como-fazer-voluntariado-online
Pessoas que fazem o bem

Como fazer voluntariado online? 12 possibilidades

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova rotina às nossas vidas, pautada por vários períodos de confinamento em casa. Se agora temos um pouco mais de tempo para realizar atividades, a verdade é que também tivemos que deixar de fazer muitas das coisas que gostávamos pelas limitações existentes e pela necessidade de nos mantermos recolhidos para frear a propagação do vírus. 

Mas isso não significa que temos que desistir de tudo o que nos preenche e nos faz feliz! É possível continuar sendo útil e fazer voluntariado, atividade tão necessária neste período de grave crise social, mesmo em casa. Esta é, aliás, uma ótima forma de ocupar o seu tempo, combater o isolamento e a solidão e retribuir à sociedade. 

Existem várias oportunidades para realizar trabalho voluntário online, independentemente das suas competências e paixões.

Neste artigo, entenda por que é importante ser voluntário, relembre todos os motivos pelos quais é importante ajudar, mesmo à distância, e saiba que passos dar para iniciar a atividade a partir da sua casa. 

Como funciona o voluntariado online

Uma pessoa realiza trabalho voluntário quando, de forma desinteressada, responsável e livre, realiza ações de interesse social e comunitário de acordo com as suas aptidões e tempo livre. Isso acontece no âmbito de projetos e outras iniciativas que ajudam o ambiente, os animais ou pessoas que passam por situações de vulnerabilidade.

Se antes estas ações eram realizadas essencialmente de modo presencial, com a crise do coronavírus, a modalidade remota, realizada digitalmente pela internet ganhou um maior destaque. Esta é, aliás, uma ótima alternativa para fazer a sua parte sem sair de casa. 

Para realizar trabalho voluntário online, basta oferecer uma parte do seu tempo e disponibilidade, ter um computador, smartphone ou tablet com ligação à internet e aliar-se a alguma Organização da Sociedade Civil (OSC) ou iniciativa solidária que precise de apoio para as suas ações.

Por que é importante fazer voluntariado?

O voluntariado é muito mais do que um gesto altruísta em que dá uma parte de você à sociedade. 

Um estudo da State University of New York revelou que o trabalho voluntário diminui a produção de cortisol que reduz significativamente o stress. Já um outro estudo, da Oxford Academy, indica que o cérebro de pessoas que fazem voluntariado libera mais dopamina e serotonina, os hormônios que provocam a felicidade. Não será difícil compreender que, ao ajudar quem precisa, vai encontrar, também, um propósito no seu dia-a-dia. Isso o fará mais feliz e realizado, ao mesmo tempo em que reduz sentimentos de ansiedade e stress. 

Mas existem muitos outros motivos para fazer voluntariado online. Juntamos na lista a seguir várias boas razões que explicam por que é tão importante incluir ações de voluntariado na sua vida:

1. Defender uma causa em que acredita

Mais do que ajudar, é importante aliar o voluntariado a causas que o apaixonem e motivem. Nada melhor do que fazer algo que adore e criar mudanças positivas no mundo. Gosta de animais? Voluntarie-se num abrigo canino. Adora trabalhar com crianças? Ajude instituições infantis ou orfanatos. Gosta de ensinar? Dê formações a comunidades vulneráveis. 

Quando se alia paixão e voluntariado, o resultado obtido é sempre mais positivo.

2. Ganhar novas competências

Colaborar em projetos de voluntariado é sempre uma experiência enriquecedora com ganhos para os dois lados. Ser voluntário vai ajudá-lo a ganhar novas competências de liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas, entre outros.

Se colaborar na área da sua formação, o contato com casos reais e outros profissionais vai ajudá-lo a ter mais noções sobre assuntos importantes que pode aplicar na sua carreira profissional.

3. Ajudar a impulsionar a sua carreira

E por falar em carreira profissional…

Fazer voluntariado é um ótimo impulsionador de carreira que pode ajudá-lo a ter mais oportunidades, já que, em um mercado cada vez mais competitivo, este tipo de experiência é bastante valorizado pelas empresas e pode ser um fator decisivo na sua contratação.

Se for recente no mercado de trabalho, esta é uma boa forma de ganhar experiência no mundo real e melhorar o seu currículo.

Em contrapartida, se estiver desempregado, o voluntariado pode ser uma boa maneira de tornar o seu perfil mais atrativo para os empregadores, já que demonstra sua proatividade e responsabilidade, mesmo em momentos difíceis. 

4. Ter uma visão mais ampla do mundo

O contato com comunidades e realidades diferentes vão lhe dar uma visão mais ampla do mundo, bem como uma maior compreensão sobre a vida. 

Conhecer pessoas e histórias tão díspares da sua vivência, ouvir sobre as lutas e desafios que enfrentam e ter acesso a um mundo apenas possível através do seu trabalho de voluntariado vão ajudá-lo a abrir a mente e a mudar a sua perspectiva sobre vários assuntos e ideologias.

Ao passar pelo voluntariado, certamente vai aprender a valorizar e priorizar apenas o que é realmente importante na sua vida.

5. Combater o isolamento e negatividade da pandemia

A pandemia e os constantes confinamentos tiveram um grande impacto na saúde mental das pessoas. Todas as interações sociais agendadas em nossas rotinas foram eliminadas para evitar a propagação do vírus e, com o tempo, foi surgindo o isolamento, a ansiedade e, até, a depressão.

O voluntariado, mesmo online, ajuda a combater esses sentimentos negativos e promove a interação com pessoas, a partilha de experiências e o bem-estar emocional, já que fazer o bem, faz bem.

Ocupar os seus tempos livres com atividades de voluntariado vão torná-lo mais ativo, confiante e fazê-lo sentir-se preenchido, tudo enquanto cria impacto positivo na sociedade. Há algo mais enriquecedor? 

6. Fazer networking

As pessoas que conhece durante o seu trabalho voluntário vão ampliar a sua rede de contatos, já que normalmente os voluntários têm idades e contextos de vida muito variados. 

Esta é uma boa oportunidade para conhecer pessoas, criar amizades e até parcerias para projetos profissionais ou pessoais que ultrapassem os momentos de voluntariado. 

Pelo caminho, pode ainda descobrir interesses em comum e fazer boas amizades para a vida.

7. Gerar impacto positivo

Ser voluntário é uma oportunidade por excelência para colocar em prática a sua responsabilidade cívica e gerar impacto positivo no mundo com as suas ações.

8. Criar laços e praticar a empatia

O voluntariado permite a interação com pessoas de todas as esferas sociais e a criação de laços intensos, pautados na cooperação e geração de impacto social

Esta experiência é muito mais do que apenas uma colaboração: é uma caminhada de desenvolvimento pessoal. Devido à sua natureza assistencial, ajuda a aprimorar a sensibilidade e promover a empatia de quem ajuda. Os voluntários conseguem melhorar a sua capacidade para colocarem-se no lugar dos outros e escutar as suas dores e necessidades, mudando para sempre a forma como sentem o mundo.

Tipos de voluntariado online: como ajudar sem sair de casa?

Não sabe como pode ajudar remotamente? Não se preocupe. Compilamos uma lista com várias opções de voluntariado que podem ser realizados sem sair de casa, oferecendo apenas o seu conhecimento, tempo ou companhia:

  • Voluntariado de competências: dar formação de marketing digital, direito, contabilidade, línguas, etc. a desempregados ou pessoas de comunidades vulneráveis; 
  • Juntar-se a grupos que fazem produtos artesanais ou vestuário em casa para enviar para crianças desfavorecidas ou para a organização social vender em marketplaces e arrecadar recursos para a sua causa;
  • Oferecer serviços de design ou informática para a criação de material promocional ou website de uma OSC;
  • Dar explicações escolares a crianças desfavorecidas;
  • Ler histórias através de videochamada a crianças internadas em hospitais;
  • Fazer chamadas para conversar com pessoas idosas que estão sozinhas e precisam de companhia;
  • Fazer traduções para museus e organizações sociais;
  • Apoiar a área administrativa de uma OSC com serviços de contabilidade, elaboração de documentos, gestão das redes sociais, etc.;
  • Criar conteúdo ou editar imagens de animais para adoção.

Outras formas de ajudar sem sair de casa

Se neste momento você não tem disponibilidade para fazer trabalho voluntário, saiba que é possível ajudar de outras formas e sem sair de casa.

Como? Veja algumas sugestões:

  • Dê lances em leilões solidários cujo montante seja revertido para causas sociais;
  • Contribua para campanhas de crowdfunding que arrecadam recursos para ajudar uma causa;
  • Compre produtos nas lojas solidárias de OSCs em marketplaces.

Você encontra todas estas possibilidades de ajudar na plataforma esolidar. Veja aqui como fazer parte desta comunidade.

Por onde começar para fazer voluntariado online

Agora que você já conhece os benefícios e formas de fazer voluntariado online, chegou a hora de dar o primeiro passo. 

Antes de se inscrever em um projeto de voluntariado online, existem alguns pontos a considerar. 

Comece por questionar-se sobre:

  • Você tem o material e as condições necessárias para ajudar remotamente?
  • Quais competências pode oferecer para ajudar?
  • Quanto tempo dispõe para o voluntariado e que horários tem disponíveis?
  • Que causas ou organizações deseja apoiar? 

Depois de responder a estas pergunta,s está pronto para se tornar um voluntário!

Contate uma organização social que possa se beneficiar do seu tempo e trabalho e acerte os termos da sua colaboração ou fale com o setor de Recursos Humanos da sua empresa sobre a possibilidade de criar uma iniciativa de Responsabilidade Social
Se quiser ir além e fazer parte de uma comunidade solidária que transforma realidades, junte-se à Comunidade esolidar e ajude causas e organizações sociais a atingirem os seus objetivos!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami