09-06-2020-Geração-Millennials-o-que-a-define-e-como-a-sua-empresa-se-pode-adaptar
Empresas que fazem a diferença

Geração Millennials: o que a define e como a sua empresa deve se adaptar para lidar com este público

Vivemos na era da geração Millennials. Uma parte significativa dos clientes e mais de um terço do total de trabalhadores no mundo pertencem a esta geração. Por isso, saber lidar com este grupo tão poderoso é essencial para as empresas que querem ser bem-sucedidas. 

A geração Millennials entrou no mercado de trabalho num momento altamente tecnológico, em rápida evolução e com economias globalmente interligadas, o que a torna profundamente diferente de todas as gerações anteriores. 

É importante compreender como esta geração pensa, o que a motiva e o que valoriza no local de trabalho para conseguir reter talentos e conquistar os melhores resultados.

O estudo Millennial Careers: 2020 Vision da Manpower Group recolheu informações para nos ajudar a perceber como esta geração encara e vive a sua vida profissional. Vejamos algumas das principais conclusões do estudo.

A geração Millennials é otimista em relação à sua carreira profissional

Ao contrário do que se possa imaginar, os Millennials são surpreendentemente otimistas em relação às suas carreiras profissionais. 

Embora vivem em um período marcado por várias crises económicas, 62% confiam que se perdessem amanhã a sua principal fonte de rendimento, conseguiriam encontrar um trabalho igualmente bom ou até melhor, nos próximos 3 meses. 

A maioria dos Millennials a nível global vê o seu futuro profissional de forma bastante promissora e com carreiras profissionais muito bem-sucedidas. 

A geração Millennials sabe que vai ter de trabalhar mais e durante mais tempo

A maioria dos Millennials sabe que vai ter de trabalhar por mais tempo do que as gerações anteriores. Mais da metade espera trabalhar acima dos 65 anos, 27% acima dos 70 anos e 12% considera provável trabalhar até morrer. 

Embora seja muitas vezes considerada uma geração preguiçosa, o estudo apresenta uma realidade muito diferente. 73% dos Millennials trabalham mais de 40 horas semanais e quase um quarto trabalha acima das 50 horas. A nível global, cerca de 26% tem dois ou mais empregos pagos.

A geração Millennials quer trabalhar com um propósito e gerar impacto positivo

A maioria dos Millennials indica como prioridade trabalhar em algo que lhes dê um propósito e que possa gerar um impacto positivo na sociedade. Muitos membros desta geração queixam-se que os seus empregadores não estão alinhados com as suas motivações e prioridades e estão apenas focados em conseguir lucro. 

A Responsabilidade Social é muito importante para esta geração que prefere as empresas com programas de voluntariado e filantropia onde possam participar em iniciativas que melhorem a comunidade e tornem o mundo melhor.

A geração Millennials quer fazer algumas pausas durante a sua carreira

Cerca de 84% dos Millennials revela que pretende fazer algumas pausas ao longo da sua carreira profissional por um período prolongado. As mulheres desta geração pretendem parar de trabalhar, acima de tudo, para cuidar dos outros (ter filhos, cuidar de familiares mais velhos, cuidar do seu companheiro ou fazer trabalho voluntário), enquanto os homens desta geração indicam razões menos altruístas (como viajar, dedicar-se a um sonho ou hobby ou para adquirir novas competências).

O bem-estar é, também, um grande motivo para se ausentarem por longos períodos. Quatro em cada dez Millennials planejam fazer pausas significativas nos seus empregos para relaxar, viajar ou sair de férias. 

A geração Millennials valoriza o dinheiro, a segurança e o tempo livre 

Quando estão à procura de um emprego, os Millennials valorizam principalmente três fatores: o dinheiro, a segurança e o tempo livre. Esta geração quer ser recompensada conforme o seu esforço, sentir-se segura no ambiente de trabalho e que lhe permita manter um certo nível de vida social e ter a liberdade para parar quando necessário.  

Outros fatores valorizados por esta geração são trabalhar de forma flexível, ter bons colegas de trabalho e desenvolver novas competências. Os Millennials entendem que não será possível ter um emprego para toda a vida como era comum na época dos seus pais. 

93% querem continuar os estudos e aprimorar seus conhecimentos ao longo da vida e estão dispostos a gastar do seu próprio tempo e dinheiro para obter isto. Quatro em cada cinco Millennials vê a possibilidade de aprender no local de trabalho como um dos principais fatores favoráveis para aceitar um emprego e 22% considera, até, fazer uma pausa na sua carreira para ganhar novas competências.  

O reconhecimento, também, é importante para esta geração. Embora 63% dos Millennials indique que pretende continuar no mesmo emprego nos próximos anos, metade consideraria deixar o emprego atual por falta de reconhecimento.

A geração Millennials prefere trabalhar em tempo integral, mas está aberta a outras formas de trabalho

A flexibilidade é muito importante para os Millennials. Quase três quartos dos trabalhadores da geração Millennials estão trabalhando em regime integral, mas metade está disponível para trabalhar de outra forma, no futuro, como freelancer, em vários part-times ou, até, trabalhar por conta própria. 

Estas oportunidades dão-lhes mais equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar. Isto é muito valorizado por esta geração que não vê o trabalho como o seu único objetivo, mas deseja ter, também, tempo para aproveitar a vida e passar bons momentos com a família e os amigos, descansar ou se dedicar a alguns dos seus hobbies. 

Como as empresas se podem adaptar à geração Millennials

Agora que sabemos como a geração Millennials encara e vive a sua vida profissional, indicamos algumas mudanças que as empresas podem implementar para se adaptarem a esta geração. 

  • Mostre que é possível progredir dentro da sua empresa e que valorizam a aquisição de novas competências. Partilhe exemplos de pessoas que progrediram com a ajuda de treinamentos internos e priorize a troca de experiências e oportunidades de aprendizagem dentro da empresa para reter talento da geração Millennials. 
  • Implemente programas de Responsabilidade Social com atividades de voluntariado e filantropia que ajudem a comunidade e criem impacto positivo para motivar e reter os seus colaboradores Millennials. 
  • Reconheça os esforços dos seus colaboradores, dê feedback positivo e utilize canais que permitam o compartilhamento de opiniões e experiências entre gestores e colaboradores. 
  • Não recrimine os colaboradores que desejam fazer pausas nas suas carreiras. Aceite esta prática como parte da cultura da sua empresa e ajude os colaboradores a reintegrarem-se de novo no trabalho quando voltam de períodos de ausência. 
  • Os Millennials preferem trabalhar em regime integral, mas estão disponíveis para alternativas em part-time ou como freelancer. Adote algumas das características mais valorizadas destes regimes, como uma maior flexibilidade de horário, possibilidade de trabalhar em home office ou uma maior variedade de projetos para aumentar o envolvimento e reter os trabalhadores da geração Millennials. 

Os Millennials procuram um local que crie impacto positivo, lhes dê estabilidade, ofereça flexibilidade, oportunidades de crescimento e de desenvolvimento de competências. Em troca estão dispostos a trabalhar arduamente, solucionar problemas e mostrar lealdade.A sua empresa cria impacto positivo e atrai Millennials? Veja como aplicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no seu negócio, criar impacto e definir prioridades e metas para o desenvolvimento de um futuro sustentável.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami