sua empresa a começar a transformação agora mesmo, temos uma boa notícia. 

A esolidar pode te ajudar a dar o primeiro passo rumo à construção de uma estratégia sólida voltada ao S de ESG. Nossa plataforma oferece diversas ferramentas que ajudam a gerar e gerir impacto social por meio de ações pontuais (como leilões solidários e campanhas de crowdfunding) até Programas de Aceleração de Impacto Social completos. 

Na plataforma, você estrutura, comunica, seleciona, acelera e gerencia a relação de projetos de impacto ou startups com o seu time interno, promovento valor compartilhado na prática! 

Dê o play no vídeo abaixo e entenda como é simples configurar um Programa de Aceleração na plataforma esolidar: 

Conheça a esolidar! Agende uma reunião com nossos especialistas para entender qual das nossas ferramentas é adequada para a sua empresa neste momento.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami