01102021-Dia-de-doar
ONGs que mudam o mundo

Dia de Doar: estratégias e dicas para uma campanha de sucesso

Já começou a planejar a sua campanha do Dia de Doar para este ano? Temos estratégias, dicas e ideias que queremos partilhar com você para uma campanha de sucesso!

Se ainda não aderiu a este dia em que o mundo se une no apoio a causas sociais, continue a ler o nosso artigo. Vamos explicar porque deve adotar esta estratégia para a sua OSC. Temos a certeza de que, no fim da leitura, você se sentirá pronto para começar a planejar a sua campanha para este evento global e mobilizador!

Dia de Doar (Giving Tuesday): um movimento global de solidariedade

O Dia de Doar (conhecido em alguns países como Giving Tuesday) foi lançado em 2012 pela Organização das Nações Unidas e pelo 92StreetY. Surgiu como uma iniciativa de incentivo à doação a nível global, inspirada em dois eventos de consumo intenso: a Black Friday e a Cyber Monday. Pensando nisso, o Dia de Doar é celebrado internacionalmente na primeira terça-feira a seguir a estes dois eventos para provocar uma reflexão sobre a destinação dos recursos individuais e para incentivar a doação. 

Mais de cem países por todo o mundo já aderiram a este movimento, e o engajamento cresce a cada ano. Para te ajudar a ter uma ideia da grandeza do movimento, no ano de 2020, a iniciativa alcançou cerca de 28 milhões de pessoas nas redes sociais e mobilizou mais de R$ 2 milhões, superando o R$ 1,1 milhão arrecadado em 2019.

Porque a sua OSC deve aderir ao Dia de Doar?

Ao participar neste movimento, sua organização social ganha muito mais do que recursos para as suas iniciativas. Esta é uma excelente oportunidade de chamar a atenção para a sua causa, conseguir parcerias com empresas e encantar os apoiadores da sua organização.

Afinal, ao participar do Dia de Doar, você pode:

  • Se juntar a um movimento internacional com sucesso e impacto conhecidos;
  • Criar engagemento em sua equipe de funcionários, apoiadores e voluntários;
  • Aumentar as doações para a sua OSC, acessando um número maior de doadores, parceiros e voluntários;
  • Aproveitar o burburinho criado por este movimento para promover a sua causa e dar mais força à sua mensagem;
  • Estabelecer novas parcerias com empresas ou fortalecer as já existentes;
  • Potencializar o alcance da sua OSC com a cobertura midiática deste movimento;
  • Aumentar a sua base de voluntários para projetos futuros.

6 passos para começar a planejar a sua campanha para o Dia de Doar

Já percebeu que não pode deixar escapar esta data da agenda de iniciativas da sua OSC, certo? Mas o que deve fazer para começar a planejar a sua campanha de adesão ao movimento? É simples! Siga estes 6 passos e comece a criar o seu calendário com as ações definidas.

Passos a seguir:

  1. Prepare a campanha com antecedência: não espere pela semana anterior para planejar a sua campanha do Dia de Doar. Lembre-se de que este é um movimento global com forte exposição midiática. Portanto, deve ter um projeto bem pensado para poder aproveitar todas as vantagens deste dia — a curto e longo prazo. Planeje como vai funcionar o seu projeto e que apoio vai pedir (doações; voluntários; bens; etc.).
  2. Estabeleça uma meta: independentemente do tipo de campanha que pretenda criar, é importante estabelecer uma meta ambiciosa, mas possível. Isso vai ajudar a sua equipe e seus colaboradores a focarem em um objetivo comum para rentabilizarem os seus esforços.
  3. Promova uma mensagem clara: os seus apelos devem ser de fácil compreensão e inspirarem as pessoas a participar.
  4. Procure parceiros para a campanha: para potencializar as suas iniciativas, é importante conseguir parcerias com outros intervenientes (câmaras municipais; empresas; embaixadores; etc.). 
  5. Divulgue a sua campanha:  promova esta iniciativa junto dos seus doadores habituais e voluntários, nas suas redes sociais e nos meios de comunicação para conseguir chegar ao máximo de pessoas possível.
  6. Agradeça o apoio recebido: no fim da campanha, não se esqueça de agradecer de forma individual ou através das redes sociais a ajuda de todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.

Estratégias e ideias para uma campanha de sucesso

Se quiser maior exposição e resultados mais satisfatórios para a sua campanha, há algumas estratégias e ideias que deve seguir. No entanto, é importante observar e avaliar o que funciona melhor para a sua organização social e promover esforços alinhados com o plano estabelecido.

Crie uma campanha de sucesso seguindo estas indicações:

  • Encontre Embaixadores: convidar pessoas ou celebridades para promover o apoio nesta iniciativa é uma excelente forma de aumentar a sua visibilidade. Você pode até mesmo convidar pessoas que já apoiam a sua organização. Os embaixadores devem ajudar a divulgar nas suas redes sociais, em eventos e ações na rua, convidando os seus seguidores e amigos a fazerem parte deste dia.
  • Faça uma campanha conjunta com outra organização: junte forças com outras OSCs para aumentar o impacto das campanhas. Pense em OSCs que trabalham para a mesma causa ou com causas que façam sentido para as iniciativas que quer planejar.
  • Alinhe a sua campanha com os ODS e ESG: promova as suas ações alinhando-as com as metas globais das Nações Unidas e com os critérios ESG para organizações sociais para se incluir nas agendas de sustentabilidade do momento e contribuir para alcançar estes objetivos.

E tem mais!

  • Organize um evento solidário: mais do que uma campanha, pode organizar eventos físicos (nas limitações existentes devido ao covid-19) para elevar o alcance da sua iniciativa — corrida ou caminhada solidária, jantar com arrecadação de recursos, show, feirinhas, etc. 
  • Aumente o alcance da sua campanha nas redes sociais: utilize sempre a hashtag #DiaDeDoar nas suas redes sociais quando comunicar a sua campanha. Assim, vai aproveitar o burburinho que existe em relação a este tema e o alcance e interesse que gera a nível mundial para levar a sua OSC ao conhecimento de novas pessoas.
  • Convide empresas para uma parceria: junte-se a empresas para realizarem ações conjuntas neste dia. As empresas parceiras podem promover a sua responsabilidade social associando-se à sua causa e cobrir o valor total arrecadado pela sua OSC, com a campanha do Dia de Doar (multiplicação de doações), aumentando, assim, o impacto das suas ações e motivando mais doadores a participarem. 
  • Crie leilões solidários: aproveite os seus embaixadores e leiloe itens autografados por celebridades ou experiências especiais para arrecadar recursos. A esolidar é uma das plataformas que disponibiliza estas ferramentas para OSCs.
  • Promova uma campanha de crowdfunding: consiga mais doações através de uma campanha de crowdfunding para atingir a meta que definiu com a ajuda de parceiros estratégicos alinhados ao Dia de Doar.
  • Divulgue os resultados obtidos com a sua campanha do Dia de Doar: potencialize ainda mais os resultados que conseguiu com este movimento! Divulgue os números atingidos e compartilhe histórias e experiências de doadores, voluntários ou outros participantes, neste dia. Não se esqueça de enviar estes testemunhos para os canais de comunicação para aumentar a sua visibilidade para além da data deste evento.

Pensa que acabou?

Uma parte importante do sucesso da sua campanha do Dia de Doar passa pela capacidade da sua OSC de criar parcerias com vários intervenientes. Se tem dificuldades neste campo, leia o nosso artigo sobre a importância do networking para as OSCs e conheça as melhores estratégias para conseguir mais colaborações.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami