avaliação-de-impacto
ONGs que mudam o mundo

Como fazer uma avaliação de impacto social na sua OSC

Todos os dias, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) trabalham para gerar impacto positivo no mundo. Mas sem avaliarem os seus esforços e verem o que está certo ou errado, como vão entender se as intervenções que realizam têm os efeitos propostos e se estão no caminho certo para, a longo prazo, conseguirem uma verdadeira transformação social?

Implementar um programa de avaliação de impacto é uma forma de entender o que está funcionando e que resultados sociais conseguem atingir.

Este método ajuda, acima de tudo, a gerar valor e oferecer a transparência necessária para o setor solidário. No Brasil, apenas 13% dos negócios de impacto mapeados pela Pipe Social têm um processo formal de pesquisa para mensurar seu impacto.

Quer colocar em prática um programa de avaliação de impacto e melhorar o desempenho da sua organização social para mudar mais vidas de forma positiva? Então continue a ler o nosso artigo e aprenda mais sobre este tema.

Para que serve uma avaliação de impacto?

A avaliação de impacto é um método usado para verificar se as OSCs que tentam solucionar problemas sociais cumprem a sua finalidade e se estão, realmente, mudando a vida das pessoas envolvidas. 

Como? Analisando as alterações que acontecem durante ou após a realização das iniciativas para entender se alcançam as transformações sociais pretendidas em termos de  eficiência, sustentabilidade, relevância e  impacto social.

Este tipo de avaliação permite identificar fatores que ajudam a desenvolver a estratégia mais eficaz e a eliminar aqueles que criam obstáculos à concretização dos objetivos. Isto é feito por meio do estudo da relação entre causa e efeito, ou seja, da análise das intervenções da OSC e da verificação do impacto observado nas comunidades onde foram implementadas. 

Assim, uma avaliação de impacto não se restringe apenas à medição de dados. É uma valiosa ferramenta que ajuda a refletir sobre as estratégias que potencializam a transformação social.

Como a avaliação de impacto pode ajudar a sua OSC?

Para além de ajudar a sua OSC a entender se as ações implementadas ajudam os seus destinatários, a avaliação de impacto social aumenta exponencialmente a transparência dos seus projetos, uma mais-valia muito necessária para o setor solidário. 

Mas existem muitos outros benefícios na elaboração de uma análise destas. Criamos uma lista com vários motivos que explicam como fazer uma avaliação de impacto pode ajudar a sua OSC:

  • Melhora a eficiência, sustentabilidade e eficácia dos projetos;
  • Ajuda a tomar decisões futuras fundamentadas e a ganhar escala através da aprendizagem feita com os resultados da avaliação; 
  • Promove a confiança junto dos investidores e do público;
  • Permite divulgar o trabalho realizado e informar sobre o alcance das suas ações para assegurar mais reconhecimento social;
  • Promove uma cultura de rigor e de transparência no setor;
  • Fortalece o diálogo com o setor público para proporcionar melhores políticas públicas, ampliar projetos sociais e aumentar o financiamento de iniciativas; 
  • Oferece um maior entendimento sobre os serviços, processos e resultados da OSC aos seus beneficiários;
  • Ajuda a quantificar o impacto gerado e entender o número real de beneficiários ajudados, regiões afetadas, etc.
  • Permite fazer networking entre diferentes organizações, compartilhar dados e resultados e desenvolver práticas para a evolução do setor solidário;
  • Indica como os projetos podem gerar mais valor para conseguirem mais financiamento e poder gerar mais valor ainda;
  • Humaniza o beneficiário, já que permite entender o impacto efetivo de cada iniciativa e proceder às alterações necessárias para conseguir melhores resultados na vida das pessoas.

7 passos para fazer uma avaliação de impacto à sua OSC

Já entendeu que, se quiser ser um promotor de verdadeira transformação social, é necessário avaliar o impacto social da sua OSC, certo? Só assim é possível estabelecer um caminho mais eficaz e confiável que potencialize estratégias e alcance melhores resultados.  

Quer saber como pode iniciar esse caminho? Então, continue a ler. 

Embora existam várias metodologias que podem ser aplicadas para realizar uma avaliação de impacto social, compilamos 7 passos gerais e necessários que vão ajudar a construir este estudo:

1. Definir o setor de impacto

A melhor forma de começar é definir o setor em que atuam as ações avaliadas. Tendo essa informação, é mais fácil delimitar os indicadores que deve utilizar para medir o progresso. Para ajudar nesta tarefa, você pode usar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as 169 metas definidas para atingir até 2030, já que este documento serve de referência para todos os projetos de impacto e vai ajudar a na comparação de resultados finais.

2. Construir a sua Teoria da Mudança

Já ouviu falar em Teoria da Mudança? Esta metodologia de planejamento estrutura, através da realização de um mapa, as mudanças necessárias para uma iniciativa social conseguir ser bem-sucedida. Para medir e avaliar a efetividade de uma iniciativa de impacto social, compreender o contexto em que está inserida. 

Esta abordagem permite, ainda, entender como um projeto gera resultados específicos a longo prazo, seguindo uma sequência lógica de pequenos resultados ao longo do percurso. Ou seja, através de um plano de pequenas ações que podem ser realizadas com sucesso, e envolver vários stakeholders, durante um período de tempo, é possível atingir um objetivo maior de transformação social. 

A Teoria da Mudança aponta o caminho para a transformação e deve ser um método de colaboração entre todas as partes envolvidas. Só assim, é possível ter uma articulação eficaz e maximizar os resultados necessários.  

Este planejamento é usado para gestão, desenvolvimento e avaliação de ações das organizações sociais e permite reunir dados para medir e analisar o impacto, nos termos das comunidades, populações ou territórios em que se inserem. 

3. Estabelecer os objetivos da avaliação

Agora, é necessário definir quais são os objetivos desta avaliação de impacto social. Comece por descobrir porque deve avaliar e medir o impacto gerado. 

Normalmente, são 3 os motivos: 

  1. Necessidade de prestar contas e mostrar transparência nos seus processos junto dos stakeholders;
  2. Como ferramenta de gestão para tomar decisões de forma estratégica e melhorar as oportunidades de financiamento;
  3. Avaliar o desempenho e gestão interna da sua organização social; 

Depois, entenda quem é o público-alvo desta avaliação:

  • Se estiver focado na prestação de contas, serão os doadores, investidores, parceiros e público;
  • Caso funcione como ferramenta de gestão, está direcionado à administração, colaboradores, voluntários, auditores, parceiros e fornecedores;
  • Se a avaliação tiver como objetivo a avaliação interna, o público inclui a administração, gerentes, colaboradores, voluntários e parceiros. 

Por fim, defina o que vai ser necessário para a avaliação, como:

  • Recursos humanos e financeiros;
  • Ações que vão realizar;
  • Os resultados que pretendem com a avaliação;
  • O impacto que esperam alcançar.

4. Definir o conjunto de indicadores 

Chegou o momento de escolher o conjunto de indicadores que vão servir para medir os resultados. Dica de ouro: Para começar, não selecione mais do que 3 indicadores para ser uma avaliação exequível. 

Por exemplo, no caso de uma iniciativa com o objetivo de diminuir o número de mulheres desempregadas em comunidades vulneráveis em 40%, os três indicadores podem ser:

  • O número de mulheres que participaram nas iniciativas e foram capacitadas com voluntariado de competências;
  • A quantidade de empresas que se associaram com formadores voluntários, estágios e empregos;
  • O número de mulheres que após a iniciativa arranjaram emprego numa empresa ou começaram um negócio por conta própria.

5. Criar um plano de medição de impacto

Com um plano de medição, será possível ter dados cruciais sobre a situação antes da intervenção para justificar o impacto social, preparar a análise dos dados que serão recolhidos e identificar e processar informações importantes que vão surgir ao longo do procedimento.

Este tipo de documento pode variar dependendo da metodologia utilizada e dos objetivos da iniciativa, mas existem elementos essenciais que devem ser considerados.

Veja na tabela seguinte, que elementos são necessários para a elaboração de um plano de medição de impacto:

Como fazer avaliação de impacto nas OSCs
Fonte: Paulo R. A. Cruz Filho

6. Analisar os resultados

Para analisar os resultados, você deve criar um Fluxo de Análise para ajudar a nortear o processo. O fluxo deve:

  • Identificar dos resultados da intervenção e dizer se atenderam os objetivos iniciais traçados na avaliação;
  • Compreender se o processo tem custos compatíveis com o impacto obtido;
  • Refletir sobre a duração do impacto gerado;
  • Verificar se os resultados estão adequados para divulgar e compartilhar.

7. Monitorar e divulgar as lições aprendidas

Nesta fase, as informações e dados são convertidos em lições e erros que deverão ser corrigidos nas próximas ações. Os resultados devem ser divulgados para oferecer uma maior transparência e chegarem a todos os stakeholders. É, também, uma boa forma de atrair novas parcerias ou oportunidades de financiamento.

Divulgue em forma de relatórios, colocando no website ou nas redes sociais da sua OSC através de formatos mais apelativos como infográficos, stories, case studies ou apresentações.

Avalie o impacto dos seus projetos com a ajuda de ferramentas integradas

Já pensou usar a tecnologia para avaliar o impacto dos seus projetos? Na plataforma esolidar, é possível gerir as suas campanhas de angariação de fundos, através de crowdfundings, leilões solidários e venda de produtos em marketplaces

Assim, você pode acompanhar o engagemento das suas iniciativas sociais, extrair estatísticas de participação e arrecadação de valores e fazer comparações com iniciativas que realizou em momentos diferentes e com estratégias diferentes. Tudo para poder melhorar o seu desempenho e conseguir um maior impacto social!
Quer começar a utilizar a tecnologia como uma ferramenta para aumentar o seu impacto? Então, registre a sua OSC e realize as suas iniciativas na esolidar.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami