captar-e-aumentar-recursos-da-ong
ONGs que mudam o mundo

Como fazer e aumentar a captação de recursos para ONGs

A captação de recursos para ONGs é uma estratégia essencial para garantir a existência e manutenção das atividades desenvolvidas pela organização. O terceiro setor vem crescendo no país, e, com isso, aumenta também a concorrência por formas de obter apoio e recursos. 

A boa notícia é que, de acordo com o relatório TechReportNGO, espera-se que, até 2030, o número de pessoas que doam para ONGs alcance a marca de 2,5 bilhões (hoje, estamos perto de 1,5 bilhão). 

Diante desse dado, o grande desafio para as ONGs é encontrar as formas mais efetivas para estimular o retorno positivo nos processos de captação de recursos. Mais do que nunca, é essencial determinar metas que possibilitem bom desempenho das ações e engajamento dos apoiadores. 

Se você quer saber um pouco mais sobre como potencializar a captação de recursos para ONGs, acompanhe nosso post. Aqui, falaremos um pouco mais sobre os passos necessários para aumentar a rede de contribuições e impactar ainda mais realidades! 

O que uma ONG precisa ter para captar recursos? 

Antes de partimos para as dicas, é importante reforçarmos que, para captar recursos para ONGs de forma correta, alguns pré-requisitos são fundamentais. Esses requisitos dizem muito sobre a reputação da organização e contribuem para que o organismo ou pessoa física sintam confiança na instituição. Confira na lista a seguir os principais pontos necessários para captar recursos para ONGs: 

  • Regularização

Toda a documentação envolvendo o funcionamento da ONG (como regimento interno, estatuto, atas de eleição, certidões de regularidade com impostos, cadastro em conselhos do município e estado etc) deve ser constantemente atualizada. Isso faz com que os documentos possam ser acionados e anexados a projetos sociais e apresentados a empresas parceiras como prova da idoneidade da instituição não-governamental. 

Além disso, toda a documentação de regularização é essencial para a participação em editais públicos e privados, sendo, muitas vezes, requisito excludente para ONGs que não submetem os arquivos solicitados. 

  • Bom histórico de atuação em conjunto com a comunidade

Um dos componentes mais relevantes para a avaliação positiva de uma ONG que se candidata em projetos de captação de recursos é a participação da comunidade na construção das propostas. Isso faz com que o trabalho da organização naquele universo seja assertivo, e que as transformações sociais sejam efetivas. 

  • Controles e registros de gastos atualizados 

Uma ONG que busca apoio na captação de recursos precisa manter um registro rigoroso das receitas e gastos. Isso possibilita a prestação de contas a toda a sua rede de apoio; desde colaboradores até investidores. 

Por meio dessa documentação, o potencial parceiro pode verificar se há uma gestão eficiente de recursos e se a organização é efetiva em seus investimentos. 

  • Articulação com órgãos públicos e privados

Um dos fatores que facilita no processo de captação de recursos para ONGs é a articulação com órgãos públicos e privados. 

Os governos e entidades privadas engajadas com a Responsabilidade Social colocam à disposição das comunidades uma série de programas e políticas públicas. Esses dispositivos permitem (e incentivam!) a participação das organizações como representantes das necessidades da sociedade. 

Dessa forma, a entidade não governamental constrói uma rede de influência junto aos órgãos que detém grande parte do poder econômico e político na sociedade, facilitando a luta pela implantação de projetos e melhorias. 

  • Equipe experiente

Valorizar o trabalho voluntário formando equipes de pessoas dispostas a ajudar é incrível. Mas é preciso pensar também em um time de apoio especializado e experiente. 

Seja qual for o ramo de atuação da ONG, é recomendado agregar à equipe profissionais habilitados para exercer funções estratégicas (como administração e coordenação, por exemplo) e táticas (como professores), além do time de voluntários que fornecerá suporte às atividades mais operacionais. 

Agregar profissionais com capacitação à equipe é uma maneira de fortalecer o projeto, aumentando sua credibilidade e potencial de mobilização. 

Como fazer a captação de recursos para ONGs?

Com todos os requisitos mencionados no tópico anterior, o processo de captação de recursos para ONGs já está bastante encaminhado. Entretanto, casar regularidade, equipe habilitada, boa relação com os órgãos públicos e atuação comunitária com um bom planejamento é a melhor forma de garantir que a receita seja um sucesso. 

Por isso, antes de partir efetivamente para a captação de recursos, é importante fazer uma completa análise da organização, verificando se ela possui ou não todos os pontos necessários para iniciar uma campanha ou projeto de angariação de fundos. É o momento ideal para rever os objetivos da organização, o histórico de projetos anteriores e a forma como os trabalhos são executados. 

Com essa análise, a ONG precisa concluir que do ponto de vista do apoiador, ela é uma boa causa a se investir. 

Além da análise profunda dos pilares da organização, é importante se preparar de forma prática para fazer as captações. Elaborar um calendário, por exemplo, auxilia na distribuição de tarefas e permite acompanhar o andamento do projeto de captação de forma objetiva, tendo sempre em vista o prazo final estipulado pela ONG. 

Junto com o calendário, é recomendado criar um checklist. Esse checklist pode ser desdobrado em um documento mais abrangente, que contenha todos os detalhes necessários para viabilizar a captação de recursos (como o plano de ação, os prazos para cada tarefa, a equipe responsável pela execução dos planos, os recursos necessários). 

O último ponto, mas não menos importante, é fazer uma pesquisa de campo. Antes de começar uma captação de recursos, saber quais são as potenciais fontes doadoras pode ajudar no direcionamento de ações e na construção de um argumento forte, em sintonia com o perfil do investidor. 

Essas fontes de recursos podem ser pessoas físicas, empresas, eventos, pessoas jurídicas, agências de financiamento, entre outras. 

Como aumentar a captação de recursos? 

Com um plano de ação traçado, fica mais fácil partir para a ação e iniciar o processo de captação de recursos para ONGs. Mas, e se te dissermos que, com a ajuda de algumas técnicas, é possível otimizar a busca por investidores? 

A seguir, daremos algumas dicas que podem ser de grande ajuda para a entidade que deseja aumentar sua captação de recursos. 

  1. Diversificação de fontes

Uma das principais formas de aumentar as chances de garantir recursos para ONGs é apostando na diversificação de fontes. Se sua organização tem contatos com diversos potenciais doadores, as possibilidades de conseguir recursos com mais frequência é maior. Por isso, ao fazer a pesquisa de campo mencionada acima, não deixe de considerar mais de um perfil investidor para direcionar sua campanha. 

  1. Fidelização de doadores

Trabalhar o bom relacionamento com os investidores de uma ONG é uma dica importante para potencializar as chances de novos apoios. Mesmo que a empresa ou pessoa física já tenha feito sua destinação de recursos, vale a pena investir em ações que a mantenha próxima e conectada à ONG. 

  1. Participação em editais

Nem só de recursos locais e doação de entidades parceiras vive uma ONG. E uma boa forma de ampliar a possibilidade de receber apoio é participando de editais públicos e privados. 

Neste modelo de incentivo, é necessário inscrever um projeto que cumpra com as condições listadas pelo órgão promotor. A inscrição é submetida a uma equipe de análise que levará em conta uma série de fatores para avaliar a relevância, o impacto e a viabilidade do projeto. Se aprovado, a ONG recebe o aporte solicitado (ou uma porcentagem pré-definida dele) para executar a proposta inscrita. 

  1. Divulgação das ações 

Divulgar a organização e as ações realizadas é uma dica fundamental para quem busca aumentar a captação de recursos para ONGs. Conhecendo os trabalhos feitos e o propósito de existência da entidade, as pessoas se sentem estimuladas a contribuir. 

  1. Investir em campanhas de financiamento coletivo

Existem diversas ferramentas disponíveis para viabilizar campanhas de financiamento coletivo (ou crowdfunding). Em geral, são plataformas online que permitem realizar uma espécie de “vaquinha virtual”, na qual doadores depositam valores destinados a uma causa em troca de recompensas proporcionais a seus investimentos. 

Plataformas com esse perfil costumam cobrar apenas uma taxa administrativa sobre o valor arrecadado. 

  1. Realizar eventos

Realizar eventos como forma de aumentar a captação de recursos pode ser uma estratégia bastante interessante. Além de diversificar o formato da recolha dos investimentos, é uma oportunidade de divulgar o trabalho da ONG para a imprensa e sociedade local. 

Os formatos de arrecadação são variados: venda de convites, parte do valor de consumo de alimentos e bebidas no local, doações, leilões, rifas e bingos ou a criação de um bazar. 

  1. Inscrever a ONG em uma plataforma online

Quando sua organização está inscrita em uma plataforma online, as possibilidades de captação de recursos se multiplicam, uma vez que as barreiras geográficas deixam de existir. 

A plataforma da eSolidar, por exemplo, tem inscrição gratuita, e possibilita uma série de vantagens à organização, como:

  • canal online com perfil exclusivo e informações de contato da ONG;
  • possibilidade de arrecadar recursos com uma ferramenta de fácil uso por meio da venda de produtos, leilões e donativos espontâneos de pessoas e empresas;
  • acesso a uma comunidade de doadores (pessoas físicas e organizações);
  • instruções sobre como as ONGs podem criar ações e posicionamentos de marketing para obter mais visibilidade, através de conteúdos relevantes sobre o assunto;
  • suporte rápido e humanizado. 

As possibilidades para captação de recursos para ONGs são inúmeras, e o mais importante é compreender que elas podem acontecer de forma simultânea, potencializando as chances de sucesso. Se a plataforma eSolidar para captação de recursos e desenvolvimento de ONGs te interessou, faça o cadastro de sua organização e já comece a utilizá-la!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami