2020-01-16 DICAS-PARA-FAZER-DIVULGAR-LEILAO
ONGs que mudam o mundo

6 dicas para fazer e divulgar um leilão solidário

Uma das formas de arrecadar recursos para a ONG, mobilizando a sociedade e divulgando a causa, é por meio de um leilão solidário

Quando bem estruturado, o leilão pode ser uma ferramenta importante para disseminar o projeto, apresentar o trabalho da ONG à sociedade e gerar engajamento nos canais de comunicação que a organização utiliza. 

Se você está pensando em utilizar a estratégia para arrecadar recursos para seu projeto ou causa, este artigo será muito útil! 

A seguir, apresentaremos 6 dicas imperdíveis para fazer e divulgar um leilão solidário de sucesso! 

1- Conseguir um objeto de valor inestimável ou de caráter exclusivo

Nossa primeira dica para fazer um leilão solidário impactante é definindo o objeto a ser leiloado. 

Aqui, é essencial ter em mente a importância do valor agregado a ele. Uma camiseta de futebol, por exemplo, pode ser comprada em qualquer loja. Mas uma camiseta de futebol autografada por um jogador do time ganha um caráter de exclusividade e um valor agregado muito grande. 

Isso faz com que o objeto torne-se exclusivo, e, por isso, desejado por muitas pessoas que farão questão de dar seus lances no leilão. 

Leiloar objetos de arte, itens históricos ou peças usadas por celebridades são estratégias interessante que ajudam a aumentar a captação de recursos para ONGs

Mas você pode estar se perguntando: como minha organização social terá acesso a objetos de tanto valor? 

É aí que entra a importância de cultivar um bom relacionamento com a rede de parceiros

Ainda que não estejam diretamente ligados ao objeto leiloado, certamente uma empresa de grande visibilidade, a prefeitura da cidade ou uma instituição cultural saberão os caminhos para conseguir a doação. 

2- Escolher uma plataforma online para fazer o leilão solidário

Tão importante quanto escolher bem o item a ser leiloado, é organizar a logística de realização do leilão. Existem os leilões fisicos, realizados em eventos e ocasiões festivas, e os que acontecem online, por meio de uma plataforma digital. 

Ao optar por um leilão online, é possível aumentar o alcance da ação, uma vez que não há limites geográficos que impeçam a participação de interessados. Nesse caso, é fundamental definir a plataforma em que o processo acontecerá. 

É preciso contar com um sistema profissional, capaz de gerir o leilão em tempo real, contabilizando lances e possibilitando a participação de interessados de forma simples e intuitiva. 

Afinal, uma plataforma complexa e repleta de comandos pode fazer com que o participante acabe desistindo de participar do processo. 

A plataforma da eSolidar permite segmentar os leilões ativos por status (a iniciar, iniciados e finalizados), categorias (bebê e criança, casa/lar, esporte, entretenimento, saúde e beleza, entre outros) e área de intervenção para a qual a verba será destinada (ação social, animais, cultura, direitos humanos etc.). 

Sua interface é dinâmica e de muito simples entendimento: junto ao item leiloado, estão as informações de lance mínimo e andamento do leilão. O interessado precisa apenas se cadastrar na plataforma e dar o seu lance!

3- Fazer fotos do objeto

Com uma boa plataforma para o leilão solidário, é hora de seguir para os detalhes práticos, como as fotografias do objeto. 

É muito importante considerar que a imagem vinculada ao leilão é a imagem que o participante terá daquele item. 

Portanto, tenha atenção a aspectos que possam deixar a foto mais atrativa: iluminação, ângulo, fundo neutro e boa qualidade. 

Uma das grandes vantagens de se trabalhar em plataformas online é a possibilidade de usar diversos recursos para divulgar um produto. Além das imagens, que tal gravar vídeos com testemunhos sobre o objeto? Ter uma autoridade falando um pouco de sua história e importância também pode ser uma boa. Se o objeto for autografado, tente registrar o momento da assinatura.

Certamente, assim, o objeto chega ao leilão solidário ainda mais humanizado e valorizado. 

4- Fazer um bom título e uma boa descrição sobre o produto

Além do conteúdo audiovisual, o texto de acompanhamento do produto no leilão solidário também deve ser preparado com bastante atenção. 

O título deve descrever de forma simples o que está sendo leiloado e qual a sua importância. Ao bater os olhos nele, o participante deve ser capaz de entender do que se trata e identificar se é ou não um objeto de seu interesse.

O indicado é utilizar títulos como “Objeto X do acervo X” ou “Roupa Y autografada pela celebridade Y”, bem diretos e certeiros. 

Já a descrição do produto deve conter o máximo possível de detalhes para que os participantes compreendam com exatidão a lógica daquele leilão solidário. 

É importante falar brevemente sobre o projeto beneficiado, a origem do objeto leiloado, o artista envolvido, detalhes técnicos sobre o produto (se for uma peça de roupa, por exemplo, vale especificar o tamanho) e sobre a forma de entrega. 

Ter transparência na descrição do leilão solidário aumenta a confiabilidade do evento e faz com quem mais participantes se sintam confiantes em dar um lance. 

5- Definir um prazo adequado para acontecer o leilão

Pode parecer apenas um detalhes, mas esta é uma das partes mais estratégicas da organização de um leilão solidário. 

O prazo de realização do leilão deve levar em conta uma série de fatores. Dimensionar de forma incorreta (deixando o evento longo ou curto demais) pode prejudicar seu resultado. 

Antes de estipular as datas de início e fim, leve em consideração: 

  • Época do ano (e as festividades ou datas comemorativas que podem estimular ou retrair a participação no leilão);
  • Urgência do projeto no recebimento do recurso;
  • Valor mínimo do lance e a relevância do objeto leiloado;
  • Contexto (há algum acontecimento local que possa beneficiar o leilão? Tome como exemplo a camisa de futebol. Se o leilão ocorrer em uma época próxima do campeonato no qual o time atua, as chances de adesão ao evento são maiores).

6- Divulgar (divulgar muito!)

Ao fim do processo de planejamento para a realização de um leilão solidário, está a divulgação. 

Tanto quanto a definição do produto, a forma de divulgar a ação também merece uma atenção especial. Afinal, o alcance das publicações e das notícias sobre o evento será o grande responsável pelo acesso das pessoas à plataforma, e consequente sucesso da iniciativa. 

Se você está buscando inspirações para construir um bom plano de comunicação para um leilão solidário, temos algumas dicas: 

E-mail marketing

Se sua ONG possui um mailing atualizado com os principais parceiros e contatos, essa é a hora de ativar a lista! Um leilão solidário é uma excelente oportunidade para enviar um e-mail de divulgação do projeto e de convite à participação de todos. 

Lembre-se de que, para que o e-mail surta efeito, é preciso que haja um relacionamento contínuo com os públicos de interesse, dando informações sobre a gestão do projeto, apresentando relatórios e convidando para ações. 

Nada de passar o ano em silêncio e enviar e-mails apenas quando precisar de ajuda, ok? 

Redes Sociais

As Redes Sociais possuem um poder incrível de disseminação de informações. Com um bom marketing para ONGs  e o uso dos canais ideais, é possível levar o leilão solidário a lugares geograficamente impensados. 

Invista uma parte da verba do projeto em anúncios pagos e direcione as publicações ao público-alvo ideal! 

Vídeos

Outra estratégia que pode ser aliada às Redes Sociais é a criação de conteúdos em vídeo. Além de humanizar a divulgação do projeto, é uma forma de despertar empatia nos potenciais participantes do leilão solidário. 

Parcerias (influenciadores digitais e artistas)

As duas estratégias acima também podem ser casadas com esta: a parceria! Entre em contato com os artistas envolvidos com o leilão para que também divulguem a causa em seu perfil. Isso certamente levará muitos de seus admiradores à plataforma. 

Além disso, os influenciadores digitais vêm ganhando espaço nas redes, com alto poder de engajamento e interferências nas escolhas do usuário. Ter uma celebridade digital indicando seu leilão solidário pode contribuir para aumentar o número de lances e participações. 

Assessoria de Imprensa

Outra alternativa que não pode ficar de fora é a assessoria de imprensa. Enviar releases falando sobre a iniciativa para os principais canais de comunicação da região pode gerar o que conhecemos como mídia espontânea: o leilão é divulgado em um veículo sem que isso gere custo algum para a organização. 

Gostou das nossas dicas? Com elas, você pode organizar e promover seu leilão solidário com tranquilidade! 

Aproveite também para conhecer todas as nossas ferramentas de apoio a organizações sociais, disponíveis na eSolidar para ONGs!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami