ESG-inovacao-social
Empresas que fazem a diferença

ESG e inovação aberta: como as startups ajudam grandes empresas?

Este artigo foi escrito pelo Distrito, plataforma de inovação aberta para empresas e maior comunidade independente de startups do Brasil. 


Os critérios ESG levam as empresas dos mais diversos setores a inovar e conduzir suas atividades de maneira mais sustentável, com foco no meio ambiente, na sociedade e na governança corporativa. Para a maioria das corporações, no entanto, a adoção de novas práticas exige mudanças custosas e de longa implementação. É nesse contexto que a relação entre ESG e inovação aberta fica mais nítida.

O conceito de inovação aberta diz respeito à parceria entre empresas, startups, órgãos públicos e quaisquer outras entidades na criação de novos produtos e serviços. Ela parte de uma abordagem mais descentralizada e colaborativa do que o modelo tradicional de inovação, em que as organizações dependem de recursos internos para inovar.

Com a crescente evolução das ESG Techs – startups com atuação em pelo menos uma das categorias de social, ambiental ou governança -, empresas já consolidadas passaram a contratá-las como parceiros externos para viabilizar suas ações de ESG. Dessa forma, não é preciso desenvolver do zero uma solução e o custo de implementação é reduzido drasticamente. 

Como aplicar a inovação aberta?

Muitas das empresas reconhecidas por suas atuações em ESG, também são aquelas que apostam em um portfólio diverso de inovação aberta. Basta observar as corporações presentes na carteira do ISE, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, para perceber que 100% delas possuem braços internos relacionados à inovação aberta em alguma das quatro formas: Challenges, Hackathons, Programas de Aceleração ou Hubs de Inovação.

As primeiras iniciativas foram lançadas majoritariamente nos últimos 7 anos, sendo o único outlier a Telefônica, com o hub Wayra, em 2011. Esse comportamento coincide com a crescente preocupação das corporações com a temática ESG e como elas enxergam inovação aberta como uma possível solução.

Em destaque, temos o ano de 2018, que representou a fundação de 30% de todas as iniciativas de inovação aberta criada pelas empresas consideradas referência em ESG. Por mais que esse valor tenha diminuído quase 13% em 2019, em 2020 observamos a fundação de 22,5% das iniciativas de inovação aberta nas 40 empresas avaliadas.

Um exemplo prático é a Duratex S.A., controlada pela Itaúsa, que lançou seu hub de inovação em 2017, o Garagem Duratex. Ao mesmo tempo, seguiu investindo em outras iniciativas, como o programa Scale-Up Construtech com a Endeavor e na sua plataforma de inovação interna (Imagine) com a FCamara. Além disso, oferecem o recém-lançado portal de comunicação e cases de inovação aberta em 2020.

O boom das ESG Techs

Atualmente, o Brasil conta com 878 ESG Techs, segundo dados do Inside ESG Report, relatório produzido pelo Distrito. Essas startups empregam 28.485 funcionários e já levantaram cerca de US$ 1,3 bilhões em investimentos, 556,6 milhões só entre janeiro e julho de 2021. 

O crescimento desse cenário inovador em ESG ajuda a alavancar o processo de transformação e inovação das corporações. Afinal, é mais seguro e estratégico incorporar uma solução que já foi testada e validada no ecossistema do que investir em realizar esse processo de transformação de forma interna.

Ao mesmo tempo, a inovação aberta permite que o ecossistema de startups se torne cada vez mais atrativo e robusto no país. Esse movimento estimula o empreendedorismo e a criação de novas empresas que buscam resolver os problemas atuais da sociedade e do mercado como um todo.

Categorias e subcategorias de ESG Techs

As startups com foco em ESG são divididas nas categorias Social, Ambiental e Governança e mais 16 subcategorias, de acordo com a metodologia do Distrito. Entenda abaixo como é a atuação desses negócios e porquê as corporações estão se conectando com elas.

Social

Representam 31,5% das ESG Techs brasileiras e dividem-se nas subcategorias:

Colaboradores

Startups com soluções para outras empresas com foco na saúde, benefícios, capacitação, fitness, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.

Consumidores

Soluções para grandes empresas melhorarem seu relacionamento, compreensão e transparência com seus consumidores.

Comunidade

Startups com soluções que oferecem serviços a grandes empresas e direcionam parte dos recursos para gerar impacto social positivo na comunidade ao seu redor e na economia local.

Negócios de Impacto Social

Os negócios de impacto social buscam impacto socioambiental positivo gerado através do próprio core business do empreendimento, ou seja, a atividade principal deve beneficiar diretamente pessoas com faixa de renda mais baixas, as chamadas classes C, D e E. 

Ambiental

Representam 34,7% das ESG Techs brasileiras e dividem-se nas subcategorias:

Água e Energia Limpa

Startups com soluções de gestão, otimização, geração e financiamento de energia limpa e soluções de gestão e otimização de recursos hídricos.

Economia circular

Startups com soluções que promovem a economia circular, incluindo gestão, otimização e reaproveitamento de resíduos.

Descarbonização

Soluções com foco em gestão, otimização e redução de emissões de GEE e compensação/comercialização de créditos de carbono.

Mobilidade e logística

Startups com soluções que promovem mobilidade e logística mais sustentáveis, desde a gestão e otimização até novas tecnologias para os meios de transporte e abastecimento dos mesmos.

Agropecuária

Soluções que promovem sustentabilidade na cadeia e processos produtivos da agricultura e pecuária, que vão desde biotecnologias até novas formas de gestão, consumo e otimização de recursos.

Sustentabilidade

Soluções que não se enquadram nas categorias anteriores mas que promovem sustentabilidade de diferentes formas, que inclui biotechs, fashiontechs, construtechs, novos produtos e serviços, entre outras.

Governança 

Representam 33,7% das ESG Techs brasileiras e dividem-se nas subcategorias:

Compliance

Soluções que ajudam empresas a se manter em conformidade com normas, regulamentações e leis do setor e do país.

Risco e impacto

Soluções que ajudam empresas a gerir e mitigar riscos internos e externos de suas operações e investimentos. 

Gestão e transparência

Soluções que ajudam empresas a ter uma gestão mais aprofundada, ampla e transparente (interna e externamente) de suas operações.

Segurança e antifraude

Startups com soluções com foco em segurança e prevenção à fraudes em empresas.

People

Soluções para empresas fazerem melhor gestão de seus recursos humanos dentro da empresa com transparência em prol de direitos humanos, igualdade , diversidade e ética.

Gostou deste artigo? Aproveite o fim da leitura para entender como desenvolver o Social do ESG na sua empresa com a ajuda de tecnologias como a da esolidar: baixe gratuitamente o ebook sobre o tema e aproveite para entender como a sua empresa deve se associar a uma startup para encontrar soluções mais econômicas e ágeis para superar os seus desafios!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami