marketing-para-ongs
ONGs que mudam o mundo

Marketing para ONGs: 9 dicas para divulgar as ações e campanhas da sua causa

Sabemos que os desafios de gerir uma ONG com poucos recursos são grandes. Sabemos também que, entre as maiores dificuldades, está a estruturação da melhor forma de transmitir à sociedade o trabalho realizado. Mas, e se dissermos que isso pode ser solucionado com uma boa estratégia de marketing para ONGs? 

A pesquisa realizada pelo portal Nossa Causa, divulgada em junho de 2019, apontou que, numa média de 1 a 5, as organizações não-governamentais classificam a importância da Comunicação como 4,1. Isso significa que a maioria das instituições sabe que comunicar é fundamental. No entanto, a mesma pesquisa revela que apenas 55% das instituições de fato investiram em Comunicação no último ano. 

Se sua organização faz parte dos 45% que ainda não estão investindo em ações de marketing para ONGs, chegou a hora de mudar! Neste artigo, você confere 9 dicas para divulgar as ações e campanhas da sua causa, aumentando a rede de apoiadores e potencializando o impacto social do projeto. 

Etapa 1: planejando o marketing para ONGs

Todo bom plano de ação deve começar com a etapa de planejamento. Nesta fase, são feitos alguns estudos essenciais para definir e orientar a estratégia de atuação. Confira a seguir algumas dicas de como planejar o marketing para ONGs. 

  1. Entenda seu público alvo

Saber com quem estamos falando nos permite saber, também, como falar e por quais canais falar. Por isso, antes de estruturar qualquer outra etapa do plano de ação, pense no público-alvo. 

Entenda como seu público se comporta: qual linguagem utiliza (formal ou informal? por meio de estatísticas ou histórias?), de que forma se expressa e em que plataformas pode ser encontrado. 

  1. Estipule objetivos e metas para entender como comunicar e em quais ações investir 

Trabalhar com metas de curto e médio prazo orienta o trabalho e ajuda a pensar em formas mais efetivas de alcançar os objetivos. Pense, por exemplo, no objetivo de aumentar a base de voluntários. Nesse sentido, a meta estabelecida pode ser angariar um novo agregado por semana. 

  1. Defina seus canais de comunicação (site/blog, redes sociais, email, etc)

Você sabia que mais de 67% das ONGs já está presente na internet? A presença digital é fundamental no marketing para ONGs, pois elimina barreiras físicas e amplia o alcance das informações. Escolha quais canais serão mais efetivos para divulgar os propósitos e ações do projeto. 

Se a intenção for apresentar a organização, considere alimentar um site ou blog. Se o desejo for divulgar as ações realizadas e interagir ativamente com possíveis voluntários e apoiadores, pense nas redes sociais ou no envio de e-mails marketing a uma base pré-determinada de contatos. 

  1. Defina o orçamento

Por menores que sejam os recursos de marketing para ONGs, é essencial saber qual fatia da verba será destinada para as ações de divulgação. Assim, fica mais fácil dimensionar os gastos e destinar o recurso de forma mais efetiva. 

Criar um website, investir em anúncios nas redes sociais, contratar uma plataforma de disparo de e-mail marketing ou até mesmo viabilizar eventos pode demandar um certo investimento. Planeje-o com antecedência e evite dores de cabeça! 

  1. Planeje as ações para cada um dos objetivos traçados

Se lembra dos objetivos e metas que traçamos no segundo item da lista? Uma boa dica na etapa de planejamento é atribuir, a cada objetivo, as ações que deverão ser realizadas para que ele seja cumprido. 

Vamos pensar em angariar novos voluntários, por exemplo. Quais ações podem ajudar nesse processo? Ações comunitárias, reuniões em bairros, eventos abertos e publicações em sites e redes sociais podem ser algumas ideias 

Etapa 2: colocando a mão na massa

Planejamento feito, é hora de colocar a mão na massa e executar o plano de marketing para ONGs! Veja abaixo mais algumas dicas que vão te ajudar a desenvolver ações e marcar presença junto ao público-alvo. 

  1. Siga o cronograma de publicações nos canais e as ações estipuladas

Executar um plano de ação exige organização. Por isso, lance mão do cronograma de ações feito na etapa de planejamento e siga cada um dos passos pré-determinados. 

É importante saber que, especialmente em redes sociais, pode ser preciso fazer pequenos ajustes no cronograma (em função de um acontecimento mais importante a ser noticiado ou a necessidade de alguma interação não-planejada). No entanto, se os imprevistos acontecem num ambiente organizado, eles são facilmente contornados e adaptados. 

  1. Participe de grupos e fóruns sobre a sua causa

Tão importante quanto existir nos meios digitais é interagir em cada um deles. O alcance de uma publicação ou perfil está totalmente ligado ao engajamento que ele desperta. Por isso, participe de fóruns e grupos que falem sobre a causa de sua ONG. Dê opiniões e coloque-se na rede como alguém que entende e trabalha no assunto. 

Isso faz com que os usuários das redes atribuam credibilidade ao perfil ou página, entendendo que ali é feito um trabalho sério e responsável. 

  1. Invista em anúncios

Os anúncios, ou Ads, são uma forma barata e eficaz de atingir metas de marketing para ONGs. Por meio de um investimento, as redes sociais conseguem direcionar conteúdos para um objetivo pré-determinado. Esse objetivo pode ser o aumento de seguidores, o redirecionamento para o site ou até mesmo uma venda propriamente dita. 

Na pesquisa citada no início do artigo, realizada pelo Nossa Causa, 36% das ONGs respondentes disseram apostar em patrocínio de postagens em redes sociais, ainda que com investimentos baixos. 

  1. Conte uma história

A técnica de storytelling, ou “contação de histórias”, é uma forma muito efetiva de comunicar, engajar comunidades e inspirar mudanças. 

Uma boa história gera empatia e identificação, despertando uma vontade genuína do público em contribuir de alguma forma. 

A história pode ser contada pelos dirigentes da ONG, por pessoas assistidas, por voluntários ou colaboradores e até mesmo por instituições parceiras. Pense no seu público-alvo e conte uma boa história! 

  1. Invista em parcerias

Conte com parceiros que ajudem a aumentar a visibilidade das divulgações de ações e campanhas da ONG. Negócios locais, escolas, empresas e pequenos empreendedores podem ser grandes aliados na execução do plano de marketing para ONGs. 

Se o parceiro também tem presença digital, melhor ainda! Com um simples compartilhamento, o alcance da publicação feita se multiplica, e as chances da organização ser vista e reconhecida ficam ainda maiores. 

Etapa 3: mensurando resultados

Para finalizar nossas dicas sobre marketing para ONGs, a parte final, mas não menos importante: a mensuração. Utilizar estratégias digitais para comunicar nos possibilita acompanhar uma série de indicadores e descobrir a performance da ação. 

Os indicadores podem mostrar a quantidade de acessos, interações, o retorno sobre o investimento feito em impulsionamentos e anúncios, o engajamento e a taxa de conversão em vendas ou cliques no site. 

Utilizando diferentes métricas, é possível avaliar os resultados de forma precisa e modificar as estratégias conforme a necessidade do momento.

Com um planejamento consistente, fica mais fácil elaborar ações de impacto e divulgar as atividades e campanhas de sua instituição. O marketing para ONGs é uma ferramenta capaz de revolucionar a forma como a organização se posiciona no mercado, bem como a maneira como ela é percebida por potenciais parceiros e investidores. 

Se você quer ficar por dentro de mais  publicações sobre este universo, assine nossa Newsletter. Assim, você não perde os novos conteúdos e recebe ainda mais dicas como as que demos neste artigo!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami