doações em criptomoedas
ONGs que mudam o mundo

Como receber doações em criptomoedas? Passo a Passo

Você sabia que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo têm criptomoedas e que 112 bilhões de dólares são transacionados diariamente em moedas digitais? Nesse sentido, saber como converter parte desse ativo em doações em criptomoedas pode ser interessante para a sua OSC!

E se a gente contar que, em 2021, 3,9% da população mundial já tinha este tipo de moedas? Isso significa que 1 em cada 25 pessoas já realiza transações em criptomoedas. 

Mas tem mais! Quase metade dos detentores de criptomoedas doaram mil dólares ou mais a organizações sociais nos últimos anos. 

Os números são impressionantes e revelam a urgência na arrecadação de recursos em criptomoeda pelo setor social. É importante que as organizações sociais comecem rapidamente a aceitar este tipo de doações para poderem aproveitar a generosidade destes doadores e conseguirem uma nova fonte de rendimentos para financiar os seus projetos. 

Como existem alguns benefícios fiscais para este tipo de doação, há, também, procura por causas sociais para apoiar. Neste sentido, somente as organizações que tiverem a opção de receber este tipo de dinheiro disponível e tomarem a iniciativa de se conectar com este novo público vão conseguir assegurar uma vantagem sobre a concorrência e aproveitar o momento para captar mais doações.

Mas, afinal, como fazer isso? É simples! Bastam 4 passos para conseguir receber doações em criptomoedas e comunicá-las para o seu novo público. Explicamos tudo neste artigo!

Tem dúvidas? Saiba mais sobre Blockchain e Criptomoedas

Se você está iniciando no mundo das criptomoedas e precisa de mais informações antes de avançar, temos dois artigos imperdíveis.

Veja como funciona a tecnologia revolucionária que deu origem às criptomoedas e por que este é um método transparente, seguro, descentralizado, barato e sem necessidade de intermediários. Toda a informação necessária está bem aqui, em nosso artigo O que é a Blockchain e como pode gerar impacto social.

Já para quem quer saber mais sobre este público e as vantagens e implicações ao adotar esta nova forma de doação, temos o artigo  Doações em Criptomoedas: o que a sua organização social precisa de saber. Este é o caminho para esclarecer todas as suas dúvidas. 

Boa leitura!

4 Passos para receber doações em criptomoedas

O processo para receber doações em criptomoedas é mais fácil do que imagina. São apenas 4 passos que não necessitam de qualquer conhecimento aprofundado de informática. 

Veja agora como a sua organização social pode começar a receber em moeda digital e garantir mais doações para os seus projetos.

Passo 1 – Crie uma conta em uma plataforma 

Para poder receber criptomoedas, é necessário criar uma conta ou carteira em uma plataforma especializada, como a Valora, BitPay ou Coinbase.

Estas plataformas possibilitam, à sua OSC, aceitar doações em moeda digital. Depois, você pode convertê-la para Reais, dólares ou euros e gerir as suas criptomoedas, diariamente, vender ou comprar tokens e moedas. Basta seguir as instruções da plataforma que escolher e adicionar alguns dados para ter acesso à sua conta ou carteira.

É importante que fique estipulado, desde o início, o que deve ser feito com as doações em criptomoedas que a organização social receber.

É possível converter de imediato para uma moeda corrente o valor doado e ficar com ele na conta do banco da instituição. Outra alternativa é manter o valor, ou parte dele em criptomoedas, para organizações que podem aguardar uma eventual valorização.

No entanto, é importante ter em mente que os valores das criptomoedas são muito voláteis, portanto podem flutuar abruptamente. Existe sempre o risco do valor da doação sofrer desvalorização e se tornar inferior ou até inexistente com o tempo. 

Assim, retirar o dinheiro será sempre mais seguro, a depender, claro, da estratégia da sua organização e dos conhecimentos do time de gestores e voluntários sobre o assunto. 

Passo 2- Disponibilize formas de recolher doações em criptomoeda

Agora que sua OSC já pode aceitar doações em criptomoedas, é hora de colocar essa opção no site da sua organização social. Isso é feito por meio de um botão ou link.

É possível, inclusive, criar uma página específica para esse tipo de doações e campanhas no seu site. Lá, você deve explicar como funciona este método e como os interessados devem fazer as suas doações.

Na esolidar, estamos desenvolvendo uma nova ferramenta Web3 para que as organizações sociais da nossa Comunidade recebam doações em Celo Dólares (cUSD) de doadores que utilizam a nossa plataforma.

Esta ferramenta, que foi uma das grandes vencedoras do programa de aceleração Celo Camp, é uma forma simples, segura e prática de receber doações em criptomoeda, na plataforma que você já conhece e confia. Além disso, seu projeto tem acesso a uma audiência mais ampla de benfeitores que interagem com nossos conteúdos e produtos diariamente. 

Passo 3- Recolha informação dos doadores

A menos que utilize uma plataforma como a esolidar, em que os doadores são, também, utilizadores e facilmente identificáveis, é importante obter algumas informações sobre quem lhe envia doações em criptomoedas. 

Uma das principais características das transações em criptomoedas é que são feitas de forma anônima. Isso significa que não existe uma ligação a informações pessoais do doador.

Em alguma medida, este detalhe pode constituir um problema para as organizações sociais, já que é sempre importante entender de onde vêm as suas doações e quem doa esse dinheiro para se certificarem que não existe nenhuma ilegalidade. Essa análise protege os projetos de eventuais problemas no futuro com a Receita Federal ou outros órgãos fiscalizadores, prejudicando a credibilidade da organização.

Além disso, é impossível agradecer a ajuda ou manter contato para fomentar novas doações se não temos como comunicar com esses doadores.  

Para evitar esses problemas, basta inserir um formulário solicitando algumas informações de contato (como nome, email, telefone, CPF) que deve aparecer após clicarem no botão de doação. Explique que essas informações são necessárias por motivos legais e para que possam enviar-lhe um recibo da doação. 

Passo 4 – Comunique esta nova opção de doação

Chegou a hora de comunicar ao seu público que a sua organização social já recebe doações em criptomoedas.
Utilize todas as ferramentas que tem disponível para:

  • enviar emails à sua base de dados comunicando a novidade;
  • escrever artigos para o blog falando sobre o processo;
  • divulgar nas suas redes sociais. 

Também é importante apostar no networking com pessoas que têm criptomoedas. A ideia é apresentar a sua organização e convertê-los em possíveis doadores.

A melhor forma de comunicar com este público é online, afinal, 94% dos investidores de criptomoedas têm entre 18 e 40 anos, são ávidos consumidores de tecnologia e usam as redes sociais para escolher as causas que vão ajudar.

Estar no lugar certo e ter as formas de doação certas é o melhor caminho para conseguir penetrar neste mercado e conseguir uma nova fonte de rendimentos para a sua organização.

Comece a receber doações em criptomoedas na esolidar

Até aqui, você já sabe que estamos desenvolvendo uma nova ferramenta que vai ajudar a sua organização social a receber doações em criptomoedas.

Mas as novidades não terminam aí! Estamos, também, trabalhando em novas ferramentas que motivem esses doadores a contribuir mais e com mais frequência, recebendo em troca presentes especiais. 

Quer ter acesso a estas soluções? Fale já com a nossa equipe de suporte através do email info@esolidar.com e inscreva a sua organização social! 

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami