Empresas que fazem a diferença

Tendências de Responsabilidade Social para Empresas em 2021

Devido a pandemia provocada pela COVID-19, 2020 foi definitivamente um ano difícil para todos, com grandes limitações que afetaram de maneira dramática as nossas rotinas e a forma como enxergamos as nossas vidas. 

Os longos confinamentos geraram uma grave crise econômica que obrigou muitas empresas a fecharem as suas portas e outras a terem que se adaptar para sobreviver. O trabalho remoto é agora uma realidade aplicada em diversos setores e as empresas tiveram que apostar em tecnologias digitais, tanto para gerirem os seus negócios, como para venderem os seus produtos. 

Esta nova realidade vai ter repercussões na forma como as empresas fazem a sua responsabilidade social e nas causas que apoiam. Vejamos, então, quais são as tendências para 2021.

7 Tendências em Responsabilidade Social para 2021

Valorizar o produto local e nacional

Neste momento, com a economia mundial ainda bastante instável e todos ainda trabalhando para sanar os efeitos devastadores da COVID-19, os produtos importados estão mais caros, o deslocamento de materiais entre continentes e países está mais difícil e muitas empresas fornecedoras diminuíram o volume de produção. 

Não será surpresa que em 2021 o produto local e nacional seja valorizado em detrimento dos produtos de fora. Os confinamentos geraram um forte sentimento de comunidade e aumentaram o desejo de ajudar os negócios locais a fortalecerem-se e conseguirem sobreviver a este período difícil. O slogan “o que é nacional é bom” nunca esteve tanto em alta e é visto quase como um dever nacional em que ao ajudarmos o próximo, estamos ajudando também o nosso país a reerguer-se.

Implementar o Voluntariado de Competências com o auxílio de tecnologias digitais

Com a impossibilidade de realizar trabalho voluntário presencialmente devido aos riscos de contágio, em 2021, o voluntariado de competências, que pode ser realizado de forma online, vai ganhar cada vez mais adeptos, uma vez que é uma alternativa segura, viável e que gera mais impacto positivo para as organizações sociais e comunidades. 

Através do voluntariado de competências é possível, por exemplo, dar consultoria e mentoria em áreas como marketing, direito, contabilidade ou design, fazer workshops gratuitos ou ensinar crianças, jovens ou pessoas mais velhas uma nova língua, técnica ou conhecimento.

Desenvolvimento de uma economia sustentável 

Na primeira linha da crise econômica gerada pela pandemia estavam os pequenos negócios locais, bastante vulneráveis e sem meios de sobrevivência para períodos de fechamento ou diminuição drástica de clientes. Muitos destes negócios são pilares importantes das comunidades e bairros onde se inserem. 

É importante promover o desenvolvimento de uma economia sustentável por meio de parcerias com outras empresas, investidores e governo para ajudar este tipo de negócio a longo prazo e conseguir dar-lhes ferramentas para que no futuro possam subsistir sozinhos a momentos difíceis como este. 

Dar mais visibilidade à saúde mental 

As limitações nos contatos sociais e familiares, o aumento do número de mortes e a crise econômica estão causando um grande impacto na saúde mental de todos. 

Esta é uma causa que vai ganhar destaque em 2021 e que as empresas devem querer abordar e colocar na sua estratégia de responsabilidade social, tanto através do apoio a organizações sociais que lidam com esta problemática, como através da implementação de recursos internos para ajudar os seus próprios funcionários que precisam de ajuda. 

Apoiar causas como a saúde e a ciência

Uma das lições que aprendemos com a pandemia é que, em pouco tempo, um problema local pode facilmente tornar-se num problema global, com sérias consequências sociais e econômicas. É inquestionável dizer que o mundo não estava preparado para uma pandemia e que foi necessário um grande esforço em todas as áreas para conseguir combater esta calamidade. 

Foi preciso uma mobilização total e um grande investimento financeiro para munir os hospitais com as condições necessárias para atender a grande demanda e pesquisas para produzir vacinas eficientes em tempo recorde. 

O apoio às áreas da saúde e da ciência é, portanto, essencial para pôr fim a este capítulo da história, tratar das sequelas deixadas pelo vírus e para prevenir um acontecimento futuro semelhante. Estas causas vão ser importantes para a responsabilidade social das empresas e uma tendência forte para 2021.

Garantir mais diversidade e inclusão 

O ano de 2020 foi também importante para o debate sobre questões raciais. Os acontecimentos que deram origem ao movimento Black Lives Matter, teve repercussões a nível mundial e muitas pessoas se posicionaram contra este tipo de discriminação, gritando por justiça.

Esta questão vai ganhar ainda mais importância nas estratégias de responsabilidade social, já que investidores, clientes e demais stakeholders querem ver mais inclusão e igualdade nas marcas e negócios com que se associam. 

As empresas devem então focar os seus esforços na garantia de mais diversidade, inclusão e igualdade de oportunidades e direitos nos seus negócios, sensibilizar para o fim da discriminação racial, apoiar organizações e programas que defendem estes valores ou minorias étnicas e comunidades mais vulneráveis.

Mais transparência ambiental

Não é novidade que os consumidores e investidores estão cada vez mais atentos à questão ambiental e à transparência das marcas em relação à sustentabilidade das suas matérias-primas, emissão de CO2 e práticas ecológicas. 

As empresas precisam responder pela poluição que geram e implementar programas que reduzam seus impactos negativos no meio ambiente.

Além disso, no Brasil, está surgindo um movimento cada vez maior em defesa da Floresta Amazônica. Empresas que se preocupam e fazem parcerias para salvar essa região vão ganhar um destaque especial em 2021.

Tem dúvidas sobre como a sua empresa pode gerar impacto social? Assista ao nosso webinar Posicionar, Planejar e Executar a Responsabilidade Social Empresarial e comece hoje a sua estratégia!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami