objetivos-desenvolvimento-sustentável
Empresas que fazem a diferença

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: conheça a agenda 2030 da ONU

Diante da urgência em unir forças para combater os principais desafios relacionados a questões sociais, econômicas e ambientais em todo o mundo, a ONU propôs a seus países membros a criação da Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No artigo de hoje, você conhece os 17 marcos que devem orientar as ações de entidades públicas, organizações sociais, empresas e sociedade civil para alcançarmos, juntos, um futuro sustentável em escala global. 

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial criada em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. 

Para o cumprimento dos ODS, a palavra de ordem é cooperação. Não à toa, eles também são conhecidos como Objetivos Globais, o que evidencia sua intenção de mobilizar todo o planeta em busca de atitudes que contribuam para a erradicação da pobreza, a proteção ambiental do planeta e melhores condições de vida para todas as pessoas. 

No preâmbulo disponível no portal das Nações Unidas, os ODS são apresentados como “integrados e indivisíveis”, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. 

Os 17 Objetivos Globais estão subdivididos em 169 metas, que compreendem quatro dimensões principais: 

  1. Dimensão Social: 

Está relacionada às necessidades humanas, como saúde, educação, justiça e ações para melhor qualidade de vida. 

  1. Dimensão Ambiental

Aqui, as metas tratam de ações em prol da preservação e conservação do meio ambiente. Cabem, neste grande grupo, esforços voltados para a proteção das florestas e da biodiversidade, uso sustentável dos recursos ambientais e a criação de planos de ação efetivos contra as mudanças climáticas. 

  1. Dimensão Econômica

A terceira dimensão dos ODS contempla o uso e o esgotamento dos recursos naturais que impactam na economia mundial. Neste grupo, são tratadas ações sobre produção e gestão de resíduos, consumo de energia etc. 

  1. Dimensão Institucional 

A quarta dimensão diz respeito aos esforços possíveis para colocar os ODS, de fato, em prática. 

Quais são os 17 ODS? 

A seguir, você conhece os 17 ODS. Nossa sugestão é que você já comece a refletir sobre o importante papel da sua organização no cumprimento das metas: como ela pode contribuir para alcançar os objetivos traçados? Que esforços já estão sendo feitos e quais ainda podem acontecer?

ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

ODS 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

ODS 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

ODS 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

ODS 7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

ODS 8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

ODS 9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

ODS 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

ODS 12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

ODS 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

ODS 14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

ODS 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

ODS 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

ODS 17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Por que as empresas devem aderir à agenda 2030? 

Os ODS são um forte incentivo à criação e à implementação de soluções tecnológicas nas empresas, usando como base recursos dos quais as organizações já dispõem, para possibilitar o desenvolvimento social em uma das frentes apoiadas. 

Além disso, aderir à agenda 2030 é uma oportunidade de reforçar os valores do negócio e mostrar que a corporação é capaz de impactar positivamente no mundo, aliando o desenvolvimento corporativo a ações socialmente responsáveis.

Diante disso, é essencial que as organizações encontrem formas de conectar suas estratégias comerciais com os ODS, tornando-os propulsores dos planos de ação ali desenvolvidos. 

Como orientar ações para os ODS? 

Mas, afinal, como conectar as estratégias comerciais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? 

É preciso criar um plano de ação que passe por uma profunda análise do negócio, elencando as prioridades estratégicas e comerciais que se relacionam com os ODS. 

Também é preciso compreender que dificilmente um mesmo negócio será capaz de atender a todos os ODS. Por isso, é importante definir quais são as metas ligadas ao core business da empresa e como elas podem ser aplicadas de forma prática na rotina. 

Implantar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no dia a dia das corporações é mais do que uma oportunidade de consolidar a empresa como agente de transformação: é um dever das corporações.Se você quer começar a reposicionar as ações de sua empresa a favor da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, baixe nosso e-book Guia da aplicação dos ODS nas empresas. Nele, você encontra um checklist completo com os principais passos necessários para começar a fazer a diferença no mundo!

Ebook-ODS-horizontalPowered by Rock Convert
Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami