Como-cativar-os-apoiantes,-parceiros-e-voluntários-da-sua-ONG
ONGs que mudam o mundo

Você sabe como encantar os apoiadores, parceiros e voluntários da sua ONG?

Segundo um estudo recente, 63% das ONGs no mundo enviam e-mails para pedir doações para a sua causa, mas apenas 15% enviam uma comunicação para agradecer essas doações. 

Conquistar apoio é muito importante, mas saber encantar as pessoas que doam, parceiros e voluntários pode fazer a diferença na frequência da captação de recursos.  Por isso, é necessário manter contato e agradecer o empenho de todos os que se disponibilizaram a ajudar. 

Reunimos aqui algumas pequenas ações, fáceis de implementar, para ajudar a sua ONG a cativar quem a apoia.

Porque é importante encantar quem ajuda?

É mais barato e simples para uma ONG reter um doador ou voluntário do que conquistar novos. O esforço necessário para atrair novos apoiadores é muito maior, já que é necessário apresentar a ONG e a causa e fazer com que percebam que é importante contribuir para ajudá-las.

Uma das maiores vantagens da fidelização de apoiadores é que, muitas vezes, eles criam uma relação tão próxima com a ONG que se tornam embaixadores, divulgando-a junto da sua rede de contatos e conseguindo novos voluntários e doações a custo zero.

A fidelização de apoiadores, parceiros e voluntários ajuda a ONG a:

  • Construir relacionamentos importantes para o seu funcionamento;
  • Promover a sua causa;
  • Gastar menos verba para conseguir doações;
  • Receber doações maiores;
  • Conquistar novos doadores e voluntários (vindos do boca em boca);
  • Adquirir conhecimentos sobre o comportamento de quem ajuda para personalizar futuras campanhas.

7 formas de cativar os apoiadores, parceiros e voluntários da sua ONG

Uma boa forma de conseguir a fidelização dos seus apoiadores é reconhecer o apoio dado à sua ONG através de pequenos gestos de agradecimento. 

Veja agora a nossa lista com 7 ideias simples para os cativar:

  1. Telefonema de agradecimento

Uma forma rápida, mas eficaz de reconhecer a ajuda prestada é telefonar para agradecer. Ouvir a voz de alguém da sua ONG vai ajuda a criar uma ligação afetiva e a estabelecer confiança

Pode colocar voluntários a realizar esta tarefa ou, para uma abordagem com maior impacto, colocar um membro da administração da ONG para fazer essas chamadas.

O ideal é fazer o telefonema o quanto antes, no máximo 15 dias após o recebimento do donativo. Ligue para todas as pessoas que fizeram uma doação, independentemente do valor doado, mas principalmente para quem fez doações maiores.

  1. Crie um vídeo para agradecer

Os vídeos de agradecimento são um método econômico e poderoso de conectar com os seus apoiadores, parceiros e voluntários. 

Pode fazer um vídeo de agradecimento mais sério, com o responsável da instituição, ou criar um vídeo divertido com a sua equipe. Os vídeos criativos são, normalmente, mais partilhados e podem, até, funcionar como uma boa forma de aquisição de novos apoiadores para a sua causa. 

  1. Escreva uma carta ou e-mail de agradecimento

Enviar uma carta ou bilhete de agradecimento personalizado para cada apoiante ou voluntário é uma forma profissional, mas pessoal de agradecer.
Se a sua ONG tem ainda um número reduzido de apoiantes, parceiros e voluntários considere redigir manualmente as cartas ou bilhetes. Numa era digital, em que as cartas são cada vez mais raras, este pequeno gesto fará toda a diferença. Caso o tamanho da base de contactos dos seus apoiantes, voluntários e parceiros seja demasiado grande e escrever à mão não seja viável, envie uma carta standard assinada pelo presidente da instituição ou, se tiver constrangimentos de tempo para essa tarefa, envie um email a agradecer.

Caso envie produtos para os seus apoiantes, como um item vendido num mercado ou num leilão solidário, aproveite a oportunidade para enviar sempre um bilhete a agradecer.

  1. Mencione nas redes sociais da ONG

O papel das redes sociais é muito importante na comunicação de uma ONG. Segundo o Technology Report, 29% dos doadores em todo o mundo dizem que as redes sociais são a ferramenta que mais os inspira a doar. 

Publique agradecimentos gerais ou personalizados, identifique em fotos os seus apoiadores, parceiros e voluntários com a autorização deles, e compartilhe imagens inspiradoras em que identifica pessoas importantes para a sua causa. 

  1. Compartilhe relatório dos resultados

Informe regularmente sobre o estado atual do seu projeto, o progresso que tiveram e os planos para o futuro. Conforme o Global Giving Report 2018, 58% dos doadores diz que é mais provável doar frequentemente para uma ONG quando recebe informações regulares sobre o trabalho que estão realizando e o impacto da sua doação.

Sempre que uma campanha terminar, crie um post nas redes sociais ou um artigo no blog da ONG para mostrar os resultados e agradecer a quem se envolveu nesse processo. Este feedback é muito importante para transmitir confiança e credibilidade e potenciar futuras doações e voluntariado.

  1. Ofereça presentes ou brindes 

O Global Giving Report 2018 também indica que 20% dos doadores estão mais propensos a doar se receberem um “mimo” em troca. Crie alguns itens personalizados alusivos à sua ONG como canecas, calendários, canetas, camisetas ou adesivos e envie para os seus apoiadores, parceiros e voluntários com uma pequena carta de agradecimento. 

Este gesto torna a ajuda um momento muito mais memorável, que será relembrado sempre que utilizarem algum destes produtos. 

Pode, ainda, enviar livros ou revistas publicadas pela ONG onde falam dos projetos que estão a decorrer ou fotos e desenhos (no caso de crianças) realizados pelos beneficiários da sua causa com um pequeno agradecimento escrito por eles. 

O importante aqui não é o valor do presente, mas oferecer algo simbólico e cheio de significado para quem recebe. Esta é uma forma simples de criar uma ligação mais forte e concreta entre quem ajuda e quem é ajudado e de fidelizar os seus apoiadores. 

  1. Organize um evento 

Os eventos são uma boa maneira de conhecer pessoalmente alguns de seus apoiadores e promover relacionamentos mais próximos à volta de uma causa.

Pode organizar uma noite de gala no fim do ano ou um piquenique no parque, um dia na praia, uma festa nas instalações da ONG ou um passeio solidário com um lanche no final. 

Trate este evento como um convívio e nunca como uma reunião. Pode fazer um pequeno discurso de agradecimento e apresentar alguns resultados das campanhas realizadas, mas lembre-se que é um dia para socializar e conviver. Não faça com que seus apoiadores sintam que tiraram um dia das suas agendas para ouvir pessoalmente informações que receberam por e-mail ou leram nas newsletters. 

Agora que já conhece as melhores maneiras para cativar os seus apoiadores, descubra no nosso e-book produzido em parceria com a Rock Content como a sua ONG deve implementar estratégias de marketing digital e planejar iniciativas para captar recursos para a sua causa.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami