Como-aumentar-o-envolvimento-dos-colaboradores-com-as-campanhas-de-Responsabilidade-Social
Empresas que fazem a diferença

Como aumentar o envolvimento dos colaboradores com as campanhas de Responsabilidade Social

As empresas estão cada vez mais sensibilizadas para a necessidade de investirem em Responsabilidade Social. Implementar este tipo de prática é importante, não só, pelo seu impacto na sociedade e meio ambiente, mas também para a própria empresa que consegue assim envolver e motivar os seus colaboradores. 

No entanto, não basta apenas fazer algumas ações pontuais para conseguir esses benefícios. É necessário saber desenvolver estratégias para aumentar o envolvimento dos colaboradores nas campanhas de RSE.

Benefícios do envolvimento nas campanhas de Responsabilidade Social 

As empresas que conseguem um grande envolvimento dos colaboradores nas suas campanhas de Responsabilidade Social têm resultados muito positivos, incluindo: 

Aumento da Produtividade – Os colaboradores estão mais motivados e são mais produtivos quando sabem que estão contribuindo para a sociedade. O comportamento ético e a gratidão para com a empresa, aumentam o sentimento de pertencimento, união e o orgulho pelo trabalho desempenhado.

Mais lucro – Empresas com colaboradores motivados e com orgulho pelo seu trabalho conseguem lucros maiores do que a concorrência, já que estão mais dispostos a ajudar a alcançar os objetivos comuns. 

Maior retenção de talentos – Como os colaboradores são mais leais à empresa e sentem-se membros valiosos da equipe, há menos probabilidade de se despedirem. A Responsabilidade Social funciona, também, como um atrativo para conquistar os melhores candidatos para as vagas disponíveis.

Menor Absentismo – Os colaboradores que se sentem bem na sua empresa e desejam o seu sucesso, estão mais dispostos a contribuir e ajudar. O maior envolvimento diminui o tempo perdido com atrasos, intervalos prolongados ou procrastinação.

7 estratégias para aumentar o envolvimento dos colaboradores nas campanhas de Responsabilidade Social

Para aproveitar ao máximo o seu programa de Responsabilidade Social e conseguir maior envolvimento dos seus colaboradores nas atividades, siga estas 7 estratégias:

  1. Comunicar de forma eficiente as iniciativas de RSE

É importante comunicar de forma eficiente as iniciativas de Responsabilidade Social. Se os colaboradores souberem sempre quando e onde se realizam as atividades, estarão mais dispostos a participar. 

É importante, também, conseguir que estas comunicações se destaquem do grande volume de informações que os colaboradores recebem todos os dias e sejam apresentadas de forma criativa para gerar expectativa sobre a atividade. 

As comunicações podem ser feitas por vários meios como posters na empresa, redes sociais, intranet ou, até, através de uma newsletter interna. Neste último caso, podem incluir também informações sobre futuras iniciativas e relatórios das últimas, como o número total de horas de voluntariado já realizadas e o valor total de doações angariadas até o momento para valorizar o que já foi feito. 

Ter um espaço onde os colaboradores possam receber feedback e compartilhar as suas experiências é, também, uma ferramenta poderosa para conseguir aumentar o envolvimento dos colaboradores em iniciativas de Responsabilidade Social. 

  1. Educar os colaboradores 

Principalmente numa fase inicial, nem todos os colaboradores vão perceber a importância de se envolverem nas atividades de Responsabilidade Social. É necessário, então, educá-los sobre a relevância dessas atividades e como vão beneficiar o planeta e a comunidade. 

Ao integrar a Responsabilidade Social e as suas vantagens em workshops e treinamentos internos, os colaboradores vão perceber a relevância deste tema para a empresa e ficarão mais disponíveis para participar nas iniciativas promovidas.

  1. Alinhar os programas de Responsabilidade Social com os interesses dos seus colaboradores

O programa de Responsabilidade Social deve estar alinhado com os interesses e necessidades dos colaboradores para aumentar o seu envolvimento. As atividades que solucionam problemas que os preocupam ou criam impacto na comunidade em que estão inseridos, com certeza, terá uma maior adesão.

Uma forma de entender quais as causas são mais importantes para os seus colaboradores, é rodando uma pesquisa interna sobre o tema. Pergunte se já participam de alguma iniciativa de voluntariado fora da empresa, se fazem doações, quais instituições costumam apoiar e quais os temas (ambiente, animais, saúde, crianças, educação etc) são mais relevantes para eles.

  1. Envolver os líderes da empresa nas iniciativas de RSE

Uma empresa que encoraja os seus colaboradores a participar nas atividades de Responsabilidade Social, mas que não tem nenhum membro da liderança participando nessas atividades, nunca vai conseguir realizar um programa de sucesso.

A mensagem que transmitem com a sua ausência é que essas atividades não são assim tão relevantes para a empresa. Por outro lado, iniciativas que contam com a participação ativa de membros da direção, tanto no compartilhamento de ideias, na multiplicação de donativos ou na sua realização, demonstram que existe um investimento e envolvimento grande por parte da empresa e transmitem uma maior proximidade e inspiram os funcionários a participar.

  1. Monitorizar o impacto alcançado

Normalmente, quem participa de ações de voluntariado ou filantropia por meio da sua empresa acredita que essas ações vão ter um impacto maior – os administradores podem multiplicar os donativos ou a união dos colegas faz diferença. 

Por isso, é importante medir o impacto social gerado e informar os colaboradores dos resultados das suas ações para aumentar o envolvimento nestas iniciativas. A forma mais eficaz para isto é comunicar, não só informações internas (como o número de colaboradores que se voluntariaram ou o número de horas que ofereceram ao programa durante o ano), mas também incluir o que foi alcançado com estas iniciativas e os resultados a longo prazo do seu impacto na comunidade. 

Combine dados quantitativos com histórias reais e testemunhos dos seus colaboradores para aumentar o envolvimento nestas iniciativas.

  1. Deixar os colaboradores gerirem campanhas de RS

Uma das melhores formas de fazer com que os seus colaboradores se envolvam nas atividades de Responsabilidade Social é torná-los responsáveis por elas. 

Incentive a troca de ideias e diversifique as ações de Responsabilidade Social com o apoio dos funcionários. Estas tarefas vão dar-lhes mais razões para se envolverem nas atividades e um sentimento de orgulho por serem ouvidos pela empresa e poderem liderar um projeto da sua autoria. 

  1. Celebrar os resultados alcançados

É importante celebrar os resultados internos e reconhecer os colaboradores que mais se empenharam no programa de Responsabilidade Social. Destaque aqueles que ofereceram mais horas de voluntariado ou fizeram mais doações. 

Ofereça prêmios e realize eventos de reconhecimento onde todos podem festejar os resultados alcançados ou envie uma comunicação do CEO agradecendo a participação nessas atividades. 

Compartilhe os resultados e testemunhos desses colaboradores nos meios de comunicação da empresa para que todos reconheçam os seus feitos e promovam mais entusiasmo, lealdade e envolvimento nas atividades de Responsabilidade Social.

Um programa de Responsabilidade Social bem implementado faz toda a diferença no envolvimento dos seus colaboradores. Baixe o nosso Manual de Responsabilidade Social para Empresas  e siga estas 7 estratégias para começar hoje o seu plano com sucesso!

slide-horizontal-ebook-manual-responsabilidadePowered by Rock Convert
Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami