curso-gratuito-esg
Novidades esolidar

Start na Jornada de Inovação: esolidar e Open Edu oferecem curso gratuito sobre ESG

Já imaginou ter acesso exclusivo e gratuito a um curso sobre ESG, a agenda do momento?

Saber identificar práticas relacionadas aos pilares Ambiental, Social e de Governança extrapolou os limites do mundo financeiro para o corporativo — e agora, também é uma tarefa importante para o consumidor.

Afinal, por trás de práticas intituladas sustentáveis, empresas mascaram ações de efeito nocivo à sociedade e ao ambiente. E isto já não interessa mais aos stakeholders, do colaborador do time ao cliente, passando pelos investidores e parceiros. 

Pensando em fornecer um caminho prático para desmistificar os 3 pilares do ESG, a esolidar se associou à Open Edu, plataforma de conteúdo educacional focada no mercado financeiro e de inovação, em uma parceria exclusiva. 

Preparamos um curso gratuito sobre ESG, em formato microlearning, com 6 módulos que ajudam a entender os conceitos e começar a perceber seus impactos nos resultados das empresas. 

Quer entender mais sobre o projeto? Siga em frente! 

Por que você PRECISA se atualizar na agenda ESG

Se você acompanha nosso blog, percebeu que o tema ESG se tornou um importante norteador de nossas discussões. Isso porque entendemos a agenda como catalisadora de oportunidades para reformular a estratégia das corporações e investir, de fato, em caminhos para uma gestão de impactos positivos na sociedade.

Nosso objetivo é tornar o tema palpável para todos: organizações sociais, empresas e cidadãos globais que pensam o futuro como um direito de todos. 

Ainda está em dúvida se as práticas Ambientais, Sociais e de Governança fazem sentido para você ou para a sua empresa? 

Aqui vão algumas razões pelas quais dizemos que incorporar a agenda vem se tornando cada vez mais uma obrigação, e não uma opção.

1- Aumento da procura por investimentos de viés sustentável

Segundo divulgado pela XP Investimentos, a mobilização mundial sobre a urgência das mudanças climáticas fortaleceu a busca por alternativas mais responsáveis de investimento nos mercados. 

De acordo com a consultoria ETFGI, a alocação de capital de fundos negociados em bolsas (ETF, na sigla em inglês) focados em ESG superou a marca de US$ 370 bilhões em 2021, um salto de 84% em relação a 2020.

2- Previsão de crescimento até 2025

De acordo com a Bloomberg, em matéria divulgada pela Folha, a previsão de crescimento dos investimentos ESG é de US$ 53 trilhões em 2025. Este número equivale a um terço dos investimentos disponíveis atualmente. 

3- Empresas despertando para a agenda…

Segundo o portal da revista Exame, uma pesquisa do Global Network of Directors Institutes (GNDI), grupo que congrega 22 institutos de governança ao redor do mundo, aponta que os conselhos empresariais estão colocando o ESG como prioridade no cenário pós-pandemia.

4- …e os consumidores também! 

Pesquisa recentemente realizada pela KPMG e também divulgada na revista Exame ouviu 75 mil consumidores de 12 países. 

Para 25% deles, ao menos um fator ESG é importante e 16% consideram relevante o aspecto de consciência social das marcas (aspecto conectado ao S de ESG). Nesse grupo, os brasileiros se destacam. Entre 2019 e 2020, aumentou em 9% a presença de brasileiros entre os mais preocupados com os aspectos socioambientais das empresas.

Esolidar + Open Edu: um pouco mais sobre a parceria 

Estamos atentos aos movimentos do mercado, e entendemos que o primeiro passo para democratizar a incorporação do ESG à rotina das empresas é a democratização do conhecimento, sobretudo de forma simples e descomplicada. 

Pensando nisso, a esolidar se uniu à Open Edu, braço da fintech Open voltado para a educação. Em uma plataforma intuitiva e didática, são disponibilizadas trilhas de conhecimento sobre temas relacionados à educação financeira e à inovação. 

Os conteúdos disponibilizados na plataforma são produzidos em parceria com especialistas do mercado — e foi aí que nós entramos, com um conteúdo exclusivo sobre ESG — e oferecidos  no formato microlearning (com módulos de 2 a 5 minutos de duração).

Entenda o formato microlearning

Microlearning pode ser traduzido para “microaprendizado”. O termo diz respeito à modalidade de ensino no qual os módulos de conteúdos são disponibilizados: como pequenos vídeos de duração entre 2 e 5 minutos. 

Alguns portais definem a metodologia do microlearning como sendo de “curta duração, mas alto foco”. Isso porque, de acordo com diversas pesquisas, o uso intenso da internet e o constante acesso a um alto volume de informações faz com que o tempo de atenção plena a um conteúdo diminua constantemente.

Além disso, o microlearning tem, como característica, construir uma linha de raciocínio ao longo dos módulos. Por isso, não é considerado um sinônimo das pílulas de conhecimento, que podem ser usadas para divulgar informações autônomas e desconectadas. 

Curso gratuito sobre ESG: o que você vai aprender? 

E aí, tudo pronto para começar a sua jornada em um curso gratuito sobre ESG? 

Aqui vai um breve resumo do que você aprende em cada módulo da trilha: 

  • O que é ESG? Por que é importante para as empresas? 
  • ESG + ODS = como os conceitos se complementam?
  • ESG e a relação com o retorno financeiro das empresas
  • O S do ESG em foco: como o Social se aplica nas empresas? 
  • Tecnologia + Impacto Social: entenda a relação
  • S de ESG na prática: conheça o Programa de Aceleração de Impacto Social 

Comece agora mesmo! 

Separe alguns minutos do seu dia e embarque com a gente nesta Jornada de Inovação! O primeiro passo para iniciar o curso gratuito de ESG é uma rápida inscrição aqui! Veja um pouco do que te espera em nossa trilha de conhecimento:

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami