Empresas que fazem a diferença

Marketing Verde: como implementar na sua empresa

Cada vez mais ouvimos falar de marcas verdes e ecológicas e de produtos ‘orgânicos’, ‘recicláveis’, ‘sustentáveis’ ou ‘amigos do ambiente’. Estes termos não são usados à toa! Eles fazem parte de uma estratégia denominada Marketing Verde

Neste artigo, vamos explicar  o que é o Marketing Verde e como ele pode ser implementado na sua empresa para melhorar o impacto gerado no meio ambiente e também o posicionamento de marca.

O que é Marketing Verde

O Marketing Verde é uma estratégia que consiste em vender produtos e serviços, destacando os seus benefícios ecológicos e ambientais. Este conceito é também conhecido por marketing ambiental, eco-marketing ou marketing sustentável. 

As empresas que fazem Marketing Verde não comunicam apenas uma imagem ecológica, mas adotam boas práticas em toda a sua cadeia de produção, processos e se mostram preocupadas com fatores sociais, econômicos, ambientais e culturais. 

Assim, o Marketing Verde acontece, por exemplo, quando uma empresa anuncia que os seus produtos ou serviços são feitos com baixas emissões de carbono, têm embalagens produzidas em materiais reciclados ou são feitos com matérias-primas adquiridas de produtores locais, através de práticas justas. 

Algumas empresas podem ainda posicionar-se com a imagem ‘verde’ e diminuir o seu impacto na natureza ao doar parte dos seus lucros ou vendas para iniciativas sociais e ambientais, como plantarem uma árvore por cada produto adquirido.

Princípios do Marketing Verde

Existem alguns princípios fundamentais que o Marketing Verde deve seguir, nomeadamente:

  • Ser viável a nível econômico;
  • Correto a nível ambiental;
  • Justo a nível social;
  • Aceite a nível cultural;
  • Seguir os 3Rs –  Reduzir, Reutilizar e Reciclar;
  • E os 4Ss –  Segurança, Sustentabilidade, Satisfação ao cliente e Aceitação Social (social acceptance). 

Quando uma empresa aposta nestes princípios consegue ter um negócio sustentável, consciente e responsável e promover uma imagem positiva junto dos consumidores para ganhar vantagem competitiva no mercado.

É importante que estes princípios sejam realmente implementados e não simplesmente promover um ‘discurso verde’, denominando produtos como sendo ecológicos ou produzidos respeitando normas ambientais que efetivamente não acontecem. Esta prática, conhecida como greenwashing pode dar origem a um grave problema de reputação da marca e prejudicar a empresa de forma irremediável.  

Como implementar o Marketing Verde na sua empresa

O primeiro passo para implementar o Marketing Verde na estratégia da sua empresa é tornar o seu negócio sustentável e eliminar ou reduzir o seu impacto negativo, por meio da adoção de medidas que contribuam para a preservação ecológica e o desenvolvimento social.

Leis, normas e ISOS de Responsabilidade Social, os critérios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são algumas boas fontes que podem ser usadas pela empresa para verificar se ela é saudável, lucrativa e consciente a nível social e ambiental. Além disso, estas fontes podem nortear a busca de soluções e a implementação de boas práticas no negócio.

6 formas de tornar a sua empresa sustentável

Existem várias formas de tornar o seu negócio mais sustentável e ecológico. Veja aqui, algumas ideias que pode implementar na sua empresa:

  1. Procure fornecedores com os mesmos valores da sua empresa

Analise os fornecedores e parceiros que, atualmente, trabalham com a sua empresa e escolha aqueles que têm práticas sustentáveis e alinhadas a uma consciência ecológica. 

  1. Seja energicamente eficiente

Desligue aparelhos que não estejam sendo utilizados, mude para lâmpadas LED e compre eletrodomésticos mais eficientes em termos energéticos. Pode, também, ir mais longe e instalar painéis solares para poupar na conta da luz e ser mais ecológico.

  1. Poupe água

Instale sistemas em torneiras e autoclismos que permitam diminuir o desperdício de água e faça revisões periódicas às instalações para que não se degradem e provoquem fugas.

  1. Aposte na reciclagem

Venda os seus produtos em embalagens que podem ser recicladas. Promova uma cultura de reutilização de materiais e promova a conscientização sobre desperdícios.

  1. Diminua o desperdício de papel e plásticos

Adote a utilização de documentação online e diminua ao máximo a impressão em papel, utilizando apenas folhas feitas de material reciclado. Elimine os copos e outros utensílios de plástico disponíveis na empresa e em processos de produção.

  1. Apoie e faça parcerias com projetos sociais ou Organizações da Sociedade Civil

Conecte-se com projetos ou organizações sociais para criar juntos programas que apoiem o desenvolvimento social ou que se alinham com as suas metas de sustentabilidade para ajudar a diminuir o impacto negativo causado pela sua empresa.

  1. Aposte em Certificações

Aposte em certificações que existem no mercado e que atestam a veracidade da implementação de práticas ecológicas e sociais pela sua empresa, como a certificação B-Corps ou o selo de carbono neutro.

Promova a sua nova imagem verde

Agora que a sua empresa está alinhada com as boas práticas de sustentabilidade, chegou a hora de promover a nova imagem da empresa no mercado e conseguir vantagem competitiva.

Segundo um estudo da Nielsen, 66% dos consumidores não se importam de pagar mais por produtos sustentáveis e, de acordo com o estudo da Cone, 92% dos consumidores afirmam ter uma imagem mais positiva de uma empresa quando esta apoia uma questão social ou ambiental.

Promover as suas políticas e boas práticas relacionadas ao meio ambiente, por exemplo, vai ajudar seu negócio a atrair novos consumidores, que preferem marcas ecológicas e estão cada vez mais preocupados com o seu impacto no mundo, aumentando suas vendas.

Como comunicar a sua mensagem verde?

Deve comunicar a sua história e mudanças realizadas:

  • Por meio de um site ou página que conta a história de transformação dentro da empresa e os impactos amenizados ou gerados pelo novo posicionamento;
  • Por meio de relatórios periódicos e públicos; 
  • Divulgando cada ação implementada pelas redes sociais, blog e newsletter da sua empresa;
  • Através dos próprios produtos, com selos e indicação de produto verde e pontos de venda;
  • Internamente, junto dos seus funcionários, através de workshops e palestras;
  • Patrocinando eventos e iniciativas alinhadas com os seus princípios ecológicos;
  • Criando parcerias com outros negócios semelhantes para fazer cross-promotion;
  • Abrindo um canal de comunicação com o seu público para receber feedback e mesmo iniciar parcerias.

Resumindo, inclua a mensagem em todas as áreas que constituem a sua identidade de marca e seja implacável na execução dos seus compromissos amigos do ambiente para conseguir a lealdade dos seus consumidores. A longo prazo, as marcas verdes conseguem mais lucros e estabelecem uma melhor reputação do que as marcas que não praticam estes princípios.

Exemplos de empresas que fazem Marketing Verde

Inspire-se nestas três empresas que utilizam o Marketing Verde como estratégia e são exemplos de sustentabilidade.

Timberland

A Timberland, empresa de sapatos e roupas, pretende reduzir o seu impacto ambiental e restaurar a natureza para as gerações vindouras, através de uma iniciativa que, só nos últimos 5 anos, já plantou mais de 50 milhões de árvores por todo o mundo.
A empresa deseja duplicar esse valor nos próximos anos e passar a utilizar apenas algodão 100% sustentável em toda a sua linha de produção.

Microsoft

A Microsoft foi eleita a empresa mais sustentável do mundo pela ONG Just Capital, devido aos seus compromissos com o desenvolvimento sustentável e o acesso aos benefícios e oportunidades da tecnologia para todos.

Entre várias inovações, a empresa criou um sistema de inteligência artificial para combater o aquecimento global, o serviço de cloud Azure que funciona como uma base de dados para ajudar pesquisadores a encontrar soluções ecológicas ou a implementação de uma taxa de 15 dólares às suas empresas parceiras, por cada tonelada de emissões de carbono que emitem.

ZARA

A ZARA tem como compromisso tornar-se totalmente sustentável até 2025 e passar a usar apenas tecidos reciclados ou orgânicos. Vai também tornar os seus escritórios e lojas mais ecologicamente eficientes e passar a utilizar energias renováveis em 80% de todas as atividades da empresa.

Quer saber mais sobre os critérios de sustentabilidade ESG que referimos acima? Leia o nosso artigo sobre ESG e perceba como implementá-los na sua empresa para atrair mais investidores.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami