storytelling-impacto-social
ONGs que mudam o mundo

Eleve as suas histórias de impacto social com o Storytelling

O storytelling para impacto social pode ser uma poderosa ferramenta para cativar apoiadores e conscientizar o público sobre as suas causas. Afinal, ele ajuda a  inspirar mudanças sociais e gerar transformação positiva na sociedade

Neste artigo, vamos explicar como usar o storytelling para divulgar os casos de sucesso da sua organização social. Com isso, é possível mostrar ao mundo o trabalho realizado, criando uma maior ligação com o seu público, encorajando-o a ser um agente de transformação social.

O que é storytelling? 

Storytelling é, como o próprio termo em inglês indica, a arte de contar histórias. Na técnica, isso ocorre de uma forma mais profunda, uma vez que envolve a audiência a nível emocional com a mensagem transmitida. 

Desde o início dos tempos, as histórias têm sido utilizadas para comunicar e transmitir informações de geração para geração. Esta forma de comunicar é muito popular porque é agradável, estimula a nossa imaginação e permite reter detalhes e ideias mais facilmente. 

Todos adoramos histórias. Por isso, gostamos de ler e ver filmes em nosso tempo livre. Somos transportados para um novo mundo, onde choramos e rimos com as personagens e os acontecimentos e vivemos de perto a narrativa contada.

Da mesma forma, com o storytelling, é possível contar e adaptar histórias para ajudar empresas e organizações sociais a transmitirem suas mensagens de forma inesquecível.

A técnica cria ligações emocionais com o seu público. Normalmente, as narrativas usadas em storytelling seguem eventos com início, meio e fim. Além disso, recorrem a personagens, ambientes e conflitos para transmitir sua mensagem chave.

Veja abaixo um exemplo de vídeo que utiliza a técnica de storytelling. Neste caso, a empresa de carros Volkswagen anuncia o fim da produção de um de seus icônicos veículos: a Kombi. Observe a forma como o comunicado é humanizado, e como gatilhos de empatia são ativados ao longo da história:

A seguir, vamos entender como o storytelling pode ajudar a sua organização social a criar uma maior ligação, compartilhar sua missão e entregar mensagens-chave ao público.

Storytelling para impacto social: como a ferramenta pode ajudar as OSCs na sua missão

O storytelling é uma ferramenta poderosa que ajuda as OSCs a contarem as suas histórias e inspirarem a sua audiência a agir e criar transformação social. 

Se você ainda não usa storytelling na sua comunicação para gerar impacto social, este é o momento ideal para começar.

As pessoas procuram cada vez mais ter propósito em suas vidas, principalmente durante este período de pandemia, que expôs desigualdades e problemas da sociedade. Mais do que nunca, estão receptivas a ouvir sobre boas causas e histórias inspiradoras e querem encontrar formas de contribuir para um futuro melhor.

Com o storytelling, sua organização social pode:

  • falar sobre sua missão e as causas que defende;
  • explicar por que é importante ajudar;
  • mostrar várias perspectivas sobre um mesmo tema (pelos olhos de quem ajuda ou quem é ajudado, por exemplo).

Tudo isso sempre humanizando as informações e apelando aos sentimentos para uma mudança positiva no mundo. 

Esta é uma forma de explicar ideias complexas ou abstratas de forma simples e engajante. A técnica também ajuda a introduzir um novo tópico de conversa necessário para a resolução da sua causa. Ou ainda, compartilhar lições e aprendizagens decorrentes de projetos com doadores, colegas e outras audiências-chave. 

A técnica do storytelling também ajuda a comunicação da sua OSC a ser:

  • atrativa;
  • clara;
  • acima de tudo, memorável.

Ao contar uma história sobre causas sociais com o storytelling, atribuímos nomes e rostos a ideias que antes eram apenas abstratas. Vamos apelar ao imaginário coletivo e humanizar ações e necessidades, criando uma maior proximidade com quem nos ouve e inspirando a mudança social. 

Resumindo: o storytelling para impacto social te ajuda a…

  • Compartilhar mensagens: é muito mais fácil compartilhar uma mensagem quando ela faz parte de uma história. Diariamente, jornais e canais de tv bombardeiam as pessoas com milhares de informações e fatos. Por isso, o público está cada vez mais imune e apático às suas mensagens. Por meio de narrativas de storytelling é mais fácil quebrar essa barreira e comunicar de forma eficiente.
  • Ser memorável: as boas histórias despertam o interesse do público, gerando identificação com o que é contado. Essa conexão torna a história memorável e, muitas vezes, leva o leitor a vibrar com cada conquista ou desafio que a personagem encontra. É quase como se também vivessem a trajetória contada. 
  • Despertar emoções: as histórias mexem com o nosso lado emocional. Segundo um estudo realizado pelo neurocientista Paul Zak, o storytelling pode causar reações químicas no cérebro que aumentam a memória, empatia e compreensão e inspiram a ação. Nesse estudo, foi observado que os níveis de cortisol e oxitocina, ligados à angústia e empatia, aumentaram significativamente nas pessoas que viram um vídeo comovente que usava o storytelling. Muitas agiram no sentido de tentar ajudar o protagonista da história quando lhes foi dada essa possibilidade.

O que contar com o Storytelling?

  • Histórias de beneficiados: o testemunho de pessoas que foram impactadas pelo trabalho da OSC é a forma mais eficaz de utilizar o storytelling para gerar impacto social. Muitas vezes, quem foi beneficiado com a ajuda de uma organização social está bastante motivado a contar a sua história. Funciona como uma forma de agradecimento e de exemplo de esperança.
  • Histórias do Staff: os colaboradores e voluntários de uma organização social conhecem como ninguém os principais problemas e necessidades da sua causa. Por meio de suas histórias, é possível mostrar, de forma pessoal, os bastidores da sua OSC e como funcionam os projetos que desenvolvem junto às comunidades vulneráveis. Se for possível, peça para partilharem o caminho e as motivações que os levaram a trabalhar para a sua OSC e por que escolheram ajudar essas causas. Certamente, você vai encontrar histórias inspiradoras que vão criar uma forte ligação emocional com o público.
  • Histórias de stakeholders ou apoiadores: Quando alguém fora da organização compartilha um depoimento positivo sobre a sua OSC, sua ONG se torna mais confiável. Por essa razão, obter testemunhos sobre o trabalho da organização social torna-se uma efetiva forma de valorizar o apoio e dedicação que dão à sua causa e de motivar outras pessoas a ajudar.

Elementos do storytelling: o que não pode faltar em sua história

Agora você já sabe que tipos de histórias pode compartilhar com o storytelling para impacto social. Agora, vamos explicar que estrutura deve seguir para captar a atenção do público e envolvê-los com a sua narrativa.  

Todas as histórias devem seguir uma estrutura que tenha um início, meio e fim e, de forma simplificada, apresente um problema, encontre a solução e termine com o apelo à ação.

Isto significa que, ao longo da sua história, os protagonistas devem ultrapassar uma ou várias adversidades e alcançar um objetivo importante. Esta estrutura ajuda a relacionar o trabalho da sua OSC com os valores e desejos do público, comunicar as mensagens-chave para a sua causa e motivar as pessoas a apoiar a sua organização. 

Vejamos, em seguida, quais os elementos que devem estar presentes em cada uma das 3 fases:

1. Início

Sua história deve começar por apresentar um problema. Uma pessoa beneficiada pode dar um breve contexto sobre a fase negativa que passou antes de ser apoiada pela OSC ou, no caso de um membro do staff ou apoiante, pode falar sobre o momento que o inspirou a se juntar à organização. Nesta fase, é importante que o público perceba a necessidade de ajuda que existe e a importância desta causa.

2. Meio

No meio da história, apresente a solução para o problema. O beneficiado pode explicar como conseguiu ajuda para ultrapassar a situação negativa em que se encontrava e que apoio recebeu da organização nesse sentido. No caso de histórias dos membros do staff ou apoiantes, podem explicar, nesta fase, quais os passos dados para resolver um problema e que papel desempenharam no processo. 

3. Fim

A história deve terminar de forma positiva, mostrando como a organização social faz a diferença no mundo e inspira o público a ser, também, um membro transformador na sociedade. 

Nesta fase, o público criou uma ligação emocional com a sua história e quer contribuir para a causa apresentada. Por isso, é muito importante incluir informações sobre o que devem fazer para ajudar: adicione um link para fazerem uma doação ou contribuírem para uma campanha de crowdfunding, reencaminhe para um formulário de voluntariado ou outra ação solidária que contribua para solucionar o problema.

Existem estruturas mais complexas que podem ajudar a fazer o seu storytelling de impacto social. Estas estruturas podem ser úteis quando o modelo apresentado acima já estiver assimilado e utilizado à exaustão.

Nossa sugestão é utilizar este modelo, que segue uma estrutura simples e fácil de aplicar, quando forem dar os primeiros passos com esta estratégia.

Onde compartilhar suas histórias?

Agora que já criou as suas histórias, é hora de compartilhá-las para inspirar o máximo de pessoas!

Existem várias opções a serem consideradas de acordo com a estratégia de comunicação da sua OSC:

Blog da sua organização social

Os blogs são uma ferramenta essencial para promover os seus conteúdos, compartilhar novidades e chegar a pessoas que ainda não conhecem a sua organização. Este é um lugar privilegiado para educar a sua audiência sobre a sua causa e os projetos que realizam e dividir histórias e experiências. 

Enviar por e-mail para a sua base de dados

Esta é uma forma muito eficaz de comunicar com os apoiadores da sua organização, especialmente com aqueles que já demonstraram interesse na causa, mas não seguem de perto as iniciativas solidárias.

Compartilhar a sua história com este público vai ajudar a aumentar a probabilidade de agirem para ajudar a sua OSC, já que possuem uma ligação emocional anterior que pode ser ampliada com este novo conteúdo.

Lembre-se: é importante incluir sempre um botão ou link no e-mail que reencaminhe diretamente para a página desejada. 

Redes Sociais

As redes sociais são um ótimo meio para compartilhar storytelling. Afinal, permitem conectar-se com o seu público, conversar com os seus seguidores e criar um sentimento de comunidade em prol das histórias. A própria dinâmica destes meios ajuda a disseminar a mensagem de forma rápida e gratuita. Cada história pode ser compartilhada inúmeras vezes, ter uma grande exposição e chegar a um número muito maior de pessoas que podem querer participar nas suas iniciativas sociais. 

Plataformas de vídeo

Como os vídeos usam imagem, som e movimento, o público consegue experienciar as histórias de forma sensorial e criar maior empatia com os seus protagonistas. 

Este é o formato mais engajante para a utilização do storytelling de impacto social, e também o mais popular. Entretanto, precisa de um maior investimento na produção da história. Compartilhe os seus vídeos em plataformas como o YouTube para conseguir maior exposição (já que a plataforma reúne mais de 2 bilhões de usuários ativos). 

Como avaliar os resultados do storytelling

Para saber se o seu storytelling de impacto social gerou resultados previstos, é importante avaliar seu progresso.  

Por isso, ainda antes de criar a história, defina os objetivos que pretende obter com a partilha. Quer aumentar a visibilidade da causa? Aumentar o número de doações? Mais seguidores nas redes sociais da OSC?

É importante criar um documento com todas as métricas e KPIs definidos para cada storytelling. Além disso, é importante avaliar, ao longo do tempo, se estes índices são cumpridos ou se é necessário ajustar a história para melhorar o seu desempenho. 

Aproveite as ferramentas de medição disponíveis nas redes sociais, plataformas de vídeo e no Google Analytics para extrair dados relevantes e conseguir atingir melhores resultados no futuro.

Se tem dúvidas sobre a melhor forma de traçar metas e objetivos para a sua OSC, leia o nosso artigo Como a sua ONG pode divulgar as suas ações e angariar recursos durante e após a Pandemia. Veja como o planejamento organizacional pode ajudar a criar a melhor estratégia e conseguir os melhores resultados, mesmo durante esta fase dominada pela Covid-19.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami