Imagem-capa-Seleçao-Projetos-Programa-Aceleraçao
Empresas que fazem a diferença

Seleção de projetos: como captar para o seu Programa de Aceleração?

Você sabia que, de acordo com o Mapa de negócios de Impacto, da Pipe Social,  51% dos empreendedores sociais estão buscando ser incubados e acelerados, mas sem sucesso? Esta estatística nos leva a acreditar que muitas empresas ainda não conhecem os melhores caminhos para fazer a seleção de projetos. 

Afinal, se partimos do princípio de que as empresas querem acelerar, e os projetos querem ser acelerados, qual será o empecilho para que os Programas de Aceleração funcionem com sucesso? 

Nós temos a resposta, e vamos compartilhá-la com você ao longo deste artigo. 

Como fazer a melhor seleção de projetos para o seu Programa de Aceleração de Impacto Social? 

A escolha das iniciativas apoiadas pelas empresas em seus programas de aceleração precisa ser estratégica. Para assegurar os princípios de aprendizado mútuo e de geração de valor compartilhado, é importante que ambos — empresas aceleradoras e projetos acelerados — tenham interesses em comum, ou, como dizemos, que tenham fit

A seguir, apresentamos o nosso passo a passo para fazer uma seleção de projetos com propósitos semelhantes aos da empresa. 

Passo 1: Desenhar a estrutura do programa 

O primeiro passo para construir uma estratégia de seleção de projetos é dedicar tempo ao planejamento do programa ou iniciativa da empresa. 

A atração de organizações sociais ou iniciativas de impacto compatíveis com a expectativa da empresa só será possível se a organização entender aquilo que busca. 

Por isso, reserve um tempo para esboçar e desenhar o projeto do início ao fim, incluindo, claro, as estratégias de saída, fundamentais para garantir a sustentabilidade do projeto mesmo após o fim da parceria com a empresa. 

Durante a etapa de planejamento, é importante encontrar respostas para perguntas como: 

  • O que a empresa busca com este programa? 
  • De que maneira o programa se alinha à estratégia do negócio?
  • Que tipo de projeto nossa empresa busca? 
  • Qual é o valor agregado esperado com a parceria? 

Dica extra

Quer criar uma rede participativa de pessoas envolvidas no projeto? Construa um comitê multidisciplinar e ouça a opinião de diferentes setores da empresa para compor o perfil de projeto buscado. Além disso, estimule a apresentação de propostas e indicações por parte do time de colaboradores. 

Dessa forma, ao mesmo tempo em que amplia seu leque de possibilidades, você garante e promove o engajamento dos funcionários no processo de seleção de projetos. 

Passo 2: Formalizar o edital 

O edital de seleção de projetos é uma ferramenta-chave no processo de captação. Por isso, uma dica: não se renda a modelos prontos e padronizados! Inspirações são bem-vindas, mas é fundamental que seu Programa de Aceleração contenha informações detalhadas e personalizadas sobre: 

  • O programa; 
  • Perfil esperado para os projetos; 
  • Localidades de execução dos projetos; 
  • Critérios de seleção e desempate;
  • Composição da banca avaliadora;  
  • Diferenciais considerados; 
  • Prazos de inscrição, avaliação e divulgação dos resultados; 
  • Número de selecionados e suplentes;
  • Expectativas da empresa para a parceria;
  • Métodos de trabalho; 
  • Parceiros envolvidos;
  • Canais para comunicação e tira-dúvidas. 

Construir bons editais é fundamental para garantir que a parceria entre a OSC (ou projeto) e a empresa seja produtiva, justa e clara desde o início. Além disso, um bom edital evita o retrabalho e o esforço para selecionar iniciativas que não se adequem às demandas e necessidades da empresa. 

Passo 3: Promover a chamada de projetos em canais estratégicos

Com o edital desenvolvido, é hora do lançamento. A etapa de divulgação da seleção de projetos deve ser vista como uma extensão dos passos anteriores. Adotar estratégias de divulgação genéricas pode acabar por reduzir ou anular as chances de atingir o público esperado. 

Por isso, inclua no planejamento um breve estudo de comportamento do público almejado para o edital. Quais redes sociais são mais utilizadas? De que maneira deve-se promover a chamada? Qual a linguagem ideal para estreitar o relacionamento? 

Esta reflexão deve ajudar a empresa a construir uma estratégia completa e multicanais — assunto sobre o qual falaremos no próximo tópico.

Bônus: Combine métodos de seleção e canalize-os para a sua plataforma de projetos 

Uma dica de ouro para organizações que desejam fazer sua seleção de projetos de maneira eficaz é combinar métodos de seleção e captação de intencionalidades. O que isso significa? 

Significa que a empresa utilizará diversos canais para comunicar e disseminar a iniciativa, como estratégia para alcançar mais públicos alinhados a seus objetivos. 

No entanto, todos esses canais fazem a convergência dos potenciais projetos para uma só plataforma. Neste espaço, acontece o gerenciamento das etapas do Programa de Aceleração de Impacto Social. 

Bônus 2: simplifique sua seleção de projetos com a esolidar

Se a sua empresa está disposta a investir em transformação social por meio de programas de aceleração, mas não conta com equipes direcionadas para a gestão do processo ou não dispõe de uma verba robusta para a viabilização do projeto, a esolidar pode te ajudar. 

Nossa plataforma ajuda empresas como a sua a realizarem o Programa de Aceleração de Impacto Social de ponta a ponta, começando pela divulgação do edital. Com a página whitelabel customizável disponibilizada, a empresa personaliza e adiciona as informações necessárias para a criação de um processo transparente e atrativo.

Além disso, na esolidar, é possível: 

  • Convocar seu time de voluntários e ativar a troca de conhecimento por meio do voluntariado de competências
  • Engajar colaboradores nos projetos por meio do Mural Social (semelhante à estrutura de uma rede social corporativa);
  • Promover iniciativas de sustentação e consolidação dos projetos acelerados, como leilões solidários e crowdfundings (e assim, tornar sua estratégia de saída mais fluida!). 

Quer conhecer na prática as nossas ferramentas e entender como elas podem integrar suas ações de impacto social? Agende agora mesmo uma conversa com o nosso time comercial!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami